/Dicas para viajantes: como aproveitar melhor as viagens

Dicas para viajantes: como aproveitar melhor as viagens

Uma das grandes dificuldades para lidar com a pandemia do novo coronavírus é ficar sem viajar. É claro que existem outras coisas mais importantes e cujo dano é enorme. No entanto, ficar sem poder viajar causa aquele impacto emocional muito significativo. Isso não significa que não seja necessário aprender mais dicas para viajantes.

Afinal, eventualmente a pandemia vai passar e voltaremos a poder viajar pelo mundo. Quando isso acontecer, será necessário saber alguns truques para explorar melhor os destinos e se preparar para poder curtir melhor cada lugar.

E aí, quer conhecer algumas boas dicas para viajantes? Então siga a leitura do artigo abaixo!

6 dicas para viajantes

1. Saiba como funciona a alimentação no seu destino

O primeiro ponto a se preocupar quando for viajar é como funciona a alimentação no seu destino. Por exemplo, no Japão é comum que todas as carnes tenham um tempero agridoce ou mais adocicado mesmo. Nos EUA, por sua vez, o fast food reina e há até mesmo a possibilidade de comprar queijo em latas de spray.

São cenários muito diferentes e algumas pessoas podem não se adaptar adequadamente a isso. Sem falar, claro, em alimentos totalmente diferentes do que os nossos.

Portanto, é essencial entender não só como é a gastronomia por lá, mas também como funciona a alimentação. Por exemplo, quais os apps de delivery mais utilizados? Se você for viajar na América Latina, por exemplo, dá para receber até mesmo bebidas delivery em Rappi, já que o aplicativo é popular em vários países da região.

2. Se prepare em relação a documentação

Como você provavelmente já sabe, alguns países exigem visto para que o brasileiro possa entrar, mesmo como turista. Outros, não. Por exemplo, é possível viajar para Portugal ou Argentina sem visto, mas é obrigatório tê-lo se for para os EUA ou o Japão.

Portanto, o primeiro passo é conferir a lista de países para os quais o visto é obrigatório e como consegui-lo.

Em segundo lugar, alguns países exigem que o visitante entre vacinado contra certas doenças. Países da África, por exemplo, exigem certas vacinas recentes, enquanto outros não.

Por fim, ainda pode ser preciso apresentar outros documentos em específico. Por um tempo, ficar em Portugal na casa de um amigo, por exemplo, exigia a apresentação de uma carta-convite. 

Estude cada caso e veja o que é ou não é necessário para o seu destino, de modo a não ficar sem tempo de providenciar os documentos e tenha que adiar a viagem.

3. Pesquise muito antes de ir

Como estamos em pandemia no momento, você não poderá viajar tão cedo. No entanto, isso não significa que você deve ficar sem fazer nada nesse período. O ideal é começar a pesquisar profundamente tudo sobre o seu destino.

Faça uma pesquisa dos melhores hotéis, melhores pontos turísticos, melhores restaurantes e melhores atividades. Veja onde fazer compras baratas, onde sair para se divertir, qual o melhor roteiro e qual o melhor clima ou época para visitar.

4. Não se apegue aos trechos mais famosos

Existem alguns países que são muito populares com os turistas brasileiros. Por exemplo, os EUA (especialmente Orlando), Portugal, França ou Itália são destinos extremamente populares, além da Argentina, do Chile e do Paraguai.

No entanto, o muito é muito maior e existem muitos excelentes pontos turísticos por aí. Aqui no Brasil, por exemplo, existem dezenas de cidades fantásticas para conhecer, no Norte, no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Além disso, existem países na Ásia, África e na América Latina que valem a visita, seja por atributos naturais, seja por pontos turísticos sociais e culturais incríveis.

5. Estude como se locomover no seu destino

Você não quer chegar ao seu destino e perceber que não sabe como se locomoverá adequadamente por lá. Pior: não quer chegar lá e perceber que poderia ter tido mais vantagens se tivesse pesquisado antes.

Por exemplo, o Japão e a Inglaterra possuem sistemas específicos para turistas em seus transportes públicos. Com os cartões certos, é possível pagar bem menos nas passagens de ônibus, trem e outros meios de transporte.

No entanto, é preciso se planejar e preparar esses documentos com antecipação. Outros problemas podem ser, por exemplo, o fato de que algumas cidades só são alcançadas de carro.

Portanto faça um estudo de tudo que você precisará para aproveitar a sua viagem adequadamente e veja como resolver o problema da falta de transporte no seu país de destino. Pode ser que exista uma solução inteligente ao seu redor. Portanto, fale com quem já visitou o país e veja que dicas tirar de lá.

Pronto, essas são as 6 melhores dicas para viajantes que podemos compartilhar. Com elas, ficará mais fácil planejar e usufruir da sua viagem, seja qual for o seu destino. Agora é aguardar a pandemia passar e, enquanto isso, planejar para onde você vai viajar primeiros!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!