/Dicas simples para uma casa mais segura
Janela insulfilm arquitetonico

Dicas simples para uma casa mais segura

De acordo com os departamentos de segurança de todo o Mundo (polícia, FBI, etc), mais de 1,2 milhão de roubos ocorreram apenas no Brasil em 2018. E embora fechar suas cortinas e manter aparelhos eletrônicos fora de vista sejam bons exemplos para começar, há muitas maneiras de até mesmo os indivíduos mais precavido deixarem suas casas vulneráveis à assaltantes.

Com a ajuda de especialistas do setor de segurança, compilamos uma lista de todas as maneiras pelas quais você deve manter sua casa – e principalmente sua família – seguras. Você vai querer implementar essas dicas de segurança doméstica quando chegar em casa hoje!

Mude todas as fechaduras quando você se mudar para uma nova casa.

Mesmo que os proprietários anteriores de sua casa insistam que entregaram todos os conjuntos de chaves que possuem, ainda é importante trocar essas fechaduras antes de você se mudar. Parece incrível, mas a grande maioria dos inquilinos não troca o miolo da fechadura em novos imóveis.

O especialista em segurança afirma que esta é uma das maneiras mais fáceis de manter sua casa protegida. Afinal, você nunca sabe se os membros da família do dono anterior, os prestadores de serviço deles (empregada, jardineiro, ou a babá) têm uma cópia dessa chave e possam usar para entrar em sua casa.

Mantenha as portas trancadas durante o dia.

Independente do quanto acha seu bairro ou cidade segura, isso não significa que não haja criminosos esperando para atacar assim que você sair para o trabalho pela manhã. De acordo com um relatório de 2010 do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, assaltos que ocorreram quando ninguém estava em casa tinham 17 por cento mais probabilidade de ocorrer entre 6h e 18h do que entre 18h e 6h, incentivo de sobra para você manter as portas fechadas com a chave em qualquer horário, esteja você em casa ou não.

Infelizmente é muito comum moradores de prédios deixaram as portas do apartamento abertas, confiando que, por morar num local com segurança, monitoramento e etc., estão livres de um bandido acessar o interior do condomínio e entrar em alguns apartamentos, te pegando totalmente desprevenido.

Instale iluminação de movimento.

Mesmo que a maioria dos roubos ocorra durante o dia, um pouco de iluminação por movimento pode afastar qualquer criminoso que prefira se esconder na escuridão.

Essa dica é muito boa para quem mora em casas com quintal. Um simples “acender de luz” pode gerar pânico no intruso e te salvar de uma emboscada.

Invista em um sistema doméstico inteligente.

Se você deseja evitar que sua casa se torne alvo de ladrões, “sua casa deve parecer ocupada o tempo todo’. Além de usar uma babá eletrônica toda vez que você sair para o trabalho ou férias, um sistema doméstico inteligente pode ajudá-lo a ligar e desligar as luzes enquanto você estiver fora, para dar a impressão de que alguém está no imóvel. Os especialistas também sugerem o uso da mesma tecnologia para ligar e desligar a TV e os aparelhos de som periodicamente, para fazer com que a casa também pareça habitada. Hoje em dia com produtos como Alexa ou Echo, isso é moleza não é mesmo?

Peça identificações de qualquer pessoa que tentar entrar em sua casa.

Aquele paisagista que diz que a árvore do seu quintal é perigosa, ou a pessoa da empresa de gás que diz que precisa inspecionar sua casa para ver se há vazamento, ou mesmo os policiais que dizem que precisam entrar devem sempre mostrar um comprovante de identidade antes de você abrir a porta.

“Os ladrões costumam bater nas portas antes de entrarem para ver se alguém está em casa”, explicam os especialistas em segurança. Se você tiver alguma dúvida de que alguém é quem diz ser, “verifique com o escritório dessa pessoa antes de deixá-la entrar”. Nunca abra mão desse procedimento se você desconfiar da pessoa que está prestando serviço.

Adicione placas de sistema de segurança no seu quintal.

Algo tão simples como uma placa de segurança residencial no jardim da frente pode manter sua casa mais segura, mesmo se você não tiver o sistema de segurança contratado.

De acordo com um relatório de 2012 do Departamento de Justiça Criminal e Criminologia da Universidade da Carolina do Norte, Charlotte, 60 por cento dos ladrões estudados disseram que uma indicação de que havia um alarme presente os levaria a escolher outra propriedade.

Faça parecer que você tem um cachorro.

A maioria dos criminosos são unânimes nesse ponto. As casas que que têm um cachorro de estimação é uma casa que será sempre a última escolha na hora de um roubo – e você nem mesmo precisa de um animal de estimação de verdade para fazer o trabalho.

“Pendure uma grande coleira na mobília externa, coloque uma tigela grande de comida com água do lado de fora e até jogue alguns brinquedos de cachorro no quintal” para dar a impressão de que você tem um animal de estimação protetor, sugerem os especialistas em segurança .

Desligue a campainha do seu telefone fixo

Se você ainda tiver um telefone fixo em casa, desligue a campainha do aparelho antes de sair de casa. Segundo estudos, se um ladrão que passa pela rua ouvir um telefone tocando dentro de sua casa sem resposta, é um sinal claro de que sua casa está desocupada e com isso, virou um alvo fácil.

Da mesma forma, não diga “não estamos em casa agora’” no correio de voz ou evite deixar mensagens de e-mail que indiquem que você está de férias.

Tenha película de controle solar (insulfilm) instalado nos vidros.

Se você quer matar dois coelhos com uma cajadada só, como se diz no ditado popular, uma ótima pedida é a instalação de insulfilm arquitetônico nos vidros. Além de diminuir muito o calor, as películas diminuem a visão interna do ambiente, deixando sua casa mais segura, por chamar menos a atenção dos curiosos.

Compartilhe as fotos das férias apenas quando voltar para casa.

Com o acesso à informação cada dia maior, é fácil qualquer estranho perceber sua rotina acompanhando suas redes sociais. Onde trabalha, onde gosta de comer, quando tira férias. Nós mesmos entregamos nossa rotina de bandeja para os meliantes. Então cuidado com o que posta e qual o grau de acesso que concede em suas contas sociais.

Se você vai ficar fora da cidade por um tempo, peça a alguém para pegar sua correspondência. Você também pode ter sua correspondência retida pelos Correios por até 30 dias, o que significa que a caixa de correio transbordando não colocará um alvo gigante em sua casa.

Reforce as janelas do primeiro andar.

Embora essas travas de janela forneçam uma boa primeira linha de defesa contra intrusos, adicionar alguns reforços nas janelas de fácil acesso é sempre uma boa ideia.

“As janelas e portas do primeiro andar … são os pontos de acesso onde tem mais facilidade de invasão em uma propriedade”, diz ele. Adicionar barras de segurança nas janelas ou mesmo sinos que o alertam quando uma janela é aberta pode atuar como um impedimento eficaz.

Mas não pense que só as janelas baixas é que são alvos. As janelas mais altas precisam de atenção redobrada. Além das travas de segurança, os especialistas recomendam o uso das redes de proteção para janelas, que além de dificultar a entrada de pessoas, ajudam contra quedas de crianças e animais de estimação.

Substitua qualquer janela ou moldura de porta apodrecida.

A madeira apodrecida em torno de suas portas e janelas é mais do que feia – também é um risco para a segurança. “É fácil para um ladrão vasculhar a podridão”.

Substituir rapidamente qualquer moldura de porta enfraquecida por umidade ou cupim por peças sólidas ajudará a manter sua casa mais segura à longo prazo.

Quando o perigo vem de dentro

Falamos muito sobre riscos externos em sua residência, como ladrões. Mas engana-se quem pensa que o perigo só está do lado de fora. Você pode ter uma casa totalmente segura e mesmo assim acontecer uma tragédia dentro do imóvel. Vamos ver alguns casos:

Acidentes com fogo por exemplo.

Queimaduras ou inalação de gás são os campeões no quesito acidentes domésticos. Para evitar isso, você deve manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito as crianças não vão alcançar para puxá-las e você não correrá o risco de passar perto e bater no cabo da panela, derrubando-a. Os botões do fogão também são um risco. Para evitar que seu fogão fique vazando sem que você perceba, se tem crianças em casa, o melhor a fazer é deixar o registro de gás fechado enquanto você não estiver usando o aparelho.

Risco de Quedas

Um acidente com queda é comum para qualquer pessoa, mas no caso de um idoso, o que é uma coisa simples, pode se tornar problemão devido à fragilidade dos seus ossos. Crianças e até mesmo animais de estimação (pela alta curiosidade e hiperatividade) também são mais suscetíveis a acidentes por queda, principalmente de janelas e sacadas.

As crianças porque, quando são muito pequenas, adoram “escalar” as coisas. Então evite deixar móveis próximos de janelas. Ou coloque logo tela em todas as janelas do seu apartamento.

A mesma questão é quando falamos de um pet. Os gatos, principalmente, são animais caçadores e atentos… qualquer bichinho voador pode instigar o bichano a saltar pela janela. E essa história de que “gatos caem em pé” não vai colar se o coitadinho despencar de um andar muito alto.

Com certeza ele vai se acidentar muito. Por isso é importante ter uma rede de proteção instalada em suas janelas e sacadas, e aqui fica o cuidado de verificar o material e o tamanho da trama para que ela seja eficiente para o seu animalzinho.

Mas os adultos também não estão livres desses problemas. Quem já não viu uma faxineira pendurada numa janela, limpando os vidros externos, sem segurança nenhuma?

Veja medidas simples que podem melhorar a segurança do imóvel:

  • coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer;
  • barras também devem ser colocadas no banheiro ao lado do vaso sanitário e nas paredes próximas ao chuveiro;
  • Instale redes de proteção nas janelas, sacadas e escadas;
  • deixar todos os cômodos sempre bem-iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.
  • Se você tem piscina, é recomendável colocar uma tela de segurança ou uma cerca de proteção que limite o acesso de pessoas e animais próximo à agua.

Cuidados simples que vão transformar sua casa em um ambiente mais seguro, trazendo uma proteção extra para você e a todos que você ama. Em todo caso, é sempre bom ter garantias para quando algo acontecer, por isso não deixe de fazer um seguro residencial para que você esteja resguardado de acidentes e conte com apoio especializado num momento de emergência.