Com certeza um dos pontos altos de uma viagem é conhecer e experimentar uma nova culinária, isto é, fazer um tour gastronômico e explorar um lugar novo por meio das suas receitas. Assim, um tour gastronômico de fato é uma experiência única quando estamos viajando ou desejando desbravar o local de uma forma diferente e original.
No geral, os moradores locais conhecem mais sobre como é a culinária local, porém, como turista, isso pode acontecer através de um tour gastronômico. Pensando nisso, é interessante que a gente possa discorrer sobre esse assunto.
Ao longo de uma viagem muitas coisas podem ser surpreendentes, e a jornada gastronômica é uma delas. A depender da viagem e do tipo de companhia que você tenha escolhido, pode ser que seja necessária uma visita sozinha.
Por exemplo, se os seus amigos não quiserem visitar a cidade ou fazer algum tour gastronômico, não perca essa oportunidade e vá sozinho(a). inclusive, nem sempre será preciso solicitar um guia local, pois as cidades podem ser descritivas e intuitivas.
Nesse cenário, uma das melhores programações que você pode fazer em uma viagem é o tour gastronômico, então, vamos explorar melhor esse tema? Essa pode ser uma experiência completa que envolve a cidade e as suas memórias.
Mas, afinal, o que é um tour gastronômico?
A priori, é interessante explicarmos o que é um tour gastronômico, que pode ser chamado também de “food tour” em sua expressão em inglês. Esse tour tem como objetivo ser um passeio com guia, a fim de apresentar as memórias locais por meio de sua gastronomia.
Desse modo, o food tour, ou tour gastronômico, envolve bebidas e várias comidas como degustação, e geralmente essa saída traz consigo uma temática. Por meio desse tour vemos uma cultura local, conhecendo os itens mais típicos da região.
O foco com certeza é experimentar novas comidas nesse tour, porém você também usufrui de outras coisas, como explorar a história e contextualizar isso pelo sabor.
Com isso, a comida se torna a sua forma de explorar esse local, com algumas informações envolvidas em cada prato que você experimenta.
Os principais exemplos de food tours
Agora que você já entendeu o que é um tour gastronômico, é o momento de explorar quais os principais exemplos que podemos encontrar como food tours. A sua experiência com o tour gastronômico depende da forma que esse passeio vai acontecer.
Por exemplo, o tour pode ser em grupo ou em privado, e costuma durar até 4 horas, envolvendo algumas paradas para degustação nos mais variados pontos gastronômicos.
E essas paradas não envolvem apenas restaurantes, mas também mercados, lojas e muitos cafés. Saiba também que o comum é que esse tour ocorra a pé, porém, em alguns casos são utilizados outros meios como bicicleta ou tuk-tuk.
Dentre os principais exemplos de tours gastronômicos podemos citar:
- Bairro de imigrantes
- Bebidas, coquetéis e drinks
- Centro histórico
- Comida comum “de rua”
- Comida indígena
- Doces mais tradicionais da cidade
- Feira de rua
- Mercado municipal
- Prato típico do local
Quem pode ir ao food tour?
No geral, os food tours costumam ser passeios mais ecléticos, e que satisfazem a fome dos viajantes. No caso dos turistas que estão sozinhos, esse é um tour que compartilha a história local e o melhor da culinária do seu destino.
Caso esteja de viagem com os amigos, o tour privado pode ser a opção ideal, da mesma forma que ocorre com as famílias que viajam com crianças.
Caso você se identifique como um foodie, mas nunca realizou o food tour, inclua essa atividade no seu roteiro. Por mais que a culinária não seja a sua motivação da viagem, saiba que essa experiência é única.
Tenha em mente que o tour gastronômico traz diversas influências da história local nos pratos culinários.
Motivos para fazer um food tour
Você deve fazer um tour gastronômico porque essa é uma introdução incrível a ser fazer em relação ao seu destino, além de ser uma forma segura de conhecer mais sobre a gastronomia da cidade que está visitando.
Essa é uma oportunidade para que você interaja diretamente com o que o destino tem a oferecer, então você vai conhecer o local do ponto de vista dos moradores, sem contar com a valorização da sua culinária.
Se você gosta de comer e cozinhar, conheça o pratodoprato com milhares de receitas.