Se você está procurando por um lugar para passar suas férias onde você possa desfrutar, literalmente de um paraíso, então você irá querer conhecer o Tocantins.
O Tocantins é um Estado no centro do Brasil. É caracterizado pelo cerrado, vastos rios e plantações de soja. Sua capital, Palmas, está cercada por colinas arborizadas e foi propositalmente no centro do Estado.
Mas não são essas as únicas atrações desse lugar, se você nunca ouviu falar nos fervedouros, as dunas e serras, esse artigo é para você.
Se você quer saber um pouco mais sobre Estado maravilhoso do nosso país, quanto custa e um pouco sobre as hospedagens na região, fique ligado!
Principais pontos turísticos
Nesse lugar você irá encontrar paisagens diversas, se você gosta de natureza esse é um destino perfeito. Repleto de cachoeiras, dunas, rios de águas azuis, cavernas, cânions e muito mais, o Tocantins é definitivamente um lugar para se conhecer.
Vamos falar de 4 atrações que você não pode deixar de visitar:
Parque Estadual do Jalapão
Esse é um lugar que está cada dia mais famoso, e não é para menos do que vemos nas nossas redes sociais e até mesmo ouvimos falar.
O lugar dispõe de fervedouros maravilhosos, cachoeiras, cânions, dunas e muito mais.
Primeiro vamos falar sobre os fervedouros, essas piscinas naturais onde é impossível afundar. Os mais visitados são o do Ceiça, Bela Vista, Alecrim, Sono, Encontro, Buriti e Buritizinho. E esses são apenas uma das maravilhas para visitar no Jalapão.
O Parque também tem muitas cachoeiras, as mais bonitas e visitadas são a Cachoeira das Araras, do Formiga, da Velha e a do Rio Soninho. Essas belezas ficam distribuídas por todo o parque.
Outras atrações são o Cânion do Sussuapara, que fica apenas a 12km da Palmas, conta com uma cachoeira de águas muito geladas e paredões cobertos de vegetação. Há também a famosa Pedra Furada, um lugar para desfrutar de um maravilhoso pôr do Sol.
Outras duas atrações turísticas do lugar são as Dunas, que podem chegar a 40 metro de altura, e é possível conferir os córregos que cercam a Serra do Espírito Santo, que é a outra grande atração, uma enorme formação rochosa.
Na hora de viajar para o Jalapão, a melhor saída para se hospedar é procurar por hotéis ou pousadas em cidades que sejam bem próximas do Parque, como a cidade de Mateiros, principal destino dos turistas, por ser bem do lado. Outra opção é fechar um pacote incluindo hospedagem.
Os valores para uma visita de cerca de uma semana não são muito baratos, mas com certeza são compensadores, pacotes podem custar algo próximo de R$3600 para você que pretende viajar de avião sozinho.
Outro detalhe é que há dois períodos que podem influenciar sua decisão de qual data é melhor para fazer sua viagem, de maio à setembro temos um tempo de seca, já de outubro à abril temos uma estação chuvosa.
Palmas
Esse ponto turístico é a própria capital do Estado, não muito pensada para ser visitada, muitos turistas acabam perdendo muito, a capital mais nova do Brasil, fundada em 1989, foi projetada para suportar uma população de 1 milhão de pessoas, mas é habitada por 280 mil, ou seja, é uma cidade enorme, com poucas pessoas.
A cidade conta com belas atrações turísticas, como a Praça dos Girassóis, Palácio do Araguaia, Memorial Coluna Prestes, Praias, Ilha de Canelas e Taquaraçu.
A melhor localização para ficar em um bom hotel é na região central da cidade. Os mais bem avaliados ficam nessa região.
Se você já tem como destino o Jalapão, vale a pena tirar uns 2 dias para conhecer a cidade, já que é a porta de entrada para seu destino.
Serras Gerais
As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do país, fica ao sudeste do Estado, e abrange 8 municípios, uma região repleta de cultura e tradição.
Também conta com atrações naturais, como cachoeiras, rios, lagoas, cânions, cavernas, praias de água doce e claro, imensas formações rochosas.
Entre os municípios mais conhecidos e procurados pelos turistas estão Aurora, Lavandeira, Almas, Dianópolis, Natividade, Taguatinga e Rio da Conceição, repletos de atrações e atividades imperdíveis.
Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão em Tocantins
Esse é um ponto turístico que completará sua viagem pelo Estado, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os rios Javaés e Araguaia. A ilha faz divisa com o Pará, Mato Grosso e Goiás e possui cerca de 2 milhões de hectares, onde há o encontro do cerrado e da floresta Amazônia. Além disso, ela faz parte da reserva ambiental do Parque Indígena e do Parque Nacional do Araguaia.
São locais de enorme importância cultural, é uma região habitada por povos indígenas.
Isso é só um pouquinho do que o Estado tem para oferecer, é um lugar que dispõe de uma paisagem natural belíssima e uma cultura muito rica.
Se você não sabia para onde viajar ou estava em dúvida quanto ao Tocantins, esse é um sinal para comprar suas passagens e só aproveitar esse paraíso.