/Como escolher o melhor modelo de banheiro para gatos?
modelo de banheiro

Como escolher o melhor modelo de banheiro para gatos?

A escolha certa do modelo de banheiro pode fazer a diferença no dia a dia do seu pet.

Não é novidade para ninguém que os gatos são animais extremamente higiênicos, principalmente em relação às necessidades fisiológicas. Por isso, reservar um espaço limpo e de fácil acesso da casa para que eles eliminem seus dejetos, direto na areia higiênica, pode deixá-los bastante felizes no dia a dia.

Contudo, muitos tutores acabam ignorando a importância do banheiro adequado para o seu animalzinho e escolhem um modelo qualquer no mercado, acreditando que todas as opções disponíveis trarão o mesmo resultado.

Sem dúvida, selecionar o formato certo de banheiro para o seu gatinho não é uma tarefa fácil, visto que atualmente os pets shops possuem muitos modelos, deixando os tutores confusos na hora da compra.

Mas, a partir de agora, você não terá mais dúvidas de decidir o tipo de banheiro para seu amigo de quatro patas, pois trouxemos um conteúdo exclusivo com tudo que é preciso ser considerado antes da escolha. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais tipos de banheiro para gatos?

Para iniciar a jornada em busca da opção de banheiro perfeita para seu felino, o primeiro passo é conhecer os principais tipos de modelos encontrados no mercado atualmente. Na sequência, montamos uma lista com algumas dessas alternativas, mostrando os benefícios de cada uma delas. Veja!

Caixa de areia com peneira

Com design moderno, a caixa de areia com peneira possui três camadas de bandeja em um único vasilhame, sendo que uma delas é vazada para manter a areia separada dos dejetos do gato.

Ela pode ser usada por felinos de qualquer tamanho ou idade, sendo uma opção popular entre os tutores por dispensar o uso de pá na hora de fazer a limpeza de resíduos da caixa.

Caixa de areia fechada

O modelo da caixa de areia fechada é muito semelhante às caixas de transporte para gatos. Dentro dela, existe um filtro de carvão ativado para eliminar os odores internos. Outra vantagem desse formato é o armazenamento da areia, que costuma ficar mais retida, sem se espalhar pela casa.

Geralmente, os tutores gostam dessa alternativa porque com ela é possível abafar o cheiro dos rejeitos dos felinos no ambiente. Contudo, nem todos os gatos conseguem se adaptar tão bem a essa opção, como acontece com demais formatos de banheiro.

Bandeja de areia não aderente

A bandeja de areia não aderente é o modelo mais tradicional de banheiro usado pelos gatos. Ela possui um formato simples fabricado a partir de material aderente que facilita na limpeza dos dejetos.

Para os tutores com mais de um felino em casa é recomendado ter uma quantidade maior dessas bandejas espalhadas pela casa. Essa opção também é uma boa alternativa para gatos que têm acesso a áreas externas.

Como fazer a higienização do banheiro de gatos?

Algumas condições podem afetar o comportamento dos gatos, fazendo com que eles ignorem a sua caixa de areia. Por exemplo, os felinos têm um olfato muito sensível e se a bandeja estiver com cheiro forte dos dejetos pode ser que ele tome essa postura.

Por essa razão, é essencial manter o banheiro do seu amigo de quatro patas sempre limpo e acolhedor. A recomendação é que essa higienização da caixa de areia aconteça após cada uso feito pelo felino.

No entanto, como essa frequência quase nunca é viável para a maior parte dos tutores, então o ideal é que ela ocorra, no mínimo, duas vezes por dia, realizada com escova, água quente e detergente neutro. Não esqueça de verificar também a quantidade de areia no recipiente, que deve ser o suficiente para cobrir os rejeitos.

Como ajudar os gatos na adaptação ao uso do banheiro?

Quem ainda não teve a oportunidade de ter um gatinho em casa, pensa que esse comportamento de eliminar as necessidades fisiológicas em uma caixa de areia é um hábito natural dos felinos, mas não é bem assim que acontece.

Nem todos os gatos se sentem à vontade ao usar o banheiro e precisam passar por uma adaptação para aprender a agir dessa maneira. Uma forma de introduzir esse comportamento no dia a dia do seu pet é começando esse treinamento logo nos primeiros anos de vida do animal.

Além disso, a estratégia de espalhar várias bandejas pela casa também é válida, visto que muitos gatos gostam de eliminar os excrementos em um local diferente da urina. Se o seu pet foi adotado, considere ainda colocar a mesma areia do lugar de onde ele veio no recipiente, assim o estranhamento será menos intenso.