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People Analytics

People Analytics: O que é e como aplicar em sua empresa?

Saiba como o People Analytics pode otimizar os resultados de sua empresa, aqui neste artigo!

Maximize o poder de sua força de trabalho com gerenciamento de recursos humanos baseado em evidências.

Ao utilizar o People Analytics para analisar e alavancar dados de funcionários de sua empresa irá produzir resultados mensuráveis, e com os seus dados de abordagem, você pode fazer escolhas estratégicas informadas para aumentar o desempenho, melhorar o envolvimento dos funcionários e evitar atrito.

A análise de negócios para gerenciamento de recursos humanos pode ser uma perspectiva esmagadora para organizações que não têm nenhuma experiência nisso.

Este artigo definirá a análise de pessoas, explorará seus benefícios potenciais e sugerirá maneiras de implementar a análise de pessoas como parte de sua estratégia de RH.

O que é People Analytics?

Também conhecida como análise de RH ou análise da força de trabalho, a análise de pessoas é um campo em crescimento no mundo dos negócios. Na verdade, mais de 70% das empresas estão atualmente fazendo investimentos em seus departamentos de análise de pessoas e colocando como pré-requisito em vagas de emprego os candidatos que tenha concluído o curso de people analytics.

Antes de mergulhar em como sua organização pode aproveitar o poder de uma estratégia de RH baseada em dados, vamos estabelecer o que significa a análise de pessoas. Uma revisão baseada em evidências de análises de RH define o termo da seguinte forma:

“A análise de RH consiste em uma série de processos, habilitados pela tecnologia, que usam métodos descritivos, visuais e estatísticos para interpretar dados de pessoas e processos de RH. Esses processos analíticos estão relacionados à ideias-chave, como capital humano, sistemas e processos de RH, desempenho organizacional e também consideram dados de benchmarking externos”.

Como implementar o People Analytics em empresas?

Agora que você entende o que é a análise de pessoas, vamos ver como implementar uma estratégia de análise de pessoas.

Etapa 1: Estabeleça uma Meta

A primeira etapa depois de decidir usar a análise de pessoas em sua estratégia de RH é estabelecer quais questões sua organização precisa enfrentar. A análise de RH pode ser usada para melhorar muitas métricas diferentes, desde retenção e  engajamento de funcionários até aquisição de talentos de qualidade.

Observe os pontos problemáticos e estabeleça metas realistas. É melhor se concentrar em um problema de cada vez e adaptar especificamente sua estratégia de análise de pessoas. Use uma métrica específica para identificar problemas e encontrar soluções. Aqui estão algumas das áreas onde as empresas podem usar a análise de pessoas para produzir resultados mensuráveis:

Recrutamento: a análise de pessoas pode ser usada de várias maneiras durante o processo de contratação e recrutamento para garantir que sua organização contrate consistentemente funcionários de alta qualidade. As empresas podem usar  a análise de dados  para revisar as qualificações dos funcionários, selecionar candidatos, estabelecer escalas de pagamento competitivas e medir o sucesso de candidatos em potencial.

Igualdade de remuneração: garantir que os funcionários sejam pagos de forma justa com base na experiência e no desempenho – e não em fatores como gênero e raça – é essencial.  Ainda existe uma disparidade salarial entre funcionários do sexo masculino e feminino, e a pandemia COVID-19 afetou ainda mais a equidade salarial. A análise de pessoas pode ser usada para identificar discrepâncias na remuneração e para estabelecer escalas de pagamento justas e equitativas. Empresas como Panasonic, The Lego Group e Wayfair também usaram análises de pessoas para melhorar sua diversidade organizacional, equidade e inclusão.

Produtividade: se a produtividade for um problema em sua organização, a análise de pessoas pode ajudá-lo a identificar as áreas problemáticas.

Engajamento: o engajamento dos funcionários é um marcador significativo de sucesso da empresa. A análise de pessoas pode ser usada para medir o quão engajada está uma força de trabalho, e a análise preditiva de pessoas pode ser usada para criar modelos que antecipam como várias iniciativas de RH podem impactar os níveis de envolvimento.

Retenção: se sua empresa está tendo altas taxas de rotatividade, a análise de pessoas pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia para melhorar a retenção. A análise pode ajudar sua organização a identificar quais funcionários são mais propensos a sair antes disso e a estabelecer uma estratégia para retê-los.

Absenteísmo: Altas taxas de absenteísmo afetam significativamente as finanças de uma organização. Para isso podem ser usadas análises preditivas de pessoas para mapear cenários e estabeleceram uma diretriz que encorajou os gerentes a serem mais flexíveis com os funcionários que tiravam folgas planejadas.

Etapa 2: coleta de dados

Depois de estabelecer sua meta, a próxima etapa é a coleta de dados. Antes de começar, você terá que decidir quais métricas e KPIs deseja acompanhar. Embora alguns dos dados de que você precisa já estejam disponíveis para você e sua equipe, você também pode implementar uma estratégia de escuta do funcionário envolvendo pesquisas ou questionários como forma de entrar em contato para sugerir mudanças e relatar problemas, por exemplo.

Este também é o momento de montar sua equipe de análise. Alguns dos principais jogadores em uma estratégia de análise completa são engenheiros de dados, analistas de dados, cientistas de dados, etc. Se a sua organização não possui uma equipe de análise de pessoas ou especialista, agora é a hora de contratar ajuda externa. Existem várias agências online que podem ajudá-lo a reunir e analisar dados antes de prosseguir.

Etapa 3: Integração de dados

Sua estratégia de coleta de dados pode ter envolvido a coleta de informações de várias fontes, então a próxima etapa é compilar todas essas informações em um processo conhecido como integração de dados ou relatórios de RH.

Os dados brutos são extraídos das informações que você coletou dos funcionários e, em seguida, transformados em um formato fácil de ler e analisar. Nesse ponto, você pode começar a notar padrões nos dados, mas ainda não chegará a nenhuma conclusão.

Etapa 4: Análise

A próxima etapa do processo é realmente analisar os dados. Nesse estágio, sua equipe identificará padrões relevantes e desenvolverá hipóteses sobre como lidar com os problemas.

É aqui também que entra a análise preditiva. Na análise preditiva, você usa os dados existentes para criar modelos que antecipam resultados futuros. Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é reduzir o absenteísmo, os modelos preditivos mostrarão como as novas iniciativas de RH podem impactar os funcionários que tiram dias de folga não planejados. Nesse ponto, os web designers criam interfaces que facilitam o entendimento dos dados que você apresentará a outros membros de sua organização.

Etapa 5: Estabelecer e implementar estratégias

Depois que os padrões forem detectados, as últimas etapas são estabelecer e implementar a estratégia escolhida. Nesse ponto, o departamento de RH deve se reunir com a equipe de gestão para apresentar suas descobertas e propor uma solução. Você deve ser capaz de exibir claramente os resultados antecipados de suas iniciativas propostas usando os modelos preditivos.

Quer você seja um gerente de RH ou membro da diretoria de sua organização, considere a implementação de uma estratégia de análise de pessoas para sua empresa. Aproveite o poder da análise de RH e use várias métricas para aumentar a produtividade, melhorar o envolvimento dos funcionários e maximizar os lucros.