/Conheça os tipos de acordos feitos pelas companhias aéreas
tipos de acordos

Conheça os tipos de acordos feitos pelas companhias aéreas

Acordos permitem que linhas aéreas possam oferecer mais conexões e benefícios para os clientes

A diversificação das opções de voos nacionais e internacionais se deve a algo que passa despercebido para o consumidor: os acordos de cooperação firmados entre companhias aéreas.

Você já deve ter ouvido falar em joint venture, interline e codeshare, certo? Mas você sabe qual é o significado de joint venture? Aqui neste artigo, vamos te explicar como este e outros tipos de acordos entre companhias aéreas funcionam ao redor do mundo.

Por que as companhias aéreas firmam acordos entre si?

A operação das companhias aéreas é muito complexa, por isso as empresas do setor encontram diversas limitações para atender à demanda de clientes.

Isso fez com que surgissem os acordos entre companhias aéreas, com o intuito de integrar operações e oferecer um serviço mais extenso e de qualidade para os clientes.

Os acordos firmam parcerias que permitem que as companhias expandam suas malhas aéreas, aumentem suas frotas e consigam oferecer mais opções de viagens e comodidades para os passageiros.

Confira abaixo quais são os principais tipos de acordos feitos entre companhias aéreas.

Interline

O acordo de interline é o mais básico entre companhias aéreas. Esse tipo de acordo serve para facilitar a emissão e venda de passagens em voos operados por diferentes companhias.

Nesse tipo de acordo, uma companhia aérea fica responsável por fazer o check-in, cuidando do registro e emissão dos bilhetes e a outra fica responsável pelo despacho da bagagem.

Quando você viaja para um destino e há uma conexão entre duas companhias aéreas, isso significa que elas possuem um acordo de interline. Isso ajuda porque diminui a burocracia para o passageiro, que não precisa realizar um novo check-in quando troca de aeronave.

A GOL tem acordo de interline com a Voepass Linhas Aéreas, e isso permite que a empresa venda passagens de Belo Horizonte para Araguaína (TO), mesmo a empresa não operando diretamente na cidade.

Codeshare

O acordo de codeshare é um tipo de parceria mais extensa do que a interline. O codeshare permite que companhias aéreas trabalhem em conjunto, colocando códigos nos voos, o que permite o compartilhamento de aeronaves.

A LATAM e a Azul possuem um acordo de codeshare que permite que a LATAM faça voos de São Paulo a Fernando de Noronha (destino não operado pela companhia), dividindo a operação com a Azul, sendo responsável pelo voo até Recife e a Azul assumindo o restante do trajeto.

Joint Venture

O acordo de joint venture possui um nível maior de cooperação. Geralmente, esse tipo de acordo é firmado entre companhias aéreas de diferentes países ou continentes.

Nesse contrato, as empresas se unem e possuem mais autonomia para definir tarifas, organizar horários e compartilhar suas receitas. Além disso, esse tipo de acordo precisa ter aprovação governamental para ser firmado.

Um exemplo de joint venture é a parceria da Azul e da TAP Portugal, que oferecem mais opções para os clientes brasileiros em voos com maior conectividade na Europa. Também há uma parceria entre LATAM e Delta Airlines, que amplia as opções de viagem na América do Sul e na América do Norte.

Alliance

Esse é o maior tipo de acordo entre companhias aéreas, que visa ampliar o alcance das empresas e potencializar o crescimento da sua base de clientes. Isso permite que acordos de interline e codeshare sejam firmados com mais facilidade e cooperação.

Existem alguns tipos de acordos de alliance no mercado mundial, como a Oneworld, que é composta por 13 companhias aéreas, dentre elas a LATAM e a American Airlines.

Os acordos entre companhias aéreas são muito importantes para viabilizar a operação do setor. Agora que você entende o básico sobre os acordos entre companhias aéreas, busque por informações sobre o assunto e veja como se beneficiar dos acordos para facilitar viagens domésticas e internacionais.