Como diz a letra daquela famosa canção, o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Nossas riquezas naturais encantam não só quem vive aqui, mas principalmente quem está fora.
Mas, apesar disso, nossa indústria do turismo simplesmente não decola. Recebemos muito menos turistas do que outros países sem as mesmas belezas e o clima que temos.
A cada eleição, um novo governo tenta desenhar um plano para trazer os turistas ao nosso país e aumentar as receitas, sem sucesso. Afinal de contas, o que é preciso fazer para que nossa indústria do turismo melhore?
Pensando nisso, elaboramos um texto com algumas sugestões que podem ajudar a resolver essa questão. Veja abaixo o que pensamos.
Melhorar a acessibilidade e o transporte aéreo de nosso país
O Brasil é um país de dimensões continentais. Em tamanho, perdemos apenas para nações como Estados Unidos ou Rússia, por exemplo, locais que já aprenderam a lidar com seu tamanho e tem uma boa malha de transporte.
Por aqui, apesar de termos uma boa malha aeroviária, há muitos trechos do país que continuam descobertos, obrigando as pessoas a chegar a esses destinos por terra.
Para os turistas, essas dificuldades não são atrativas. Ninguém quer passar horas em um carro ou ônibus. Por isso, um dos primeiros pontos para melhorar nossa indústria do turismo é melhorar a acessibilidade e o transporte aéreo nacionais.
Investir em segurança
Um de nossos maiores calcanhares de Aquiles é a segurança. As imagens de assaltos e mortes violentas chegam aos estrangeiros, que decidem não vir até o Brasil.
Por isso, melhorar nossa segurança pública é um ponto muito importante para aumentar o número de turistas que recebemos.
Melhorar nossa infraestrutura
Outro problema comum e que afasta muita gente é a falta de estrutura no Brasil. A carência de infraestrutura, se sanada, pode atrair muita gente, já que os serviços básicos funcionariam de forma muito mais eficiente.

Concessão de incentivos fiscais
Há diversos setores da economia que são contemplados com incentivos fiscais, mas o mercado do turismo não está entre eles, apesar de seu potencial para gerar receitas ao país.
Por isso, a concessão desses incentivos, como a redução de taxas e a oferta de descontos a agentes que promovam o turismo pode dar uma energia maior para as pessoas que atuam nesse mercado.
Concessão de incentivos financeiros
O mercado de turismo também precisa de recursos para crescer, principalmente os locais que vão receber esses visitantes. Então, aqui, seria interessante que houvessem incentivos financeiros a estados e municípios.
Isso poderia acontecer, por exemplo, por meio do financiamento de projetos ou de ajuda para o custeio de melhorias em atrações turísticas e práticas que tenham por objetivo chamar mais visitantes a nosso país.
Formação profissional
Por fim, uma medida que pode trazer excelentes resultados ao nosso país é o incentivo à formação e melhor capacitação profissional dos agentes que atuarão diretamente na promoção de ações de turismo.
Como são a linha de frente que receberão os visitantes, esses profissionais precisam dominar muito bem os pontos de destaque dos locais que irão apresentar.