/Quais os tipos de fondues e como servir
fondue

Quais os tipos de fondues e como servir

Saiba mais sobre essa receita de origem suíça tão apreciada no inverno.

Com a chegada do frio, é natural que as pessoas busquem por alimentos quentes e, sobretudo, saborosos. Um dos pratos mais procurados, então, é o fondue, comida que veio da Suíça e já ganhou o gosto de muitos brasileiros.

Sendo assim, vale a pena revisar o cardápio e ver nessa iguaria uma possibilidade de atrair ainda mais clientes. Lembrando que os ingredientes usados devem ter sempre boa qualidade, independente se você vai comprar no atacado ou no varejo.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o fondue, sua história e, é claro, diferentes formas de servi-lo, incluindo a receita tradicional, feita à base de queijo, até uma versão vegana.

O que é o fondue?

A origem do fondue remonta ao período da Segunda Guerra Mundial e surge como uma alternativa para que camponeses suíços, moradores de regiões montanhosas, pudessem se alimentar sem a necessidade de enfrentar o frio ou o confronto armado.

Por serem exímios produtores de leite, sempre restava algum pedaço de queijo que poderia ser derretido para se criar um creme com o kirsch (bebida alcoólica à base de cereja negra). O resultado era um alimento saboroso e nutritivo que seria embebido em pedaços de pão.

O significado da palavra fondue é fundir, isto é, derreter. Atualmente, ele é servido em uma espécie de panelinha que fica suspensa pelo réchaud (base) e é mantida aquecida por um acendedor. Para servir, são usados pequenos garfinhos, semelhantes à mini espetos.

Lembrando que o aparelho de fondue deve ser compatível com o número de pessoas à mesa e que, além dos garfos, sejam disponibilizados pratos, garfos e facas para serem usados na hora da refeição. Para acompanhar, a dica é servir vinhos, sejam eles brancos ou tintos.

Fondue de queijo

O típico fondue é feito com queijo gruyère ou emmental. Essas duas variedades de queijo são tradicionais na Suíça e são as mais recomendadas para esse tipo de receita.

O motivo é a consistência que tais queijos têm quando são aquecidos. Ao contrário da mussarela, por exemplo, eles conseguem se aderir facilmente ao alimento (como um pedaço de pão ou uma torrada) sem ficar repuxando como um chiclete.

Fondue de carne

Um acompanhamento diferenciado e muito saboroso que também pode ser servido no fondue é a carne. O mais indicado é filé mignon bovino cortado em cubinhos, mas a carne também pode ser de frango, porco, cordeiro ou até mesmo camarão.

O diferencial aqui é que essa carne é que vai ser frita na panelinha de fondue em vez do queijo. Para acompanhar, sirva com molhos, como os de queijo e cebola, molho tártaro, americano e oriental.

Fondue de chocolate

Uma opção um tanto quanto romântica é o fondue de chocolate com frutas. As mais comuns para serem apreciadas são morango, uva, banana e kiwi, mas tem quem goste de inovar usando framboesa, maçã e até mesmo tangerina.

A escolha do tipo de chocolate vai ser determinante para um bom fondue, por isso dê preferência a produtos de qualidade. O ideal é que seja meio amargo, derretido em banho-maria e misturado ao creme de leite. Só depois é que ele vai para panelinha.

Fondue de doce de leite

Outra possibilidade para quem não abre mão da doçura nem no fondue é a opção com doce de leite. A mistura será do doce, creme de leite, um pouco de conhaque e sal ou flor de sal para equilibrar o sabor.

Leve tudo ao fogo brando e misture bem, até esquentar. Depois é só colocar na panelinha e servir com morango, banana ou queijo cortado em cubinhos. É de comer rezando!

Fondue vegano de mandioquinha

Para atender a todos os públicos vale a pena inserir uma versão vegana no cardápio, isto é, sem nenhum ingrediente de origem animal, sem perder o sabor e a consistência própria de um fondue.

O creme vai ser feito com castanha de caju, mandioquinha cozida, azeite de oliva, polvilho azedo, polvilho doce, levedura nutricional, sal e água – tudo batido no liquidificador. Depois é só levar o molho para a panela com o vinho branco já em ponto de fervura e misturar bem.