Muitas pessoas não sabem que o cuidado com a higiene bucal deve começar antes do dia da viagem.
Vale lembrar que esse cuidado não deve ser somente antes, mas durante toda viagem.
Como sabemos que esse trabalho se torna mais difícil por não estarmos em casa, separamos algumas dicas para começar com esses cuidados, confira:
O que devo fazer antes da viagem?
- A primeira dica é uma das mais importantes, é a de consultar o dentista para fazer um check-up e prevenir qualquer problema que possa surgir durante a viagem. Fazendo a consulta seu dentista irá realizar exames se preciso e indicar tratamento quando for o caso, para que não surja nenhum imprevisto na hora da viagem.
- Nossa próxima dica está ligada à sua estadia durante a viagem, é importante preparar antes do dia da viagem um kit bem equipado. Prepare um enxaguante bucal, fio dental e opte por uma escova de viagem, este modelo tem um design diferente próprio para viagens, que ajuda a mantê-la higienizada.
- Outra dica importante é ficarmos atentos à escovação diária. Por estarmos fora de casa a rotina pode mudar e com ela os hábitos alimentares também, por isso deve-se atentar às três escovações que devem ser feitas durante o dia, mesmo quando falamos alguma refeição.
- Ficar atento à alimentação é outro cuidado importante, se possível evitar alimentos que são prejudiciais à saúde bucal é outra atitude importante.
- A dica número 5 não é só para antes da viagem, mas que devemos levar para toda a vida. Contratar um bom plano odontológico, essa ação adianta todo o processo das consultas, pois teremos mais facilidade na hora de agendar um horário e se for o caso os tratamentos que forem indicados pelo profissional. Além disso o plano te da o conforto de ser atendido pelo o mesmo profissional, que acompanhará todo o seu tratamento.
- Ande sempre com a sua escova. Se for passar o dia fora do hotel leve sua escova para evitar ficar sem escovar os dentes após as refeições. É importante que tenhamos o mesmo cuidado com nossa rotina de escovação durante o período da viagem.
- Também é importante levar seu protetor labial. A pele dos lábios é uma parte sensível da boca é importante cuidar dela, principalmente quando vamos ficar expostos ao sol ou a mudanças de temperatura.
- Não esqueça também o fio dental ele é parte fundamental na escovação, e nem sempre tem a atenção necessária. Principalmente quando estamos em viagem o fio dental acaba ficando esquecido pela pressa na hora de escovar os dentes.
Tenha cuidado quanto aos alimentos
É normal durante uma viagem mudarmos os horários das refeições ou até mesmo pularmos alguma delas, e é importante tomarmos cuidado quanto aos alimentos que ingerimos durante a viagem. Vejamos alguns exemplos de alimentos prejudiciais e o que podem causar:
Doces
Os doces são para muitos uma grande tentação. Por isso é um dos maiores vilões da saúde bucal, as bactérias transformam o açúcar em ácido que corroem o esmalte dos dentes.
Refrigerantes
No caso do refrigerante eles causam problemas parecidos com o dos doces, por ser rico em açúcar. Por essa razão o consumo do refrigerante deve ser controlado para evitar problemas maiores.
Carboidratos
Seguindo o raciocínio dos alimentos açucarados, os carboidratos também causam os mesmos problemas no organismo, pois durante a digestão tudo que tem amido virá açúcar.
Frutas ácidas
As frutas ácidas produzem por possuírem ácido causam desgastes na superfície do dente, o ácido provoca um processo corrosivo que pode causar danos difíceis de serem tratados.
Frutas secas
Por possuírem pouca quantidade de água, as frutas secas ou ressecadas deixam o açúcar em evidência o que os fazem grudar na superfície do dente, podendo causar cáries.
Balas muito duras
Por serem difíceis de serem mordidas, as balas duras podem levar até mesmo a quebrar os dentes. E por serem atrativas aos olhos, esse alimento é um dos alimentos que enganam.
Alimentos em conserva
Como o vinagre é um dos principais ingredientes usados nos alimentos em conserva, esses alimentos possuem altos níveis de ácido em sua composição, o que deixa a boca ácida e propensa a desgastes.
Esses são cuidados que devem ser tomados não só antes da viagem, mas também durante nossa vida. Alguns cuidados são importantes para se ter uma boa saúde bucal. Todas as recomendações feitas acima são feitas para complementar as visitas ao dentista, sempre é importante a opinião de um profissional especializado para indicar o que deve ser feito.
Vale ficar atento também à prevenção, evitando assim preocupações futuras e desgaste com consultas que poderiam ser evitadas.