/Saiba como funciona o alistamento militar no Brasil
alistamento militar

Saiba como funciona o alistamento militar no Brasil

Todo brasileiro do sexo masculino, ao completar 18 anos, deve procurar fazer o alistamento militar obrigatório

O alistamento obrigatório militar é uma realidade para todos os brasileiros do sexo masculino. A partir dele, é possível começar na carreira de militar, que também pode ser percorrida por meio das escolas militares, desde o Ensino Médio. Por isso, fica claro que o treinamento e a carreira nesta área vai bem além do uso de equipamentos táticos no dia a dia.

Neste texto entenda melhor como é o funcionamento do alistamento militar no Brasil, quais são suas etapas e as possibilidades de percurso para desenvolver uma carreira militar no país.

O que é?

O alistamento militar é um dever cívico que todo brasileiro do sexo masculino deve passar. É por meio dele que se cumpre a Lei do Serviço Militar e se cumpre o Art 143 da Constituição Federal de 1988. Basicamente, o Serviço Militar consiste na realização de diversas atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, que incluem Marinha, Exército e Aeronáutica.

A obrigação para com o Serviço Militar tem início em 1º de janeiro do ano que o brasileiro do sexo masculino cumpre 18 anos de idade. Ele subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

Quais são as etapas do alistamento?

O processo pode ser dividido em cinco etapas. A primeira delas é o alistamento, que pode ser feito tanto online quanto na Junta de Serviço Militar do município. Esse alistamento deve ocorrer entre janeiro e junho do ano que o jovem completa 18 anos. Caso compareça presencialmente na Junta de Serviço Militar, ele deve portar certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração assinada) e também um documento oficial com foto.

Ao terminar essa etapa, o candidato recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Em seguida, vem a Seleção Geral, no qual é feita uma avaliação inicial para verificar se o candidato apresenta as condições necessárias para ingressar nas Forças Armadas, sendo que ele pode ser dispensado ou designado. Caso seja a segunda opção, é nesse momento que é feita a escolha da Força Armada que deseja servir.

A terceira etapa é a designação, na qual ele deve se apresentar ao quartel mais próximo de onde reside. Em seguida, há a Seleção Complementar, que parece a Seleção Geral, mas é mais específica. Ela inclui testes de aptidão física, realização de exames médicos e entrevistas com os convocados.

Por fim, a etapa final é a incorporação, momento em que o candidato torna-se um recruta e integra as fileiras das Forças Armadas. É neste momento que, de fato, a carreira militar se inicia.

Carreira militar no Brasil

Uma possibilidade de participar e receber o treinamento das Forças Armadas brasileiras, desenvolvendo sua carreira militar, é por meio de academias e colégios específicos para a formação de novos oficiais. Já é possível que o interessado se matricule, ainda no Ensino Médio, nas escolas que façam parte da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Ao ingressar nelas, ele já convive com o cotidiano acadêmico militar. Além do ensino, ele já integra na sua rotina métodos disciplinares, o uso de vestuário específico e apropriado (uniforme) e a prática de atividades físicas com o objetivo de melhorar o seu condicionamento.

A depender do desempenho do estudante, ele pode ingressar nas Academias de Formação de Oficiais, ou Escolas Preparatórias. Elas realizam processos seletivos anuais para escolher novos alunos, por meio de provas com questões objetivas, testes de aptidão física e exames de saúde. Essas instituições têm ensino reforçado e de qualidade, além de ter uma preparação mais especializada no que diz a prática esportiva. A duração do curso é de cerca de três anos.

Por fim, há também a possibilidade de cursar a graduação em instituições ligadas às Forças Armadas. Assim como as Escolas Preparatórias, essas instituições realizam processos seletivos anuais, que incluem provas com questões objetivas, elaboração de redação e avaliação médica e de condicionamento físico.

Nas academias, os estudantes recebem treinamento militar básico por meio de formação técnica e formação acadêmica, recebendo a titulação de Oficial Militar. No geral, é um curso que dura quatro anos.