/O desenvolvimento de sites profissionais no cenário atual
desenvolvimento de sites (1)

O desenvolvimento de sites profissionais no cenário atual

O nosso mundo está cada vez mais conectado e trocando informação ao vivo o tempo todo, é fundamental que pessoas e empresas tenham sua presença online na internet, com informações relevantes e com foco no atendimento das demandas e necessidades do seu público.

Nesse contexto, é indispensável que pessoas e empresas invistam no desenvolvimento de sites e o mantenham, para que assim possam ter a garantia efetiva da sua presença no ambiente on-line, contato com um público maior e cada vez mais crescente.

Mas você conhece os passos e estratégias para criar um web page profissional?

Para te ajudar nessa atividade, elaboramos este artigo com as principais informações que te ajudarão a criar um web-site profissional e com atendimento das demandas do seu público.

Como criar um web site profissional é a primeira pergunta que surge para quem descobriu a importância de um website e deseja criar o web-site da sua empresa ou negócio. Há muito o que se considerar na hora de criar um internet site e no post de hoje vamos falar um pouco sobre tudo isso.

Mas antes de falarmos sobre como criar um web page profissional, vamos entender sobre a importância, para a sua empresa, de tê-lo.

Por que ter um website profissional?

Criar um site é essencial para que sua empresa ganhe visibilidade na Online e, consequentemente, alcance mais pessoas que podem vir a ser clientes do seu negócio. O website funciona como uma vitrine, é lá que você expõe todo o seu trabalho e reúne informações importantes para o seu público-alvo.

Aumentando a visibilidade, você rompe ainda com as barreiras de localização geográfica. Dependendo do seu produto ou serviço, você conquista clientes de várias partes do país e até do mundo.

Ter um Web-site profissional encurta também a distância entre você e seu cliente na resolução de possíveis problemas, na troca de informações. Ou seja, garante praticidade no atendimento ao cliente. Muitas vezes, um cliente, ao entrar em contato com a sua empresa, já esclareceu boa parte de suas dúvidas pelo internet site.

Outra grande vantagem de ter um site profissional é a possibilidade de sua empresa ser “achada” por usuários da internet nos mecanismos de busca do Google. Quando uma pessoa come to a decision adquirir um produto ou serviço é muito comum que ela vá buscar informações no Google e, com um website bem trabalhado, alimentado e estrategicamente pensado de acordo com as técnicas de SEO e do promoting digital, a possibilidade de que esse usuário “caia” no seu web site se torna ainda maior.

Redes Sociais

A interação com as mídias sociais é outro fator relevante para colocarmos sobre as vantagens de se ter um website profissional. Um site pode te ajudar a potencializar os resultados neste canal e vice-versa. Por exemplo, você pode compartilhar um put up do seu web site nas redes sociais e aumentar o tráfego orgânico no seu website ou ainda permitir compartilhamentos dos seus blogposts nas redes sociais dos seus clientes.

A lista de vantagens em criar um internet site profissional é imensa e aqui elencamos, de forma bem resumida e só para você ter uma ideia, alguns dos pontos positivos de um Web-site.

Agora que você já sabe sobre a importância de criar um site profissional, vamos, juntos, aprender por onde começar e como criar o seu.

Defina qual o objetivo do seu internet site profissional

É essencial estabelecer o propósito do seu site, para qual objetivo você está criando-o. Isso porque é a partir deste objetivo que você irá analisar e medir resultados. Do contrário, o Web site será apenas mais uma ferramenta obsoleta na Net.

Um Web page precisa ser desenvolvido para estar em pleno funcionamento principalmente porque não sabemos em que horário ele será visitado ou requisitado pelos visitantes, clientes ou fornecedores.

Por que a sua empresa quer ter um Web-site? Qual o objetivo você tem em mente para criar um site?

Os Web sites podem atender a diversos propósitos:

Web site profissional Institucional

Um web site que tem como principal objetivo estabelecer contato entre a empresa, clientes ou fornecedores. Conteúdos como overlookão, visão, valores, histórico costumam fazer parte desta categoria, além de informações técnicas sobre seu produto ou serviço.

E-Commerce (comércio eletrônico, vendas)

Web-site voltado para comércio eletrônico e vendas. Estabelece a venda de produtos e serviços por meio da Online em uma transação comercial. O e-commerce é um dos mais importantes fenômenos da World-wide-web e em constante crescimento.

Web page profissional como Portfólio

Tem an excitingção de divulgar trabalhos realizados por empresas ou profissionais. É também um web page institucional, mas o principal objetivo é divulgar trabalhos.

Informativos

São sites que tem o objetivo de passar informação, veiculam conteúdos informativos como as notícias, por exemplo. Os veículos de comunicação compreendem essa categoria. Fazem parte dessa categoria os Feeds, weblogs e podcasts.

Web page profissional em forma de aplicativos

Web pages que funcionam como programas de computador. Permitem trabalhar como ferramentas de automação, compartilhamento de informações, produtividade, consultas e análise. Uma agenda, planilhas eletrônicas, editores de texto, são exemplos pertinentes a essa categoria.

Portais de notícias

São web-sites com uma grande diversidade de abordagens. É como se fossem vários web-sites em um só, mostrando diversos tipos de assuntos subdivididos em categoria. Globo.com, UOL, Terra são exemplos.

Classificados

Funcionam como uma espécie de e-commerce oferecendo produtos e serviços gratuitos ou com pequeno custo e estabelecendo a interatividade entre os usuários da rede.

Weblogs

Um website pode fazer parte de um website institucional e abranger conteúdos relativos à empresa, mas sem vehicleáter promocional. Ou pode ser um blog específico, segmentado como, por exemplo, weblogs de viagem, gastronomia and many others.

Enfim, são vários os tipos de web site que podem ser criados. Definir o objetivo te ajuda a desenhar melhor as estratégias para manter o seu Web site sempre bem posicionado.

Cuidado na escolha do domínio do seu site profissional

desenvolvimento de sites (2)

A porta de entrada para o seu mundo individual no ambiente on the web é o seu domínio e, por isso, você deve ter plena cautela na escolha da sua URL — Uniform Source Locator (localizador padrão de recursos), que é mais conhecido como o seu endereço World wide web.

É basic a escolha de um endereço Internet que transmita a sua identidade pessoal ou empresarial, que seja de fileácil memorização e que não seja longo demais (para facilitar a sua digitação em dispositivos móveis, por exemplo).

Ter uma URL amigável é um dos primeiros passos para ter um internet site profissional e que transmita as suas intenções na Net.

Para criar o domínio do seu site você pode:

  • Fazer um brainstorm com a sua equipe
  • Pesquisar as sugestões em web pages próprios para registro de domínios
  • Escolher o melhor nome
  • Finalizar com a compra e registro do seu domínio

Escolher o melhor nome para o seu internet site pode ser um desafio, por isso, leve em consideração estas dicas:

– Prefira os nomes que finalizam em .com.br: é o domínio mais usado e well-known no Brasil, por isso é mais fileácil das pessoas se lembrarem do seu web site.

– Avalie nomes parecidos com o seu e possíveis erros na digitação: Nomes muitos complexos, em outras línguas podem gerar dificuldade nas pessoas na hora de digitar. Nomes parecidos com nomes já existentes também podem causar confusão.

– Prefira nomes curtos: São mais fileáceis de memorizar.

– Evite hifens e números: Aumentam as odds de pesquisarem pelo seu site de forma errada e não encontrarem.

Escolha da hospedagem

A hospedagem ou host é a empresa responsável por armazenar o seu web-site e disponibilizá-lo na Internet para acesso aos seus visitantes e usuários.

A hospedagem de site é um serviço on the internet que permite a publicação de um web page ou aplicação na World wide web. Quando você adquire uma hospedagem, basicamente você está alugando um espaço dentro de um servidor.

Um servidor é um computador fileísico que nunca é desligado para que seu web site ou aplicação esteja sempre on line.

Assim, quando você make a decision criar um novo web page, precisa de um provedor de hospedagem de web site para fornecer espaço em um servidor. Seu provedor armazena todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor.

Assim, a escolha da hospedagem que ofereça serviços com qualidade, maior velocidade e alto nível de disponibilidade (uptime) são fatores fundamentais na hora de criar um web page profissional, de modo a proporcionar uma experiência única ao seu usuário.

Dicas e estratégias para o seu website profissional crescer

Agora que você já viu os passos básicos para iniciar a sua jornada de criação de web-site profissional, é hora de dar continuidade no trabalho, pois a tarefa não acaba depois de ter o site pronto. Muito pelo contrário, para que seu web site se torne cada vez mais profissional, ganhe visibilidade e aumente as suas taxas de conversão, é necessário que você mantenha-se focado em estratégias de crescimento.

Abaixo, algumas dicas valiosas para que seu web-site torne-se referência na internet:

Website responsivo

O acesso aos web-sites utilizando dispositivos móveis (smartphones e tablets) tem superado de forma considerável os acessos em computadores. Assim, para que você crie um website realmente profissional é necessário que adote a responsividade, ou seja, a adequação e otimização do conteúdo a todos os formatos e tamanhos de telas.

Internet sites responsivos melhoram a experiência do usuário e transmitem o cuidado e profissionalismo dos seus idealizadores.

Cuidado com a identidade Visible do seu web page profissional

Assim como o cuidado com o conteúdo, ter cautela com a identidade visual do seu website é basic para ter sucesso em um resultado profissional e que identifique ao seu usuário os aspectos da sua empresa, como as cores, imagens e demais elementos visuais.

Ter legibilidade e clareza visual também é essencial para um internet site profissional, de modo que a filosofia de que “menos é mais” funciona de forma efetiva. Para isso, benefit from cores sóbrias e fontes legíveis.

Quanto à proporção suitable desses elementos visuais, adote uma identidade com no máximo três cores e dois tipos de fontes.

Estudo do perfil do público-alvo e conteúdo para seu site profissional

Para criar um website profissional não basta apenas utilizar as melhores tecnologias, mas também é preciso alcançar o público-alvo de forma correta. Para isso, é preciso realizar o estudo do perfil do seu público-alvo, entender os seus interesses, suas demandas, necessidades e, assim, produzir conteúdos adequados a cada grupo de interesse.

Isso proporciona um web site profissional com foco em conteúdo e informações que realmente são agregadoras e relevantes aos seus usuários. Mas lembre-se de manter a atualização constante dos conteúdos, com periodicidade das publicações, bem como manter atualizada a pesquisa do perfil do seu público.

Estude os concorrentes

Os competidores são uma ótima fonte de inspiração, sobretudo os melhores deles. Você pode conseguir algumas ideias novas e até visualizar como poderia ser o style and design do seu web-site

Promova a interação entre sua empresa e o público

Um web-site profissional deve incorporar ferramentas que permitam a interação entre a sua empresa e o seu público, de modo que a troca de informações e opiniões ocorra de forma sinérgica e efetiva. Isso permitirá que a sua empresa desenvolva produtos e serviços cada vez melhores, bem como promoverá o atendimento das demandas de uma parcela maior do seu público-alvo.

Implemente o Google Analytics no seu web-site profissional

Pode ser difícil tomar decisões importantes sem ter qualquer tipo de dado para visualizar como seu site está se desenvolvendo. É por isso que ter estatísticas sobre o seu projeto é tão importante.

Assim, uma das melhores coisas que você pode fazer é vincular o seu site com o Google Analytics. Lá você terá acesso a informações extremamente relevantes sobre a “aceitação” ou “rejeição” do seu site e dos seus conteúdos de maneira geral.

Melhore a velocidade do seu site

Existe algo mais frustrante que acessar um web page e página demorar para carregar? Você quer acessar algum conteúdo e precisa ficar esperando por minutos uma página carregar! E minutos na World-wide-web valem muito!

Por isso, a velocidade da página e o tempo de carregamento são dois fatores cruciais na experiência do usuário.

Como resultado, um web page mais rápido não apenas tem um Website positioning melhor, mas os visitantes com certeza também ficarão mais felizes de navegar pela sua página.

Use um Protocolo HTTPS para seu web page profissional

O protocolo HTTPS está se tornando o novo padrão de segurança da Online. Os internet sites com esta ferramenta são mais confiáveis e seguros principalmente se lidam com informações importantes dos usuários como senhas e detalhes de pagamento.

Além disso, existem outros benefícios que o HTTPS têm. São eles:

Melhora o Search engine optimisation. Os mecanismos de busca, como o Google, adoram web sites que tenham certificado de segurança SSL instalado. Ter o protocolo HTTPS no seu website é um diferencial que vai melhorar o posicionamento do seu projeto na internet.

Aumenta a confiança. Seus visitantes e usuários vão saber que seu web-site é seguro para guardar informações. Assim, eles vão ficar bem mais dispostos a se cadastrarem na sua página e até fazer compras.

Evita o aviso de internet site não seguro. Desde a versão 68 do Google Chrome, web pages que usam HTTP (sem o “S”) vão receber um aviso de que não são seguros para acesso próximo à URL.

Essas são medidas básicas de segurança recomendável ao criar um site profissional.