/O Que é Home Care e Como Funciona Esse Serviço
home care

O Que é Home Care e Como Funciona Esse Serviço

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. E devido a essa realidade, o serviço de home care tem se tornado cada vez mais importante.

Agora, o que seria exatamente o home care? Além do mais, como funciona esse serviço?

Continue acompanhando o artigo para saber tudo sobre o assunto!

O que é home care

O home care é um serviço de assistência domiciliar, em que um profissional qualificado se desloca até a casa de uma pessoa idosa com uma certa frequência, para cuidar dela em diversos aspectos da sua vida.

E isso é algo extremamente importante, pois, como sabemos, muitas pessoas quando chegam à melhor idade, possuem certas limitações, dificuldades ou doenças.

Sendo assim, para ajudar essas pessoas no dia a dia de modo que elas possam continuar vivendo bem e de maneira digna, existe o serviço de home care.

Cuidados familiares e o home care

Muitas famílias possuem um ou mais entes queridos que estão em idade mais avançada e, apesar do esforço e da boa vontade, nem sempre um filho, um neto ou outro parente conseguirá cuidar do idoso da melhor forma possível.

Primeiro, porque o familiar pode não ter tempo, devido ao trabalho, compromissos, entre outras afazeres de sua vida pessoal

E segundo, porque o familiar pode não ter habilidades e o conhecimento necessário para lidar com um ente que precisa de alguma ajuda.

Sendo assim, para não deixar o idoso desamparado e sem os cuidados necessários, cada vez mais famílias estão buscando no serviço de home care uma solução para essa situação.

Assim, o idoso contará com um profissional capacitado, que tem conhecimento e habilidades adequadas, e a sua família poderá ficar mais tranquila e se sentir mais segura, visto que o ente querido estará em boas mãos.

Como funciona o home care

Como dissemos no início do artigo, no serviço de home care um profissional vai até à casa de um idoso com uma certa periodicidade – uma vez por semana, a cada dois dias ou uma vez por dia, por exemplo – para cuidar dele e prestar todo suporte, apoio e auxílio que ele necessita.

E essa ajuda pode ser em diversos âmbitos de sua vida, como: alimentação, higiene pessoal, medicação e até mesmo companhia.

Entenda melhor sobre cada um deles a seguir.

Alimentação

Por conta da idade e de condições físicas (ou até mentais), muitos idosos não conseguem seguir uma rotina adequada de alimentação.

Ou seja, eles possuem uma alimentação pobre, com poucas vitaminas, minerais, cálcio, ferro, entre outros nutrientes importantes para a saúde.

Além disso, nem todos os idosos conseguem comer sozinhos ou cozinhar e, muitas vezes, essa atividade, se feita sem nenhum tipo de auxílio, pode acabar se tornando um grande risco.

Isso porque, o idoso pode se queimar ao preparar uma refeição, derrubar panelas, se machucar ou até mesmo esquecer algo no forno, ou no fogão, de modo que um incêndio possa ser gerado.

Sendo assim, para evitar esses e outros problemas, e também para ajudar o idoso a seguir uma alimentação adequada, o profissional que trabalha no serviço de home care poderá auxiliá-lo.

Higiene pessoal

Outro ponto que muitos idosos podem ter dificuldades durante a rotina, refere-se a sua higiene pessoal.

Isso porque, devido a condições físicas e/ou psicológicas, eles podem se esquecer ou até mesmo não conseguir cuidar de si mesmos.

Por exemplo, talvez o idoso não consiga tomar banho sozinho. Ou ainda, talvez ele não consiga cortar as unhas, pentear o cabelo, escovar os dentes, trocar curativos, etc.

E como sabemos, essas são tarefas que todos nós devemos dar atenção – e deixá-las de lado, além de poder impactar na aparência, pode acabar afetando a saúde também.

Por isso, o cuidador de idosos ajuda a pessoa que está na melhor idade para que ela mantenha sempre a higiene pessoal em dia.

Medicação

Com o passar do tempo, é comum chegar à terceira idade precisando de um ou mais remédios.

E dependendo da condição do idoso, essa tarefa pode ser bastante complicada, principalmente no que se refere a horários e dosagens.

Isso porque, para tomar medicamentos de forma adequada, primeiro: é necessário seguir os horários indicados pelo médico. E segundo, é necessário tomá-los nas quantidades/dosagens indicadas.

Sendo assim, para garantir que o idoso esteja tomando seus remédios de forma apropriada, o cuidador poderá auxiliá-lo para que nenhuma medicação seja esquecida ou ingerida em uma dosagem inadequada.

Companhia

Por fim, mas não menos importante, outra atribuição extremamente relevante do cuidador de idosos é fazer companhia a pessoa com quem ele está lidando.

Isso porque, é comum que na terceira idade muitas pessoas se sintam mais “para baixo”, tristes, desanimadas, isoladas e até mesmo abandonadas – o que, dependendo do caso, pode até gerar quadros de depressão.

Por isso, para demonstrar carinho, afeto e parceria, o cuidador, ao longo do dia, faz companhia para a pessoa idosa, por exemplo, conversando com ela, ouvindo o que ela tem a dizer, dando conselhos e assim por diante.

Dessa forma, o cuidador, além de ser uma pessoa responsável por dar todo um suporte ao idoso, acaba se tornando um amigo, um ombro amigo!