/O que são automatizadores de portão?
automatizadores

O que são automatizadores de portão?

Os portões e portas automáticos são comuns nas residências, empresas e indústrias brasileiras. Isso se dá pela praticidade e segurança que o sistema automatizado traz para a rotina das pessoas.

Dentre as questões mais comuns sobre o tema, muitos querem saber mais sobre os automatizadores. Esses são os equipamentos mais importantes para o funcionamento das portas e portões automáticos.

Os automatizadores são os motores desses portões, ou seja, permitem a abertura e fechamento das portas. Eles são fabricados em diversos tipos de materiais (como vidro, madeira, metal, dentre outros) e podem ser encontrados em diversas cores ou modelos.

Independente do escolhido, as pessoas devem buscar por automatizadores que tenham uma abertura suave e silenciosa.

Como funcionam?

Esses equipamentos contam com sistemas vinculados a controles remotos, biometrias, identificadores faciais, tokens e outros.

O mais utilizado é o controle remoto, por ser mais prático e fácil de carregar, abrir e fechar as portas e portões. Basta apertar o botão e o motor será acionado, fornecendo a energia necessária para a abertura.

Esse acionamento pode ser feito de dentro do veículo ou antes de sair do imóvel, por exemplo, garantindo a praticidade para uma rotina mais segura.

Como são equipamentos extremamente importantes para o funcionamento dos portões automáticos, é preciso realizar algumas manutenções nele com certa frequência.

Somente assim as pessoas e empresas usufruem da possibilidade de evitar falhas de funcionamento e garantir mais segurança para o imóvel. Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre esses cuidados.

Portões automáticos: por que investir? Como manter funcionando bem?

Os portões automáticos são fundamentais atualmente, em um mundo em que os índices de criminalidade aumentam todos os anos.

Descer do veículo para abrir o portão é dar uma oportunidade para a ação de criminosos, já que costumam esperar por esse momento para assaltar, roubar o carro ou até mesmo entrar no imóvel com o motorista (o que é ainda mais perigoso).

Então, o melhor é ter os portões automáticos para abri-los e fechá-los rapidamente enquanto entra no imóvel, com mais praticidade e diminuindo as chances de ter momentos de fraqueza para a ação de bandidos.

Mais do que qualquer coisa, esses portões representam comodidade e segurança. Talvez esse seja o motivo para o excesso de confiança, dado que muitas pessoas usam esses portões por anos e não se preocupam com as manutenções.

Esses cuidados são extremamente importantes para manter o portão funcionando bem e garantindo a segurança do local. Geralmente, as pessoas se preocupam com esses cuidados no pior momento possível: quando o equipamento quebra.

No entanto, é possível prevenir problemas com os portões, fazendo com que ele dure mais tempo funcionando bem. Vamos ver alguns desses cuidados!

Manutenções para portões automáticos

Os problemas mais recorrentes com os portões automáticos e automatizados ocorrem quando há o esforço excessivo realizado pelo motor – independentemente se são os portões basculantes, deslizantes ou até mesmo pivotantes (menos comuns em nosso país).

Isso pode decorrer de uma série de fatores. Dentre eles, a falta de lubrificação da automatizadora. Por consequência, é altamente recomendado que as pessoas lubrifiquem este equipamento regularmente.

É fundamental usar o produto correto para seu tipo de automatizador, então, vale a pena conversar com algum profissional antes da aplicação. Caso contrário, o motor se esforçará muito para manter o portão funcionando.

Com isso, ao longo do tempo, o equipamento vai se desgastando, perdendo força até que apresente alguma falha significativa. O melhor é prevenir realizando a lubrificação correta com frequência.

Outro cuidado importante acontece na hora da instalação: garantir que o automatizador esteja em um ambiente seguro. Isto é, que não molhe quando chova ou fique muito exposto ao sol.

As ações climáticas podem danificar o equipamento com o tempo. Por esse motivo, é importante garantir um lugar adequado para sua permanência e colocar aqueles revestimentos de proteção.

Se o portão for basculante, por exemplo, é importante ficar de olho se está bem alinhado no trilho e se as rodas estão funcionando adequadamente. Caso alguma esteja emperrando ou solta, é importante consertá-la o quanto antes para evitar mais transtornos no futuro.

Em alguns casos, será necessário realizar a troca de rolamentos além da lubrificação. Também é importante chamar um profissional para analisar o equipamento e ver se está tudo funcionando bem.

Se este profissional identificar algum problema, mesmo que seja pequeno, peça para arrumar. Assim evitará que isso se torne uma grande falha, que cause mais transtornos e seja mais difícil de ser consertada.

Os automatizadores são equipamentos fundamentais, por isso, dê uma atenção especial a ele. Garanta que essa peça esteja funcionando perfeitamente e terá portões automáticos seguros e confiáveis por mais tempo.