A vitrine online é uma ferramenta muito importante para as plataformas e-commerce, pois é o lugar onde os produtos serão exibidos em detalhes para os visitantes.
É composta por imagens de diferentes ângulos, com descrição completa e informações adicionais sobre as mercadorias, feitas em formato de vídeo, comentários e resenhas de quem já comprou.
O comércio eletrônico está se expandindo a olhos vistos e, desde 2020, já mostrou que veio para ficar. Ele é muito benéfico para os consumidores porque eles podem comprar o que desejam por um valor mais acessível e receber em casa.
Mas esse crescimento também aumentou a competitividade, e para conquistar espaço nesse mercado, além de oferecer bons produtos e preços acessíveis, é necessário pensar na experiência do cliente com a marca.
Ela envolve aspectos visuais que estão diretamente relacionados com a vitrine online, portanto, saber trabalhá-la é uma questão estratégica para a loja virtual.
Para esclarecer todas as dúvidas em relação ao assunto, neste artigo, será explicado o conceito de vitrine online, sua importância para as plataformas e-commerce, as vantagens que oferecem e como criar uma vitrine de sucesso.
Saiba o que é vitrine online
Vitrine online, também conhecida como vitrine virtual ou vitrine digital, é uma página da loja que se encarrega de exibir os produtos e detalhes sobre eles. Assim como acontece em uma loja física, essa vitrine precisa de produção visual.
Ela precisa estar de acordo com a identidade da marca e atrair a atenção dos usuários. No entanto, o processo de construção de vitrine online é diferente, pois não é necessário incluir manequins, itens decorativos e placas.
Mesmo para as empresas que vendem serviços, como limpeza de telhado a seco, é necessário ter criatividade para atrair os consumidores, e com a vitrine virtual não é diferente.
É imprescindível produzir imagens e elementos gráficos que trazem uma boa experiência visual para o usuário, sendo capaz de encantá-lo e despertar o interesse pelas mercadorias.
Boa parte das lojas online usa as vitrines na página inicial, pois, dessa forma, fica mais fácil destacar os produtos. Entretanto, é perfeitamente possível criá-la dentro do site e em qualquer página.
Um exemplo disso é uma loja que vende roupas e que deseja anunciar o lançamento de uma coleção. Nesse caso, ela pode criar uma vitrine apenas para esses itens, por meio de uma landing page exclusiva.
Importância da vitrine online
A vitrine online é um elemento indispensável para que os consumidores possam visualizar os produtos e fazer suas compras. Por conta da expansão do e-commerce nos últimos anos, investir nessa página é uma forma de aumentar as vendas.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro semestre de 2022, o setor cresceu 5% a mais em relação ao mesmo período de 2021.
Em vista de tanto crescimento, é fundamental investir em maneiras de melhorar a experiência do cliente, como enviar os produtos em sacolas personalizadas e estruturar a vitrine virtual para que eles possam encontrar os produtos facilmente.
Os lojistas que vendem por meio de marketplace podem usar a vitrine da própria plataforma para vender, mas se o foco é ter a própria loja virtual, então, é necessário criar uma página que seja capaz de converter.
Vantagens da vitrine online
A maior vantagem da vitrine virtual é destacar a identidade da marca e deixar os produtos visíveis, com isso, é possível aumentar as vendas.
A personalização deve ser feita de acordo com as características do público e isso ajuda a aumentar as visitas. Entretanto, muitas outras vantagens podem ser percebidas, tais como:
- Giro de estoque;
- Aumento do ticket médio;
- Redução da taxa de rejeição;
- Melhora a experiência de compra;
- Fideliza clientes;
- Eleva ações promocionais.
O giro de estoque acontece porque a vitrine de uma loja virtual que vende máscara personalizada tricoline destaca itens que ficaram parados há muito tempo, para determinados perfis de clientes.
O negócio pode investir em técnicas de compras cruzadas, que acabam por aumentar o ticket médio. Essa técnica é conhecida como cross selling, e utiliza ferramentas que mostram produtos semelhantes àquilo que o visitante escolheu ou visualizou.
A vitrine também pode trabalhar a técnica de up selling, recomendando produtos similares, mas com valor maior e mais funcionalidades.
A taxa de rejeição acontece quando o visitante acessa a plataforma, visualiza a página rapidamente e sai sem realizar nenhum tipo de ação.
É importante estar atento a ela porque pode impactar no posicionamento da loja nos resultados de pesquisa. Se a taxa de rejeição do seu site de vendas estiver muito alta, uma vitrine mais direcionada ao perfil do cliente pode ajudar.
Assim como uma empresa de projeto elétrico sala comercial organiza seu portfólio para apresentar os projetos para os clientes, uma loja virtual deve organizar a vitrine, destacando os produtos que se diferenciam dos demais, pois facilita a navegação.
Quando o cliente se identifica com a marca e gosta da maneira como os produtos estão sendo apresentados, ele pode voltar para comprar mais vezes.
Além disso, a vitrine virtual consegue destacar promoções e novidades, por meio de banners e prazos reduzidos para aumentar o giro de estoque.
Dicas para criar uma vitrine online
A vitrine online, assim como no caso das lojas físicas, deve refletir a identidade visual da plataforma. Ou seja, ela precisa ter o mesmo estilo de comunicação e design utilizados em outros pontos de contato com o público, como as redes sociais.
Este é o princípio básico para criar essa página, entretanto, existem outros aspectos que precisam ser considerados. São eles:
1. Design responsivo
A primeira dica é criar uma página com design responsivo, tendo em vista que os usuários acessam cada vez mais plataformas por meio de celulares e smartphones.
Não importa se a marca vende sementes de crotalaria ou produtos para pets, o design responsivo é importante porque permite que o site se ajuste a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a organização de seus elementos.
2. Usar cores contrastantes
Outra técnica muito utilizada na vitrine virtual são as cores contrastantes e que chamam a atenção do público para as ações que a empresa deseja que eles realizem.
Se a vitrine do negócio está com cores sóbrias, como preto, branco e cinza, procure usar tons contrastantes, como azul e verde, principalmente nos botões de compra, para incentivar os visitantes a realizarem essa ação.
3. Fazer vídeos dos produtos
Além de usar fotos para apresentar o produto, outro bom formato são os vídeos, pois são capazes de levar mais informação para o visitante e consegue destacar a marca de seus concorrentes.
Se for vender, por exemplo, kit shimano deore 30v, crie vídeos para mostrar detalhes e apresentar a mercadoria de maneira atrativa. O recurso deve estar disponível como mais uma opção para quem acessar a vitrine digital.
4. Usar banners e pop-ups
Assim como acontece em uma loja física, o propósito da vitrine online é exibir os produtos de maneira clara e facilitar a navegação.
Uma forma de fazer isso é por meio de um banner ou pop-up, mas eles precisam ser bem organizados para não atrapalhar a navegação e trazer informações relevantes.
5. Investir em boas imagens
O site de um fabricante de adesivo gospel automotivo precisa ter uma boa velocidade de carregamento. Quando a página demora muito para carregar, é bem provável que o visitante desista.
Nesse sentido, otimize a vitrine virtual com imagens de tamanho adequado e outros elementos para que eles carreguem rapidamente e não prejudiquem a experiência do usuário.
6. Fazer boas descrições
As imagens são elementos fundamentais para expor a mercadoria e suas características, mas a descrição é um complemento importante e precisa ser bem trabalhada.
Ofereça riqueza de detalhes ao descrever os produtos, e não se esqueça de aplicar as estratégias de otimização nesses textos porque são eles que vão expor a página no resultado de pesquisa.
Também é importante usar uma palavra-chave correspondente ao produto e que seja usada pelo público na hora de pesquisar. Uma loja de materiais de construção, por exemplo, pode usar a palavra piso elevado residencial para descrever a mercadoria.
Considerações finais
Durante um passeio no shopping ou pelo centro comercial da cidade, a vitrine é o principal chamariz das lojas. É ela que faz o consumidor parar para olhar os produtos e desperta a vontade de comprar.
Por essa razão, também precisa estar presente nas lojas virtuais, pois quando o visitante acessa a plataforma, também precisa ver produtos bem organizados e bem expostos, de acordo com aquilo que procura.
Por meio das dicas deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil organizar a vitrine digital do e-commerce e aumentar ainda mais as vendas.