O inverno, para muitos, é uma das épocas mais aconchegantes do ano. Contudo, é importante lembrar que os bebês são extremamente sensíveis e quando não recebem os devidos cuidados é comum surgirem doenças que podem prejudicar sua saúde. As roupinhas do pequeno são essenciais para que ele possa aproveitar essa temporada junto com os papais, mas sabemos que com tantas opções disponíveis podem surgir diversas dúvidas sobre a melhor forma para vesti-lo. Sendo assim, no post de hoje vamos te ajudar a escolher as roupinhas ideais para que seu bebê, além de ficar protegido, também possa se divertir.
Entendendo os cuidados
O primeiro passo é entender o porquê de os pequenos precisarem de mais cuidados durante o inverno. A pele dos bebês e principalmente dos recém-nascidos é muito fina e sensível, fazendo com que naturalmente sintam mais frio do que os adultos. Além disso, eles ainda estão desenvolvendo a capacidade regulatória da temperatura corporal, isso quer dizer que eles acabam perdendo muito calor, principalmente nas extremidades, sendo necessário utilizar roupinhas com tecidos adequados para que eles se sintam quentinhos e confortáveis.
Melhores tecidos
Como falado, não basta apenas colocar várias camadas de roupas no bebê, elas devem ser fabricadas com o tecido certo, ou seja, 100% algodão. Isso porque, ao contrário dos tecidos sintéticos, o algodão provém de fibras naturais que permitem a respiração da pele sendo mais saudável e confortável. Sendo assim, é possível evitar alergias e aquelas pequenas bolhas que podem surgir quando o suor não é eliminado corretamente, seja pelo fato de o bebê estar com roupas apertadas, com muitas camadas ou até mesmo por utilizar tecidos sintéticos.
Além disso, o algodão, mesmo permitindo a pele respirar, não deixa de manter o pequeno quentinho. Para o inverno, os tecidos mais indicados são suedine e moletom peluciado 100% algodão, visto que são mais grossinhos fazendo com que seu pequeno fique protegido e estiloso.
É interessante lembrar também que tecidos em algodão possuem maior elasticidade, facilitando tanto o momento da troca, quanto o desenvolvimento do bebê, visto que ele pode se movimentar sem qualquer limitação. Por fim, mas não menos importante, o algodão é mais fácil de limpar, o que acaba agilizando o dia a dia dos papais.
Como vestir o bebê no inverno?
Bom, agora que você entendeu que deve procurar tecidos 100% algodão e que no inverno os mais indicados são o suedine e o moletom peluciado, vamos explicar como você pode vestir seu pequeno para que ele fique sempre protegido.
A primeira dica é não agasalhar o bebê de forma exagerada para que ele não fique incomodado com o calor, sendo esse o erro mais comum dos pais. O ideal é que a temperatura corporal varie entre 36,5 e 37,2 graus e para verificar você pode tocar seu pescocinho, que não deve estar quente demais, frio ou suado. Como falado, as extremidades costumam perder mais calor e por isso a temperatura não deve ser avaliada por meio delas.
A melhor forma para vestir o pequeno no inverno é em camadas, pois assim, além de ser mais fácil retirar ou acrescentar uma peça ele fica ainda mais protegido. Por isso, siga a ordem de body, calça, macacão longo ou com abertura frontal e se estiver mais frio cubra-o com um cardigan ou casaco. Quando quiser, você ainda pode vesti-lo com uma jardineira por cima de um body ou macacão para que ele mantenha seu estilo e fique quentinho. Além disso, os conjuntos de casaco e calça com moletom peluciado ajudam a manter o pequeno protegido sem precisar acrescentar muitas camadas de roupas.
Fique sempre atento aos sinais de seu bebê, pois se ele estiver muito agitado sem motivo aparente, com as bochechinhas mais vermelhas e como falado, com o pescoço muito quente, é recomendado retirar uma peça de roupa e ir observando o comportamento. Agora, você ainda pode verificar a região do tórax, visto que se ela estiver gelada é necessário acrescentar mais camadas.
Na hora de dormir, é fundamental que seu pequeno esteja confortável para ter uma noite de sono tranquila e por isso, evite utilizar cobertores, pois estes podem causar sufocamento. Sendo assim, siga as regras das camadas, mas sem exagerar, optando por um body e macacão longo com abertura frontal. Esse último modelo é muito prático e facilita com que você realize as trocas de forma rápida sem precisar deixar o peitoral de seu pequeno descoberto, o que pode acarretar em gripes e resfriados.
Viu como vestir o bebê no inverno não é difícil? Lembre-se de optar por roupinhas 100% algodão e por tecidos como suedine e moletom peluciado, já que são mais grossinhos, mas ainda permitem que a pele do bebê respire com facilidade. Com essas dicas, além de estilo, seu bebê irá estar totalmente protegido contra o frio, e conseguirá aproveitar todos os momentos e passeios com a família.