Os aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia inverter oferecem uma economia de até 70% em comparação aos aparelhos tradicionais.
O ar-condicionado contribui bastante para o conforto térmico de qualquer ambiente, sobretudo durante as noites e os dias mais quentes. No entanto, para aproveitar o aparelho ao máximo, é muito importante escolher o modelo adequado para o espaço em questão.
Para tomar a melhor decisão, é preciso se informar sobre cada um dos modelos disponíveis no mercado. Entre eles, um dos principais é o ar-condicionado split inverter.
Pensando nisso, neste artigo, reunimos as principais características desse tipo de aparelho e também informações sobre a tecnologia em si. Confira!
Características do ar-condicionado split inverter
A tecnologia inverter foi desenvolvida com o intuito de diminuir o consumo de energia dos aparelhos split, e o segredo do ar-condicionado split inverter está no controle da velocidade de seu compressor.
Quando a temperatura interna atinge o valor selecionado, o compressor não desarma, mas tem a velocidade reduzida. Assim, a temperatura ambiente é preservada e, quanto menor for a quantidade de calor a ser retirada do espaço, menor será a velocidade do compressor — e vice-versa.
Além disso, como o compressor trabalha uma quantidade de tempo menor em potência máxima, o consumo de energia é reduzido significativamente. Portanto, na hora de comprar um novo aparelho de ar-condicionado, vale considerar o modelo inverter como opção.
Isso porque os aparelhos inverter são mais econômicos e, dependendo de suas especificações técnicas, podem consumir até 70% menos energia em comparação aos modelos tradicionais.
Entre as demais vantagens do modelo, podemos destacar:
- vida útil: tende a ser maior, uma vez que o compressor não sofre com o desgaste de ligar e desligar com frequência;
- funcionamento: o aparelho funciona mesmo se a temperatura externa estiver abaixo de zero;
- inovações: os fabricantes estão sempre inovando e procurando aliar a tecnologia a outras características, como gás ecológico, mais silêncio, filtros diferenciados e visual moderno.
Diante de todos esses diferenciais, é esperado que o ar-condicionado split inverter seja um pouco mais caro. No entanto, o custo mais elevado pode compensar devido ao menor consumo de energia.
Vale a pena trocar o meu aparelho por um inverter?
Devido a todos os benefícios mencionados, desde economia de energia até maior vida útil, a resposta é sim. Porém, a decisão é exclusivamente sua.
Fato é que os aparelhos de ar-condicionado split inverter são uma excelente opção de custo-benefício a médio e longo prazo.
O que devo procurar em um aparelho de ar-condicionado split inverter?
De acordo com especialistas, o consumidor que está em busca de um novo aparelho de ar-condicionado, mesmo sendo com a tecnologia inverter, deve se atentar ao selo Procel.
A eficiência energética é indicada por esse selo, que vem em forma de uma etiqueta colada no produto e pode fazer a diferença na escolha do modelo ideal.
O Inmetro fica responsável pelos testes, a fim de determinar a nota de cada aparelho, e somente aqueles que conseguem atingir determinados índices de consumo recebem a identificação.
Outra dica importante é se atentar aos números de consumo de energia (kW/mês). Para chegar a esse valor, é preciso efetuar cálculos a partir do consumo que é indicado para cada produto.
Existem, inclusive, alguns simuladores online oferecidos pelas concessionárias de energia, como a Enel e a Light.
Com uma conta de energia e o número de kW/mês em mãos, é perfeitamente possível saber, em dinheiro, quanto esse consumo significa e, dessa maneira, comparar os diferentes modelos.
Por fim, a quantidade de BTUs é outro fator importante, pois indica a potência do aparelho de acordo com o espaço em que ele será instalado. Ou seja, quanto maior for o ambiente, mais BTUs são necessários. Portanto, avalie essa questão.