Conhecer lugares exóticos não precisa custar uma fortuna e, claro, você não precisa ganhar na loteria para viajar pelo mundo, não se você souber administrar seu dinheiro. Reunimos algumas dicas práticas para ajudá-lo a planejar uma viagem com orçamento limitado.
Confira também – Os melhores paises para viajar e ter Histórias para contar e o melhor de tudo, pagando pouco
9 Dicas para Viajar com Pouco Dinheiro
1. PENSE EM UM PLANO
Viajar espontaneamente é ótimo, se você tiver a sorte de ter tempo e dinheiro. Mas se você precisa viajar com orçamento limitado, a primeira coisa a fazer é elaborar um plano. Você não precisa de um roteiro rígido, detalhado por horas, mas deve ter pelo menos uma ideia de quanto tempo vai ficar em cada cidade ou país e saber qual o roteiro que vai fazer. Se você deixar menos ao acaso, terá menos despesas inesperadas; voos e acomodações reservadas no último minuto costumam ser muito mais caras.
2. VIAJAR EM BAIXA TEMPORADA
Evite viajar durante as férias, pois é quando a indústria do turismo aumenta os preços para aproveitar as famílias que só podem viajar durante essas semanas. Pesquise a melhor época para visitar o lugar para onde deseja ir e viajar logo após essas datas. Isso é chamado de estação do ombro – pode ser um ótimo passeio, embora possa não ser tão ensolarado (e pelo lado bom, também não será tão quente). Hotéis e companhias aéreas reduzem seus preços durante essas datas para atrair clientes.
3. ESCOLHA SUA ACOMODAÇÃO COM INTELIGÊNCIA
Troque suítes de hotel caras por quartos de albergue. Você pode dividir as despesas compartilhando um quarto, e nos beliches compartilhados você pode encontrar pessoas que desejam continuar viajando com você. Uma boa opção é reservar um quarto na casa ou apartamento de alguém através de sites como o AirBnB e o Couchsurfing. Custará metade a menos e você terá uma perspectiva autêntica da vida na cidade. Considere o seu anfitrião como seu próprio guia turístico pessoal, alguém que conhece em primeira mão os melhores lugares para comer e os melhores pontos turísticos da vizinhança.
Você também pode ficar com amigos ou família. Entre em contato com pessoas que você conhece ou faça uma viagem a um lugar onde mora um primo ou amigo que você não vê há muito tempo, poderá conhecer lugares que você nunca pensou.
Veja também – O que fazer em recife
4. FAÇA BEM SUA BAGAGEM
Certifique-se de embalar tudo o que precisa para não ter que fazer compras quando estiver fora de casa (exceto alguns souvenirs). Não importa aonde você vá, leve pelo menos um jeans comprido, um moletom quente e uma jaqueta impermeável para o caso de condições climáticas imprevistas.
5. RESERVE VÔOS COM ANTECEDÊNCIA …
Principalmente os voos de volta; Ficar sem dinheiro no exterior sem ter uma passagem de volta não é a situação ideal. As companhias aéreas liberam seus assentos com até um ano de antecedência e quanto mais perto se aproxima a data de sua partida, mais os preços sobem, principalmente no último mês.
6. … E ESCOLHA SEUS DIAS DE VÔO BEM
Viajar na terça-feira. As viagens durante a semana são mais baratas, pois os voos de fim de semana têm um custo adicional. E você terá menos filas nos balcões de check-in e na segurança. Voe na classe econômica, você não precisa de uma classe superior, não importa o quão boa seja a classe executiva . O dinheiro que você economiza comprando passagens mais baratas pode ser gasto em alimentação ou acomodação no seu destino.
As companhias aéreas de baixo custo são boas para voos curtos e geralmente oferecem bons negócios. Se você planeja fazer uma viagem de fim de semana, tente levar pouco na mala e leve apenas bagagem de mão, você gastará menos se não precisar fazer o check-in.
7. USE TRANSPORTE PÚBLICO
Ônibus e trens são mais baratos que aviões. É tão fácil! Se você viajar de trem à noite, terá uma noite a menos para pagar em um albergue …
8. NÃO DESPERDIÇA SEU DINHEIRO
Você pode comer mais barato comprando em supermercados ou até mesmo em feiras locais, será melhor do que comer em bares ou restaurantes com preços excessivos. Dê um passeio antes de escolher um local para jantar; Se você for ao primeiro restaurante que encontrar, não saberá se está gastando demais. Se você beber cerveja em todos os jantares, vai adicionar despesas. Sua carteira e cintura agradecem por beber água de vez em quando.
Por outro lado, se ficar num hostel ou num quarto privado, poderá usar a cozinha, pelo que poupará algum dinheiro se fizer a sua própria comida.
9. SALVE ENQUANTO VOCÊ VIAJA
Os empregos de férias são perfeitos para passar vários meses por ano (ou mais) na viagem dos seus sonhos: você pode ensinar esqui durante o inverno, servir turistas que viajam para o Mediterrâneo ou ganhar dinheiro ensinando idiomas na Tailândia. Você também pode trabalhar por conta própria em algo que pode ser feito “em trânsito”. As opções são literalmente infinitas.
Esse artigo foi desenvolvido em parceria com o blog Viajando com Você, um site cheio de conteúdos que vão te ajudar a fazer uma viagem sem complicações, além de apresentar lugares para você conhecer.