Conheça os tipos de capacetes permitidos pela lei e veja qual das opções se encaixa melhor em suas necessidades e interesses estéticos
Na última década, os capacetes para motociclistas evoluíram muito, tanto nas funcionalidades e características técnicas como nas linhas de estilo, que vão desde as opções vintage até capacetes street femininos cheios de acessórios e designs diferenciados.
Para conduzir a moto dentro das leis de trânsito é preciso usar capacete, mas, para garantir segurança, conforto e estilo, é fundamental saber como escolher o tipo que mais se adequa às suas necessidades e interesses estéticos.
É um equipamento de segurança obrigatório, em que a lei exige modelos específicos e certos acessórios, como a viseira e alça de travamento, por exemplo.
Então, para que você escolha um modelo permitido dentro do que deseja, vamos te mostrar os tipos de capacetes para motociclistas permitidos pela lei.
Boa leitura!
Capacete fechado
Este é o tipo tradicional, conhecido por todos e usado há muitas décadas. Esses capacetes são os mais comuns, fechados no queixo, com viseira e podem ser encontrados facilmente em modelos mais acessíveis ou de alto valor.
Pode ser considerado o capacete ideal, por entregar boa proteção ao motociclista em quaisquer situações, seja na rua, na estrada ou na pista de terra.
Existem opções que priorizam o conforto do condutor, com dutos de ventilação, forro antialérgico e viseira antirreflexo.
Capacete aberto
Também conhecido como jet por ser parecido com os capacetes dos pilotos de caça, o tipo aberto protege o início do pescoço, nuca, testa e têmporas, deixando a face do condutor livre. Algumas opções possuem aba, como um boné, e podem ser encontradas com ou sem viseira.
No caso da opção sem viseira, é preciso que o condutor utilize algum tipo de proteção para os olhos, como óculos de segurança ou específicos para motociclistas que utilizam capacete aberto.
É um tipo de capacete para as pessoas que priorizam conforto, por serem leves e abertos, tirando aquela sensação de aperto na cabeça, melhorando a visibilidade e facilitando a respiração. Apesar disso, não protegem os queixos e as mandíbulas nas quedas.
Devido a essas características e baixo nível de segurança para o condutor, os capacetes abertos são mais indicados para condutores de motos leves ou scooters, já que essas motocicletas têm menos chances de se envolver em acidentes graves devido à baixa potência e velocidade controlada.
Capacete misto
É um tipo de capacete fechado com queixeira removível, ou seja, um mix entre o tipo aberto e o fechado.
Capacete escamoteável
O tipo escamoteável ou modular, é um capacete fechado com um mecanismo que permite que sua parte frontal seja totalmente levantada, se transformando num capacete aberto.
Este é o tipo de capacete utilizado pelas forças policiais e também muito escolhido pelos motoboys por proporcionar segurança equivalente aos modelos fechados e ter a praticidade de poder abrir o capacete e mostrar o rosto sem precisar tirá-lo da cabeça.
É importante ressaltar que não é permitido utilizar o modular aberto se a motocicleta estiver em movimento, pois se enquadra na mesma infração de conduzir com a viseira aberta.
Capacete Cross
É uma versão do capacete fechado otimizada para a prática de motocross, rally e outras modalidades de off road. Apesar disso, é muito utilizado na rua ou estrada pela alta proteção e conforto que entrega.
Entre as principais características estão a proteção aumentada para o queixo e a mandíbula, aba para proteção solar, entradas de ar maiores e dutos mais eficientes. Além disso, o capacete cross não vem com viseira, tornando obrigatório o uso de óculos de proteção no trânsito.
Pronto, agora você conhece os tipos de capacetes permitidos pela lei, acessórios obrigatórios e modo de uso adequado para cada um deles.
Lembre-se, acima de estilo e conforto está a proteção. Portanto, ao escolher um modelo, é preciso ter um equilíbrio entre segurança, praticidade e aparência do capacete.