/Museu do futebol em São Paulo faz sucesso entre os turistas
Museu do Futebol

Museu do futebol em São Paulo faz sucesso entre os turistas

Para milhões de brasileiros, o futebol é mais do que apenas um esporte, é um modo de vida, o Brasil vive e respira futebol.

Se você está procurando a melhor maneira de conhecer a cultura do futebol no Brasil, uma boa ideia é ir a São Paulo, que além de abrigar três dos maiores clubes do Brasil, também é onde você encontra o Museu do Futebol que é um santuário para os fãs do esporte.

Instalado no super tradicional Estádio do Pacaembu, perto do centro da cidade, o museu tem 15 salas diferentes com fascinantes exposições interativas, cada uma ajudando a contar a história do futebol no Brasil.

Um pouco mais sobre o Estádio do Pacaembu

Antes mesmo de entrar no museu, uma visita ao Estádio do Pacaembu vale por si só.

Construído em 1940, o Pacaembu é um dos estádios de futebol mais antigos do Brasil que tem sido bem conservado, mantendo seu charme tradicional, ainda abrigando jogos de futebol até hoje.

O Pacaembu foi um dos estádios da Copa do Mundo de 1950, com as únicas grandes mudanças estruturais desde então sendo a remoção de uma concha acústica em uma extremidade, sendo substituído por uma arquibancada independente.

Devido à sua posição na cidade, o Pacaembu é sem dúvida o lugar mais bonito para assistir futebol, com o horizonte da zona norte da cidade e os prédios da Avenida Paulista sendo visíveis em dias claros.

Um pouco mais sobre o Museu do Futebol em São Paulo

O Museu do Futebol está aberto de terça a domingo (embora esteja fechado nos dias de jogos, consulte o site com antecedência!).

A visita inclui um breve passeio pelo estádio, além das excelentes exibições. Assista ao vídeo para ter uma ideia do que você verá lá:

O destaque do Museu é, sem dúvida, a Sala das Copas do Mundo, uma grande exposição multimídia com seções individuais dedicadas a cada edição da Copa do Mundo de futebol de 1930 a 2018.

Cada exibição inclui informações, vídeos, fotografias e curiosidades sobre os próprios torneios, bem como um pouco da história do que estava acontecendo no mundo na época, todos exibidos nas telas de televisão dispostas em torno de grandes pilares, um para cada jogos da Copa do Mundo.

Exposições do Museu do Futebol em São Paulo

A Copa do Mundo de 1950 tem um significado especial para todos os torcedores brasileiros como uma das lembranças esportivas mais dolorosas do país.

Pois, no último jogo decisivo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Brasil só precisava ganhar do Uruguai para ser coroado campeão.

Diante de mais de 170.000 torcedores, o time da casa assumiu a liderança, mas acabou perdendo a partida por 2-1.

No Museu do Futebol, há uma exibição permanente sobre a partida fatídica (conhecida como Maracanaço), tocando os comentários de rádio do jogo e mostrando o silêncio quase completo do Maracanã, enquanto o Uruguai marcou seu segundo gol.

Outra exposição favorita é a Sala de Exaltação, nas profundezas do estádio, que homenageia os torcedores brasileiros e seu incrível barulho e atmosfera.

Com grandes projeções de fãs dos maiores clubes do Brasil e o som ensurdecedor de suas músicas, palmas e bateria, este é o mais próximo que você pode chegar da atmosfera de uma partida de futebol sem ir pessoalmente.