/Covid-19: como planejar sua próxima viagem de férias após esse periodo

Covid-19: como planejar sua próxima viagem de férias após esse periodo

Fazer uma viagem de férias é algo que todos os anos inúmeras pessoas esperam ansiosamente, afinal de contas, finalmente é hora de descansar, relaxar, aproveitar, passear e conhecer novos lugares.

Porém, devido à pandemia de coronavírus, às medidas de restrição e ao fechamento de diversas fronteiras ao redor do mundo, muitos viajantes estão adiando ou revendo os planos para “turistar”.

Sendo assim, levando em conta este contexto, como planejar a sua próxima viagem de férias? Quais aspectos são importantes para considerar a partir de agora?

É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando-o com atenção para saber o que fazer. 

Viagem de férias: 7 dicas para planejá-la

1. Contexto Covid-19

Uma coisa é fato, a pandemia causada pelo novo coronavírus afetou e ainda está afetando fortemente o setor de turismo/viagens.

Por isso, ao planejar a sua próxima viagem de férias, não tem como não levar em conta o contexto da Covid-19.

Até porque, a pandemia ainda não acabou e todo cuidado é pouco neste momento.

Sendo assim, é importante que antes de viajar, você:

  • Pesquise bastante sobre o destino que pretende ir;
  • Veja se ele está aberto para turistas;
  • Verifique quais as regras/condições que estão impondo aos viajantes;
  • E analise como o destino lidou e está lidando com a pandemia. Há muitos casos? A situação está controlada? Ou ainda há muitas pessoas infectadas?

Pense bem e avalie cada ponto desse com cuidado, pois, acima de tudo, precisamos cuidar da nossa saúde. Nada de correr riscos desnecessários, ok?

Além disso, na hora de comprar as passagens e de reservar a hospedagem, bem como os passeios, veja se há a garantia/opção de cancelamento grátis.

Isso porque, o cenário ainda é muito incerto e, de repente, algum contratempo ou mudança, pode afetar os rumos da sua viagem.

Aliás, também vale ressaltar que, muitas pessoas, por receio, precaução e questões econômicas, estão preferindo fazer viagens nacionais do que internacionais, e para destinos mais distantes, ao ar livre e na natureza. 

Portanto, vale a pena considerá-los!

2. Seguro viagem

Contratar um seguro viagem sempre foi algo bastante importante, principalmente para destinos no exterior, e agora, no cenário da Covid-19, ele é ainda mais necessário.

Portanto, antes de comprar as passagens, fazer as malas e embarcar, certifique-se de ter um bom seguro viagem que, inclusive, cubra situações envolvendo o novo coronavírus.

Isso porque, ter essa garantia de suporte e atendimento médico, mesmo fora do país, é fundamental.

3. Orçamento

Outro dica de suma importância para considerar ao planejar sua viagem de férias é o orçamento, afinal de contas, você precisa ter controle sobre o seu dinheiro, bem como dos gastos que terá.

Por isso, aproveite o momento que estamos passando agora para pesquisar bastante, para comparar valores e para criar uma planilha bem detalhada com os possíveis gastos que você terá com a viagem.

Não esqueça de colocar na planilha informações referentes à:

  • Passagem;
  • Hospedagem;
  • Compras;
  • Alimentação;
  • Atrações e passeios;
  • Transporte;
  • Entre outros.

Quanto mais detalhada e realista a planilha for, melhor será para você se organizar e fazer uma viagem tranquila, sem grandes preocupações com dinheiro.

4. Documentação

Se você pretende conhecer outro país em sua viagem de férias, é importante que você se atente a documentação.

Isso porque, você precisará de um passaporte para poder embarcar e, dependendo do lugar, necessitará também de um visto e/ou de um Certificado Internacional de Vacinação.

Aliás, com o início da vacinação contra a Covid agora em 2021, a tendência é que todos os viajantes precisem tomar a vacina para poder entrar em outro país.

5. Reservas

Outra dica essencial é fazer reservas de tudo o que for possível antes de viajar. De forma alguma deixe para agendar tudo em cima da hora.

Isso porque, se você fizer isso, você pode pagar mais caro em diversas coisas, pode perder passeios/atrações e até mesmo não conseguir se hospedar onde gostaria.

Sendo assim, com antecedência, veja o que você já pode reservar para a sua viagem de férias.

Além disso, ainda neste ponto, vale ressaltar que, se no dia da sua viagem você for com seu carro até o aeroporto, não deixe de reservar uma vaga em um estacionamento.

Por exemplo, se você é de São Paulo, vale a pena pesquisar na internet por estacionamentos próximos ao aeroporto de Guarulhos.

Isso porque, há muitas opções boas bem perto do aeroporto e que são mais baratas e tão seguras quanto o próprio estacionamento do aeroporto! 

6. Transporte e acomodação

Por conta da exposição e do contato com outras pessoas, viajar de carro e/ou alugar um veículo para se locomover no destino que você irá, é o mais indicado.

Afinal, dessa forma, você diminui o contato com desconhecidos e evita aglomerações que, por exemplo, são comuns em transportes coletivos como ônibus, trens e metrôs.

Além disso, o mesmo vale para a hospedagem. Evite hotéis e resorts conhecidos/concorridos. Alugar uma casa ou um um chalé é o mais indicado.

7. Novos companheiros de viagem

Por fim, não podemos deixar de falar sobre os seus novos companheiros de viagem daqui em diante: a máscara e o álcool em gel.

Afinal de contas, mesmo com o início da vacinação esse ano, esses dois itens ainda serão necessários por um longo período até que as coisas se normalizem.

Portanto, na hora de montar a sua bagagem, além de roupas, acessórios, produtos para higiene e dispositivos eletrônicos, não deixe de separar também algumas máscaras e alguns frascos de álcool em gel para levar!