As tatuagens estão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. O que era considerado motivo de estranhamento em tempos passados, hoje é tendência de moda. Segundo um estudo feito pela Sebrae, o setor de tatuagens no ano de 2017, cresceu aproximadamente 24%, confirmando a afirmação de que as tatuagens são a tendência da moda atual e futura!
Muitas pessoas ainda associam a tatuagem, a juventude, considerando-a moda passageira, mas tatuar partes do corpo é um hábito antigo realizado pelos nossos ancestrais. Estudos feitos por especialistas, indicam que os povos egípcios, maoris e até polinésios utilizavam as tatuagens como forma de representação de algo importante, homenagem ou até como forma de classificar as pessoas. A trajetória das famosas tatuagens é muito mais antiga do que se imagina. Para termos breve noção do quanto essa prática é antiga; recentemente especialistas encontraram uma múmia do Similaun, de aproximadamente 3100 a.c., com 61 tatuagens gravadas em seu corpo.
Como pudemos perceber ter uma tatuagem é considerado importante para os diferentes povos de diferentes idades. A tatuagem é a representação ilustrativa de algo que o indivíduo considere especial, por isso escolher a tatuagem certa é fundamental. Além de que os cuidados após a realização do procedimento, são necessários para evitar problemas como, inflamações na tatuagem. Fique atento!
Evolução nas técnicas de realização da tatuagem
Fazer uma tatuagem não era tão simples como é hoje, especificamente pelo fato de que nos tempos antigos lá pela década de 50, os meios tecnológicos disponíveis hoje para tatuar, não existiam.
Mas e como se fazia tatuagem?
Antes da revolução tecnológica nos aparelhos para tatuagem, os recursos eram limitados, por isso utilizava-se instrumentos pontiagudos, para perfurar a pele e a ilustração desejada era criada detalhe por detalhe. Para colorir a perfuração feita na pele, os povos antigos passavam carvão e noz moscada por cima de cada furo.
Fazer uma tatuagem hoje é considerado por muitos um procedimento dolorido, imagine nas décadas passadas! Daí também o motivo das tatuagens serem consideradas artifícios de honra de quem as possuía.
Mas como quase todos os instrumentos estéticos antigos, com a chegada da tecnologia e seus recursos incríveis, as máquinas de tatuar evoluíram consideravelmente, assim como também as técnicas de tatuar foram aperfeiçoadas, dando espaço a criação de vários etilos personalizados.
Estilos de tatuagem
Aquarela: Esse tipo de tatuagem reproduz na pele, pinturas previamente diluídas em água. Esse é considerado um dos estilos mais complexos, pois utiliza-se diferentes métodos e cores na composição dessa tatuagem.
Esse tipo de tatuagem por ser bem colorida, necessita de manutenções constantes.
Old School: Considerado clássico com referências na cultura oriental. Suas características principais são, linhas grossas, poucos detalhes e cores.
New school: As características dessa tatuagem são, traços grossos, mais detalhadas, modernas e com mais cores
Fotorrealismo: Esse estilo de tatuagem busca fazer a representação perfeita da imagem de uma pessoa, de uma paisagem ou de um objeto. Para essa tatuagem os detalhes e a precisão são fatores primordiais.
Existem vários outros estilos de tatuagem, escolha o que melhor atenda suas necessidades e desejos.
Tatuagens hoje em dia
As tatuagens além de ganharem mais espaço e aceitação na sociedade, estão ganhando mais apoio quanto a regulamentação e normas de vigilância. Tornando a realização de uma tatuagem, algo cada vez mais seguro.
Estima-se que no Brasil cerca de 59,9% das pessoas possuem alguma tatuagem em alguma parte do corpo, ou seja, mais da metade da população brasileira hoje tem tatuagem.
E quando a tatuagem não agrada?
O número de tatuados cresceu grandemente e isso é fato, mas você sabe quantas das pessoas que fizeram uma tatuagem não gostaram do resultado?
Fazer uma tatuagem é uma escolha que deve ser feita com calma, cuidado e essencialmente com atenção. Qualquer detalhe errado, pode fazer com que a tatuagem dos sonhos se torne seu maior pesadelo.
Mas nem tudo está perdido! Hoje o mercado estético disponibiliza diversas técnicas de remoção de tatuagem, que podem solucionar o problema das tatuagens desagradáveis.
Remoção de Tatuagem a laser
A remoção de tatuagens acontece por meio de disparos contínuos feitos por um laser dessa especialidade, que tem capacidade de provocar fragmentação na área tatuada. Para uma remoção eficaz o equipamento estético deve possibilitar a emissão de pulsos rápidos capazes de atingir camadas profundas da pele, como é o caso do laser YAG.
O tempo médio para remoção de uma tatuagem é de 1 a 2 anos, dependendo do tamanho e cores que ela apresenta. Além disso os intervalos necessários para que a pele se recupere são em média de 40 a 60 dias.
Fazer uma tatuagem não é uma decisão que deve ser tomada por impulso, pois além da estética em alguns casos o paciente coloca em risco sua própria saúde. Verifique as condições do local onde realizará o procedimento e as qualificações do tatuador. Todos esses aspectos são necessários para que você obtenha um resultado satisfatório e duradouro.