A evolução de novas tecnologias e a chegada da pandemia mudou completamente a rotina de trabalho de milhares de brasileiros, muitos passaram a trabalhar home office, já outras empresas adotaram um sistema de trabalho híbrido, ou seja, durante alguns dias da semana o funcionário trabalha remotamente da sua casa e outros comparece a empresa.
Essa modalidade acabou se tornando extremamente popular, afinal, ela consegue equilibrar o conforto e praticidade do home office, com a maior produtividade do trabalho presencial.
Dessa forma, fazendo com que diversas empresas como as que trabalham com plataforma niveladora de doca, por exemplo, adotassem essa metodologia em seu cotidiano.
Mas agora com a pandemia se encerrando sempre fica a questão, será realmente que o trabalho híbrido se tornará uma nova tendência?
No texto de hoje vamos abordar tudo sobre ele, preparado? Então vem com a gente!
O trabalho híbrido é uma nova tendência pós pandemia?
De forma direta sim, o trabalho híbrido é uma nova tendência que vem surgindo no período pós pandemia, para se ter uma noção, de acordo com pesquisas essa modalidade é a preferência de 48% das empresas, sendo que delas 58% exigem a presença no escritório de duas a três vezes por semana.
Já em relação aos funcionários, a aprovação desse modelo é ainda maior, chegando a marca de 64,7%, onde grande parte encara esse sistema de trabalho como o ideal no pós pandemia, sendo que destes, 46,8% já trabalham no modelo híbrido, número que tende a aumentar ainda mais.
Como vimos, os números não mentem, essa é sim uma modalidade que vem ganhando força e sendo a preterida dentro do mercado de trabalho como nas empresas que realizam a manutenção de inversores de frequência.
Porque o trabalho híbrido é uma tendência?
O trabalho híbrido vem se tornando uma tendência muito forte devido a sua mescla e por agradar um pouco dos dois mundos presentes, dentro dele, você consegue atuar de forma remota e presencial, coletando os pontos positivos de cada uma dessas modalidades.
Muitas pessoas não acreditam que realmente exista a necessidade de estar presente fisicamente todos os dias da semana, mas que é necessário ter alguns encontros semanais, talvez uma ou duas vezes por semana, ou até mesmo quinzenais, para se reunir e alinhar todos os processos.
Com isso, o colaborador se sente muito mais confortável atuando dentro da sua casa, sem a rotina de transporte estressante, flexibilizando o seu dia e alcançando um conforto muito maior, juntamente com as dúvidas e as reuniões cruciais do presencial, isso unido pode ser a combinação perfeita para o sucesso.
Quais são as vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho?
As principais vantagens do trabalho híbrido se assemelham muito com o sistema home office, como a redução de custos, a comodidade e o ganho de tempo.
Além disso, você consegue também diminuir a rotatividade dos colaboradores e alcançar um equilíbrio tanto para quem prefere o presencial quanto o remoto, trazendo um meio termo aceitável e bem visto em todos os lados.
Por outro lado, as principais desvantagens são os problemas técnicos, até comuns dentro de um trabalho em home office por exemplo, e algumas questões relacionadas ao emocional dos funcionários, que grande parte das vezes não se sentem confortáveis em trabalhar de casa, não mantendo a disciplina necessária para executar essa tarefa.
Como ele está sendo implementado?
Dentre as empresas que estão adotando o sistema de trabalho híbrido, como um negócio que atua com etiquetas personalizadas, 30% exigem uma presença ao menos de três vezes por semana, enquanto cerca de 25%, solicitam cerca de duas vezes.
6% pede para o funcionário ir 1 vez por semana e 4% para estar presente 4 vezes, ou seja, a grande maioria prefere uma divisão mais correta, com ou 3 ou 2 dias de trabalho presencial e o restante remoto, trazendo ainda mais equilíbrio como já havíamos comentado.
Para que o híbrido funcione de forma efetiva, é preciso que o funcionário esteja de acordo e se adapte às tecnologias presentes, ou seja, é preciso realizar um certo investimento para fazer com que todo o trabalho funcione de maneira efetiva.
E você trabalha com o modelo híbrido? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar o texto caso tenha curtido, até a próxima!
Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais