Você já ouviu falar sobre esse chá? Se sim, saberia dizer quais são os benefícios da ayahuasca? Caso você esteja pensando em consumir, é interessante que você saiba algumas questões sobre ele. Por isso, no artigo de hoje, falaremos com mais detalhe sobre esse assunto. Não quer ficar de fora? Então acompanhe até o final!
Quais os benefícios da ayahuasca? Para o que ela serve? Quando devo utilizar? Há contraindicação? Todos esses questionamentos são comuns para alguém que quer fazer o uso desse chá. E, para não restar nenhuma dúvida, elaboramos esse artigo respondendo às principais perguntas sobre ele. Então, fique neste artigo!
O que é ayahuasca?
Antes de falarmos dos benefícios, precisamos falar sobre o que ele é. Afinal, infelizmente, algumas pessoas possuem o conceito errado a respeito dessa bebida. Muitos acham que é uma droga. Outros, ainda que saibam que seja um chá, consideram os seus efeitos análogos ao uso de uma droga. Mas será que é desse jeito?
De maneira prática, essa é uma bebida “enteógena”. Ou seja, uma planta capaz de alterar a percepção da consciência. De acordo com algumas culturas, ele induz o estado xamânico, ou êxtase. No entanto, não se trata de nada ilícito ou composto de alguma droga.
Na realidade, trata-se de uma combinação de videira com várias outras plantas. Tanto a produção quanto consumo são feitos por todo o mundo, em especial em países ocidentais. Contudo, ela é muito associada a grupos sociais e de religiões. Ademais, ela é tida como uma planta medicinal dos povos da Amazônia.
Esse é considerado medicinal?
Esse chá é constante alvo de pesquisas científicas. Inclusive, há alguns anos, ele era muito mal interpretado. Mas, como citado no tópico anterior, o chá sempre foi considerado como medicinal entre o povo amazônico. Contudo, outros médicos já estudaram as propriedades da planta.
Atualmente, muitos deles consideram os efeitos proporcionados pelo chá e, por isso, ele é considerado sim uma planta medicinal. E, como é com qualquer outra coisa desse gênero, existe uma forma certa de se utilizar. Ainda que seja alvo de pesquisa, ela não é compreendida por completo.
Então, o seu uso deve ser feito com suporte de alguém que entende da planta. Tanto que esse é o motivo pelo qual as pessoas vão até alguma tribo indígena, pois eles possuem mais conhecimento acerca dessas ervas.
Como utilizar o chá de ayahuasca?
Esse chá deve ser ministrado por alguém que entende do assunto, e nunca sozinho. Afinal, como já pontuado, ele causa o que algumas pessoas chamam de “visão”. E ainda que as pessoas que já fizeram o seu uso afirmam estarem cientes de tudo, deve-se estar acompanhado de alguém que entenda das reações.
Geralmente, se usa a ayahuasca como um ritual de limpeza. Para tal, existe todo um preparo. Cada pessoa deve consumir a quantidade correta do chá, nem mais, nem menos. Ademais, ele as pessoas consomem em “etapas”. Ou seja, toma-se um pouco do chá em intervalos curtos.
Como o chá é atrelado de religiosidade e certo misticismo, cada tribo pode possuir um ritual diferente. De qualquer forma, deve-se respeitar cada rito.
Quais os benefícios da Ayahuasca?
Cada pessoa reage de forma diferente ao chá. Afinal, cada organismo irá enfrentar o chá de uma maneira diferente. No entanto, há um “padrão” de benefícios que as pessoas que consumiram essa bebida informam. Mas, indo pela linha mais medicinal, pode-se utilizar o chá para tratar os seguintes problemas:
- Depressão;
- Síndrome do estresse pós-traumático;
- Vícios.
Agora, indo para uma linha um pouco mais subjetiva, é possível coletar vários relatos de pessoas que tiveram uma boa melhora do seu quadro psíquico. Como a ayahuasca causa algumas visões, ele pode transportar a pessoa para algum momento específico, como infância.
E, como o chá permite obter uma visão mais ampla e consciente das coisas, torna-se possível resolver alguns traumas mentais de infância, por exemplo. Não é à toa que muitas pessoas afirmam se sentir mais leve depois dessa sessão. O chá permite ampliar a consciência e tratar de problemas não resolvidos.
Ademais, outras pessoas relatam se sentir mais conectados com a própria essência. Consigo mesmo. A ayahuasca causa um momento de grande introspecção e reflexão. Então, durante esse processo, as pessoas passam a conhecer mais de si mesmo, possibilitando reconectar-se com a própria natureza e missão na terra.
O chá possui alguma contraindicação?
A principal contraindicação é em relação ao uso indevido. Ainda que o chá seja capaz de tratar vários traumas, você deve consumir sempre com alguém que entende melhor das propriedades da erva. Ademais, ao ingerir o chá, é normal ter náuseas, vômitos ou diarreia.
Esses efeitos são mais normais de acontecer logo após a sua ingestão ou durante as visões. Outras pessoas dizem sentir suor excessivo, tremores, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Portanto, o chá sempre deve ser utilizado com observação de alguma pessoa entendida do assunto.