Você sabe o que é SDR? O profissional de SDR é um dos mais importantes para as vendas de uma empresa. E com certeza não há quem duvide da importância das vendas na vida financeira de qualquer instituição comercial, e isso por si só já mostra a que nível é essencial ter um bom SDR para sua empresa.
Hoje iremos conhecer de modo profundo o que é SDR e como funciona o trabalho desses profissionais, e porque ter uma consultoria de vendas é tão importante para que as vendas de uma empresa sejam cada vez melhores e de maior qualidade.
Qual é o cargo responsável pela qualificação dos leads?
Para entendermos o que é SDR temos que entender o que é a qualificação dos leads e porque esse processo é tão importante.
A qualificação dos leads é o processo em que pessoas que podem ser futuros clientes, os potenciais clientes, são analisados de forma crítica a fim de entender quais deles são as melhores opções e em quais desses leads uma empresa pode investir.
A prospecção de leads é um processo que analisa o mercado para procurar novos clientes para uma empresa, esse processo está cada vez mais comum e é uma prática profissionalizada e recorrente em inúmeras empresas.
Uma vez que esses clientes já foram identificados e catalogados, eles são então analisados, para descobrir quais deles são as melhores opções de investimento da empresa. É nesse processo onde entra o que é SDR, já que esse profissional é quem faz essa análise, chamada de “qualificação dos leads”.
O Sales Development Representative – SDR -, é o profissional que deve realizar essa qualificação dos leads, que é justamente analisar a prospecção e descobrir quais desses possíveis clientes são os mais vantajosos para a empresa, fazendo assim, uma consultoria de vendas.
Como é feita a qualificação dos leads?
A qualificação de leads está no cerne do que é SDR, e ela leva em conta algumas características desses clientes que os tornam alvos mais ou menos vantajosos para a empresa.
Digamos que um lead é um possível cliente, que pode até mesmo já ter mostrado interesse real pela empresa, seus produtos e serviços. A questão é que mesmo esse cliente estando interessado pela empresa, não necessariamente ele pode estar qualificado para comprar.
A qualificação leva em conta algumas informações para que os clientes mais qualificados, sejam obviamente alvo para a equipe de vendas da empresa, e assim ter o processo de venda mais assertivo e qualificado.
Qual é o objetivo da qualificação de leads?
Já ouviu a expressão “separar o joio do trigo”? A qualificação de leads, matéria importante para entendermos o que é SDR, é justamente isso. Uma vez que os clientes estão todos misturados, tanto os que podem ter capital quanto os que não tem. A qualificação é importante, justamente para a empresa compreender qual é aquele cliente que está mais apto para comprar.
Um lead pode não só estar em má situação, como pode estar impossibilitado de realizar uma negociação. Por isso mesmo devem ser qualificados. Compreender essa consultoria de vendas é importante para entender o que é SDR.
Quais são as principais técnicas de qualificação de leads?
Saber o que é SDR ainda não é o suficiente para realizar essa consultoria de vendas, mas um SDR deve entender bem algumas ferramentas e técnicas para qualificar leads, como o perfil ideal dos clientes e o que um lead busca na empresa.
Mas se você quer conhecer de modo completo tudo sobre o que é SDR e quer uma consultoria de vendas personalizada, então procure por uma consultoria que seja especialista e referência no assunto, assim você terá uma melhoria durante a consultoria de vendas, e logo um bom retorno!
Com o entendimento de o que é o SDR e a busca por uma qualificação em sua consultoria de vendas, não esqueça de investir em cursos da área, que explicam sobre o assunto e mostram como fazer a qualificação de leads de forma assertiva.