/As atrações turísticas do Tocantins

As atrações turísticas do Tocantins

Se você está procurando por um lugar para passar suas férias onde você possa desfrutar, literalmente de um paraíso, então você irá querer conhecer o Tocantins.

O Tocantins é um Estado no centro do Brasil. É caracterizado pelo cerrado, vastos rios e plantações de soja. Sua capital, Palmas, está cercada por colinas arborizadas e foi propositalmente no centro do Estado.

Mas não são essas as únicas atrações desse lugar, se você nunca ouviu falar nos fervedouros, as dunas e serras, esse artigo é para você.

Se você quer saber um pouco mais sobre Estado maravilhoso do nosso país, quanto custa e um pouco sobre as hospedagens na região, fique ligado!

Principais pontos turísticos

Nesse lugar você irá encontrar paisagens diversas, se você gosta de natureza esse é um destino perfeito. Repleto de cachoeiras, dunas, rios de águas azuis, cavernas, cânions e muito mais, o Tocantins é definitivamente um lugar para se conhecer.

Vamos falar de 4 atrações que você não pode deixar de visitar:

Parque Estadual do Jalapão

Esse é um lugar que está cada dia mais famoso, e não é para menos do que vemos nas nossas redes sociais e até mesmo ouvimos falar.

O lugar dispõe de fervedouros maravilhosos, cachoeiras, cânions, dunas e muito mais. 

Primeiro vamos falar sobre os fervedouros, essas piscinas naturais onde é impossível afundar. Os mais visitados são o do Ceiça, Bela Vista, Alecrim, Sono, Encontro, Buriti e Buritizinho. E esses são apenas uma das maravilhas para visitar no Jalapão.

O Parque também tem muitas cachoeiras, as mais bonitas e visitadas são a Cachoeira das Araras, do Formiga, da Velha e a do Rio Soninho. Essas belezas ficam distribuídas por todo o parque.

Outras atrações são o Cânion do Sussuapara, que fica apenas a 12km da Palmas, conta com uma cachoeira de águas muito geladas e paredões cobertos de vegetação. Há também a famosa Pedra Furada, um lugar para desfrutar de um maravilhoso pôr do Sol.

Outras duas atrações turísticas do lugar são as Dunas, que podem chegar a 40 metro de altura, e é possível conferir os córregos que cercam a Serra do Espírito Santo, que é a outra grande atração, uma enorme formação rochosa.

Na hora de viajar para o Jalapão, a melhor saída para se hospedar é procurar por hotéis ou pousadas em cidades que sejam bem próximas do Parque, como a cidade de Mateiros, principal destino dos turistas, por ser bem do lado. Outra opção é fechar um pacote incluindo hospedagem.

Os valores para uma visita de cerca de uma semana não são muito baratos, mas com certeza são compensadores, pacotes podem custar algo próximo de R$3600 para você que pretende viajar sozinho.

Outro detalhe é que há dois períodos que podem influenciar sua decisão de qual data é melhor para fazer sua viagem, de maio à setembro temos um tempo de seca, já de outubro à abril temos uma estação chuvosa.

Palmas

Esse ponto turístico é a própria capital do Estado, não muito pensada para ser visitada, muitos turistas acabam perdendo muito, a capital mais nova do Brasil, fundada em 1989, foi projetada para suportar uma população de 1 milhão de pessoas, mas é habitada por 280 mil, ou seja, é uma cidade enorme, com poucas pessoas.

A cidade conta com belas atrações turísticas, como a Praça dos Girassóis, Palácio do Araguaia, Memorial Coluna Prestes, Praias, Ilha de Canelas e Taquaraçu.

A melhor localização para ficar em um bom hotel é na região central da cidade. Os mais bem avaliados ficam nessa região.

Se você já tem como destino o Jalapão, vale a pena tirar uns 2 dias para conhecer a cidade, já que é a porta de entrada para seu destino.

Serras Gerais

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do país, fica ao sudeste do Estado, e abrange 8 municípios, uma região repleta de cultura e tradição. 

Também conta com atrações naturais, como cachoeiras, rios, lagoas, cânions, cavernas, praias de água doce e claro, imensas formações rochosas.

Entre os municípios mais conhecidos e procurados pelos turistas estão Aurora, Lavandeira, Almas, Dianópolis, Natividade, Taguatinga e Rio da Conceição, repletos de atrações e atividades imperdíveis.

Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão

Esse é um ponto turístico que completará sua viagem pelo Estado, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os rios Javaés e Araguaia. A ilha faz divisa com o Pará, Mato Grosso e Goiás e possui cerca de 2 milhões de hectares, onde há o encontro do cerrado e da floresta Amazônia. Além disso, ela faz parte da reserva ambiental do Parque Indígena e do Parque Nacional do Araguaia.

São locais de enorme importância cultural, é uma região habitada por povos indígenas.

Isso é só um pouquinho do que o Estado tem para oferecer, é um lugar que dispõe de uma paisagem natural belíssima e uma cultura muito rica.

Se você não sabia para onde viajar ou estava em dúvida quanto ao Tocantins, esse é um sinal para comprar suas passagens e só aproveitar esse paraíso.