/Dicas para cuidar da sua saúde durante viagens

Dicas para cuidar da sua saúde durante viagens

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Porém, para todos os locais de destino e a duração da viagem, é bom tomar cuidado com a saúde. Existem várias maneiras pelas quais sua viagem pode ser frustrada. Esse é o tema que abordaremos aqui, assim como precauções importantes.

1. Avalie sua saúde antes da viagem

Antes de sair de casa, faça uma avaliação completa de sua saúde. É sério, nada de viajar às cegas por aí, mesmo que por curtos períodos.

Dependendo do país de destino, você pode não estar coberto pela saúde pública de lá. Dessa forma, terá que desembolsar uma fortuna caso algo saia errado. Mesmo que o tratamento seja simples, ainda assim pode acarretar em dívidas enormes.

Agende uma avaliação completa de saúde pelo menos 1 mês antes da viagem. Faça todos os testes cobertos pelo seu plano de saúde. É bom fazer isso para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem.

2. Tenha um seguro-viagem de qualidade

O seguro-viagem é um item indispensável em sua mala. Em geral, o valor é baixo e os benefícios são altos. Além disso, algumas modalidades cobrem até mesmo problemas menores, como esquecer documentos ou situações de extravio de malas.

No entanto, quando o assunto é saúde, contratar um seguro para sua viagem é fundamental. Como foi dito acima, mesmo tratamentos simples custam fortunas em alguns países. Porém, um seguro pode cobrir todas as despesas para você.

Os valores são baixos pois as empresas de seguros trabalham com estatísticas. Ou seja, ela sabe que em 95% dos casos nada vai acontecer, e o dinheiro será “gratuito” para ela. E se você for parte dos sortudos 5% das estatísticas? É melhor garantir a segurança, por via das dúvidas.

3. Mantenha seu corpo em movimento

É muito comum ficar parada enquanto viaja. Essa característica sedentária ocorre, pois, sempre estamos em ônibus, táxi ou avião. Dessa forma, acabamos por não movimentar o corpo.

Deixar seu corpo parado por muito tempo pode causar fraqueza. Assim, com os músculos fracos, as chances de queda aumentam bastante. Para evitar isso, realize alguns movimentos a cada hora.

O ideal é fazer uma série de polichinelo, algumas flexões e agachamentos. No entanto, nem sempre é possível fazer isso. Para não ficar totalmente parado, faça, pelo menos, alguns alongamentos quando perceber que está a muito tempo parado.

4. Não se esqueça de beber bastante água

Um dos maiores erros dos turistas é esquecer de beber bastante água. De fato, eles organizam tantas visitas em um só dia que nem têm tempo para se alimentar direito. Isso pode causar tonturas, dores de cabeça e até problemas mais graves.

Uma estratégia é levar uma garrafa de água em sua bolsa. Assim, quando perceber que seus lábios estão secos, beba alguns goles dela.

Além disso, se sua viagem estiver bastante intensa e forçando caminhadas longas, procure consumir isotônicos. Dessa forma, além de repor nutrientes você ainda vai se manter hidratado.

5. A alimentação nutritiva garante a saúde

Essa dica vale tanto para viagens quanto para o dia a dia em casa. Porém, como estamos focados em visitações, acabamos por descuidar ainda mais de nossa saúde durante as viagens. Uma boa ideia é consumir suplementos de albumina para reforçar sua saúde.

Em hipótese alguma caia na tentação de comer em carrinhos de lanche ou petiscos nas ruas. Além de não serem alimentos nutritivos, você corre o risco de sofrer uma intoxicação alimentar.

Prefira comer em restaurantes. Além disso, escolha pratos coloridos e nutritivos. Tenha cuidado com o sódio, refrigerantes e alguns alimentos locais. Nós nunca sabemos se temos ou não alergia de algo até experimentarmos — mas não é recomendado fazer isso durante uma viagem internacional.

6. Tome cuidado com os ingredientes dos pratos

Visitar um país exótico é tudo de bom. A cultura diferente, as roupas fora do comum e a culinária única são impressionantes. Porém, tome cuidado principalmente com a culinária, pois ela pode literalmente te matar.

Mesmo que você não tenha alergia aos alimentos do dia a dia, nada garante que não terá dos ingredientes exóticos. Apenas um ingrediente e pronto, lá vai você para o hospital às pressas.

Existe uma técnica para verificar se você possui ou não alergia a determinados alimentos, mas ela nem sempre é eficaz. Para fazer o teste, coloque um pouco da comida em sua pele e espere alguns minutos. Se nada acontecer, a chance de ser alérgico é baixa — mas ainda existe. 

7. Evite áreas perigosas

Por fim, evite áreas perigosas. Tem gente que gosta de visitar áreas de guerra. Outras gostam de matas perigosas, como a Amazônia, por exemplo. Para manter a saúde, evite áreas perigosas — ou pelo menos não se aventure sozinho por lá.

O ideal é contar com um guia — ou nem ir — nesses lugares. Ele vai te auxiliar durante todo o passeio, mantendo sua segurança.

Essas foram algumas dicas para cuidar da sua saúde durante viagens. Se você as aplicar direitinho, com certeza não terá surpresas desagradáveis em seu passeio.

Boa viagem!