/Quais são os problemas ortopédicos mais comuns e como tratá-los?
problemas ortopédicos

Quais são os problemas ortopédicos mais comuns e como tratá-los?

Descubra como deixar a região dos pés ainda mais saudável!

Ninguém gosta de sentir dor em nenhum lugar do corpo, não é mesmo? No entanto, quando atinge a região dos pés, faz com que o nosso dia a dia fique ainda mais complicado, pois temos dificuldades para nos locomover e realizar ações antes ditas como simples.

Pensando nisso, você sabe quais são os principais problemas ortopédicos? Antes de prosseguir, é preciso lembrar que precisamos dar conforto aos nossos pés, utilizando, por exemplo, tênis com amortecedor. Além de conhecer os problemas, veja também como tratá-los!

Dor no joelho

A dor no joelho é frequentemente sentida por atletas, mas pode afetar qualquer pessoa. Enquanto algumas dores no joelho são causadas por lesão ou uso excessivo, outras dores no joelho são causadas por condições como osteoartrite. 

Na maioria dos casos, a dor no joelho requer atenção médica. Algumas condições simplesmente requerem fisioterapia, enquanto outras requerem tratamentos mais extensos, como cirurgia.

Lesões nos isquiotibiais

Novamente, uma lesão relacionada aos isquiotibiais é mais frequentemente experimentada por atletas. Jogadores de futebol e futebol são propensos a esse tipo de lesão, assim como os corredores. 

Essa lesão geralmente é uma ruptura em um dos isquiotibiais e pode ser muito dolorosa. A fisioterapia e, às vezes, a cirurgia, são necessárias para a cura completa.

Fascite plantar

A fáscia plantar é o tecido que conecta os dedos ao calcanhar. Se rasgar ou ficar inflamado, pode ser doloroso andar. Adultos com mais de 40 anos são mais propensos a ter fascite plantar, mas pode afetar pessoas de todas as idades. A fisioterapia é um tratamento extremamente benéfico para a fascite plantar.

Escoliose

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral. Frequentemente, a coluna faz uma forma de “S” ou “C”, e as vértebras individuais podem girar. Ao contrário da crença popular, a escoliose não é causada por má postura; no entanto, uma pessoa com escoliose pode se inclinar para um lado.

Se você acha que tem escoliose, deve examiná-la repetidamente, especialmente se achar que não terminou de crescer, porque ela pode piorar com o tempo. Uma cinta pode ser usada para evitar mais curvatura e, em casos graves, pode ser necessária uma cirurgia para endireitar a coluna.

Fratura do quadril

As fraturas de quadril são mais comumente resultado de uma queda e são uma lesão comum em pessoas de idade avançada.  A osteoporose também é uma das principais causas de fraturas de quadril. 

Dependendo da saúde geral de uma pessoa, quando ocorre uma fratura de quadril, outras condições de saúde podem surgir como resultado de complicações da fratura de quadril. Na maioria das vezes, uma fratura de quadril é tratada com cirurgia. Manter uma boa saúde óssea diminuirá sua chance de sofrer uma fratura de quadril.

Artrite

A artrite é o inchaço de uma articulação. É doloroso e muitas vezes causa rigidez dentro e ao redor das articulações afetadas. Seu risco de ter artrite aumenta com a idade, e as mulheres são mais propensas do que os homens a ter artrite. A artrite também é hereditária, portanto, se a artrite estiver em seu histórico familiar, é mais provável que você a tenha.

A medicação pode ajudar a aliviar a dor associada à artrite. Alguns outros tratamentos comuns incluem massagem, acupuntura, imobilização articular e cirurgia.

Consultar um médico especializado em ortopedia e os problemas que você está enfrentando é o primeiro passo para tratar sua condição ortopédica.

Dor na região lombar

A dor lombar é um dos problemas ortopédicos mais comuns. Quase todo mundo experimenta dor nas costas em algum momento da vida. Muitas vezes, é leve e desaparece depois de algum tempo. No entanto, em alguns casos, os sintomas são significativos o suficiente para exigir atenção médica.

Se sua dor nas costas está afetando sua qualidade de vida ou causando outros problemas médicos, pode ser um sinal de um problema de saúde maior. Algumas dores nas costas podem ser aliviadas com medicação ou fisioterapia, enquanto algumas dores podem ser melhor tratadas com cirurgia.