Muita gente se pergunta se o seguro viagem realmente é necessário, afinal, se nada acontecer será um dinheiro “perdido”. Porém, além desse serviço ser de extrema importância, ele também pode ser obrigatório, principalmente em casos de viagens internacionais.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 o turismo vem sendo retomado com tudo, porém, muitos cuidados ainda são exigidos, como a contratação do seguro viagem, por exemplo.
Isso ocorre devido ao risco de contágio que ainda corremos mesmo com todas as doses da vacina em dia. Mas se engana que essa exigência esteja 100% vinculada ao vírus. A obrigatoriedade da apresentação de uma apólice junto ao passaporte já vem de muito antes.
Pensando nisso, reunimos uma série de informações que você precisa saber antes de escolher o melhor seguro para a sua viagem.
O que é seguro viagem?
O seguro viagem é um serviço focado em auxiliar o turista caso tenha imprevistos durante a viagem. Isso inclui problemas de saúde, roubo e até mesmo extravio da bagagem.
A cobertura varia de acordo com o plano contratado, porém todos eles te livram de dores de preocupações durante o passeio e claro, te ajudam a economizar.
É obrigatório contratar um seguro para viagens internacionais?
Muitos países fazem sim essa exigência para os turistas, mas não são todos. Por isso, é importante conferir antes de embarcar. Após a pandemia, o número de lugares que demandam a apresentação de uma apólice aumentou, se estendendo para destinos como: Estados Unidos, Canadá e Argentina, que antes não tornavam isso um fator obrigatório.
Além disso, é comum que alguns deles façam também exigências de coberturas presentes na sua apólice.
Vale a pena usar o seguro viagem oferecido pela operadora do cartão de crédito?
É comum ver alguns cartões de crédito oferecendo aos clientes programas de pontos que permitem a conversão em milhas ou em produtos cadastrados no site deles. Porém, algumas convertem esses pontos em benefícios extras, como o seguro viagem.
Porém, antes de decidir entre contratar um seguro ou usar o benefício do cartão é importante ler o contrato do serviço oferecido pela empresa e analisar se a apólice faz a cobertura de tudo que você pode precisar, ou até mesmo se está de acordo com as exigências do destino que você pretende visitar.
Dicas para evitar erros na hora de contratar um seguro viagem
A principal e mais importante dica é ler com atenção o contrato do seu seguro, assim você fica por dentro de todas as coberturas e evita transtornos durante o passeio.
Além disso, é necessário se certificar de que a apólice está de acordo com o destino que vai visitar. Ex: Não faz sentido contratar um seguro que cobre acidentes na neve se no local da viagem está fazendo sol.
É importante considerar também o seu perfil como viajante. Ou seja, se você vai fazer uma viagem de ecoturismo, que envolve riscos e aventuras, não faz sentido contratar um seguro para estudantes, pois se algo acontecer, provavelmente seu serviço de seguro não vai ter a cobertura necessária.
Crianças, idosos e gestantes também necessitam de coberturas específicas, visto que precisam de cuidados especiais.
Por sim, mas não menos importante, esteja sempre atento em como entrar em contato com a sua seguradora caso enfrente algum imprevisto.
Dicas extras
Se você é de São Paulo e pretende fazer uma viagem, vai precisar de um estacionamento no aeroporto de Guarulhos para deixar seu veículo seguro.
Além disso, uma ótima maneira de viajar de modo seguro é ter segurança também em suas malas para viagem, por tanto opte por bagagens resistentes e com bastante espaço.