A expectativa para o ano de 2021 em relação ao mercado imobiliário é de aceleração e crescimento. Sendo assim, é preciso estar preparado para garantir uma posição de destaque e assim vender mais e criar uma marca sólida perante ao mercado. Afinal, se tem uma coisa que o ano de 2020 nos ensinou é que planejamento nunca é demais, assim como estar no meio digital é fundamental. Acompanhe o post de hoje e entenda mais sobre as tendências do marketing imobiliário para 2021.
Google Ads
Essa é uma das melhores ferramentas de marketing digital para vender imóveis, sendo possível atingir exatamente seu público-alvo, mostrando aquilo que ele procura e da forma que ele procura. Aqui, você pode criar tanto conteúdos relacionados, quanto anúncios, desde que contenham as palavras-chave mais buscadas.
Além de oferecer ferramentas para encontrar as palavras-chave mais relevantes, o Google Ads ainda permite que você crie segmentações em sua campanha ou grupos de anúncios. Com isso, você pode desenvolver conteúdos direcionados utilizando as palavras-chave mais usadas para determinados segmentos.
Existem diversas outras maneiras de utilizar o Google Ads a seu favor, como por meio da geolocalização de seu público-alvo. Contudo, o que vamos destacar aqui é que essa é a maior rede de pesquisa do mundo e você não pode ficar de fora dela no ano de 2021.
SEO
O SEO é um conjunto de ações de otimização que a imobiliária realiza em seu site, que têm como principal objetivo aumentar a visibilidade de uma empresa em sites de busca, como por exemplo o Google. Em resumo, ele auxilia as pessoas a encontrar sua imobiliária, fazendo com que sua marca seja amigável e bem ranqueada pelos buscadores por meio das palavras-chave. Você pode utilizá-las nos títulos das páginas e descrição, criar conteúdo relevante para cada página do site, utilizar o recurso de blog para incluir novos conteúdos periodicamente, adicionar seu site ao Google Places para empresas, etc.
O Instagram é a rede social do momento e estar ali presente é uma ótima maneira de se comunicar com seu público e criar uma relação de confiança. Aqui, é importante que você não poste apenas os imóveis que estão à venda, mas sim conteúdos que gerem valor para sua audiência, para que assim ela entenda sua preocupação e cuidado, e não apenas o interesse constante em vender. Além disso, é importante realizar postagens periodicamente, assim como interagir com o público, pois com isso você desenvolve seu posicionamento no mercado como marca e garante que as pessoas pensem em sua imobiliária sempre que precisarem desse tipo de serviço.
Assim como no Instagram, aqui você também deve postar conteúdos regularmente e focar em criar uma relação duradoura com seu público. Mas, além disso, o Facebook disponibiliza uma ferramenta de anúncios, que também pode ser usada no Instagram. É possível segmentar suas campanhas por idade, bairro, cidade, interesses, idioma, etc, e ainda alcançando muito mais pessoas. Com os consumidores passando cada vez mais tempo nas redes sociais, é imprescindível que você tenha um perfil ativo nas principais.
O LinkedIn é uma poderosa rede, voltada exclusivamente para o âmbito profissional e com ótima reputação no mercado. Ou seja, quem está presente nela tem acesso a um público seleto e a fim de fazer bons negócios. Como consequência você cria uma rede de contatos sólida e que pode ainda ajudar na divulgação de seu trabalho, fazendo com sua imobiliária tenha mais alcance e aproveite as melhores oportunidades. Por fim, você pode ainda realizar anúncios direcionados para públicos específicos e segmentados de acordo com o cargo, por exemplo.
Sites de classificados
Essa é uma excelente alternativa para aqueles que buscam um canal de prospecção com bom custo-benefício. Por mais que investir em um site imobiliário seja fundamental, uma outra ferramenta que pode aumentar seu alcance são os sites de classificados. Eles já estavam em ascensão, mas no ano de 2021, estarão ainda mais presentes. Isso porque, o custo desse tipo de anúncio é bem baixo, principalmente quando comparamos com mídias tradicionais, como os jornais. Além disso, geralmente, eles são mais conhecidos e podem mostrar um imóvel de sua imobiliária, mesmo que a pessoa não tenha procurado ela especificamente. Ali, você inclui todos os dados do imóvel, fotos e o telefone para contato. Assim, caso alguém se interesse é possível agendar uma visita diretamente com você.
Então, agora que você sabe as principais tendências para o ano de 2021 em relação ao marketing imobiliário, já pode desenvolver seu planejamento estratégico. É de suma importância que você não subestime os meios de comunicação on-line. Afinal, principalmente devido à pandemia do Covid-19, o comportamento do consumidor que já estava mudando, se transformou de vez. Estar presente no digital já não é mais uma forma de destacar, mas sim obrigação. Lembre-se então que o destaque agora será graças às estratégias desenvolvidas por você e sua equipe.