A internet transformou profundamente a maneira de se fazer negócios. Se antes era preciso desembolsar uma quantidade exorbitante de dinheiro para fazer uma estratégia de marketing bem planejada, hoje em dia, esse recurso está disponível para empresas de diferentes tamanhos e pode se ajustar a diversos orçamentos.
Os meios digitais mudaram, também, o comportamento dos consumidores. Atualmente, as pessoas não precisam mais ir até as empresas para pesquisar preços e saber mais sobre um produto, elas fazem tudo isso pelo computador.
E não é só isso, hoje as empresas podem estar presentes em todos os quatro momentos da jornada de compra de seus clientes: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
Isso é possível por meio do marketing de conteúdo, área do marketing que promove a educação da população, captação de novos clientes e aproximação das empresas e profissionais de seus clientes.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem por objetivo atrair a atenção da pessoas por meio de conteúdos. Com ele as empresas oferecem ao seu público conteúdos relevantes que os ajudam a resolver problemas e se informar sobre temas da área de atuação das empresas em questão.
Essa estratégia do marketing se popularizou com a internet, entretanto, ela existe há, pelo menos, 120 anos, quando a marca de pneus Michelin publicou pela primeira vez o seu Guia de Restaurantes, em 1900.
Mas por que uma empresa de pneus inventou um guia de restaurantes?
Bom, acontece que no início do século XX os automóveis não eram tão populares assim, pois o primeiro exemplar do que consideramos o automóvel moderno havia sido lançado em 1886.
Sendo assim, o mercado automobilístico não estava lá muito propício para empresas de pneus. Para mudar esse cenário, a Michelin teve a brilhante ideia de catalogar os melhores restaurantes, inicialmente da França, para estimular o turismo e, assim, fazer os turistas gastarem e comprarem mais pneus.
O Guia de Restaurantes Michelin não só ajudou a empresa a vender mais, como também conferiu a marca status de autoridade no meio automobilístico.
Seguindo essa mesma lógica, as empresas modernas podem investir na produção de conteúdos relevantes para seus públicos, desta vez de forma mais fácil.
Hoje em dia, é possível agregar valor à imagem da sua empresa por meio de conteúdos de diversos formatos e linguagens. Entre os formatos disponíveis estão:
- Blogs
- Landing Page
- E-book
- Webinar
- Podcast
- Cases de clientes
- Redes sociais
- Infográfico
- E-mail marketing
- Newsletter
- Revista
Como fazer marketing de conteúdo
Veja abaixo algumas das medidas que você deve tomar na hora de trabalhar com marketing de conteúdo:
Criando a sua persona
Antes de qualquer coisa você precisa saber quais são os seus objetivos e para quem você quer transmitir informações. Primeiro, se faça as seguintes perguntas:
Eu quero aumentar as minhas vendas? Ou melhorar a imagem da minha empresa?
Preciso educar o público a respeito do novo produto lançado por mim?
Após esse questionamento fica muito mais fácil criar a sua persona. A persona, por sua vez, é um cliente fictício que vai representar o seu público-alvo. Para desenvolvê-la você precisará reunir informações específicas como: idade, profissão, hobbies, estado civil, estilo de vida, classe social, média salário, entre outras.
Essas informações não são achismos ou invenções da sua cabeça, elas precisam ser baseadas em pesquisas e análises do perfil dos seus clientes.
Ao definir a persona você saberá exatamente qual é o tipo de conteúdo relevante para o seu público, quais os canais que ele mais utiliza para consumi-los e os melhores formatos.
Ganhando a confiança do público
Um dos maiores resultados da produção de conteúdo é o estabelecimento do status de referência no mercado, conquistado por meio da construção de uma relação de confiança entre a empresa e seus novos e futuros clientes.
Isso acontece porque as pessoas tendem a criar laços com aqueles que dão as informações de que elas precisam no momento em que elas precisarem, passando a imagem de expertise no segmento no qual a empresa atua.
Para construir essa relação fique atento as seguintes dicas:
Esteja presente nas vidas das pessoas
Saiba onde encontrar o seu público e do que eles estão precisando em diferentes momentos da jornada de compra.
Faça testes
Todo profissional de sucesso sabe que é impossível acertar uma estratégia ou processo de primeira. Para conseguir os resultados desejados é preciso muito trabalho e ajuste.
A mesma coisa vale para o marketing digital. A boa parte dessa técnica é que é possível fazer mudanças e implementá-las rapidamente à medida em que plano for colocado em prática e as modificações nos conteúdos e abordagens precisarem ser feitas.
Aplique o funil de vendas
Lá no começo do texto nós citamos a jornada de compra dos clientes. É por meio do funil de vendas que você irá adequar os seus conteúdos de modo a atender cada fase da jornada.
Veja como o funil de vendas e seus três estágios podem ser aplicados no caso de uma clínica odontológica:
- Topo do funil: Aqui serão produzidos conteúdos para as fases de aprendizado e reconhecimento, quando o cliente ainda não sabe que possui um problema e quando ele tem acesso à informações que o ajudam a entender o problema, respectivamente. Nessa fase serão produzidos conteúdos mais amplos sem a menção da sua empresa ou produto. Por exemplo: faça um texto sobre aparelhos ortodônticos explicando o que são e como são os tratamentos de modo geral.
- Meio do funil: Corresponde a fase da consideração. O cliente já sabe que tem um problema e começa a considerar opções de como resolvê-lo. No caso de pessoas com problemas na estética dos dentes, por exemplo, elas já sabem que precisarão de determinados tratamentos para saná-los. Por isso, ele já começa a pesquisar por termos, como “implante de dente valor” ou “aparelho transparente preço”.
- Fundo do funil: Chegou a hora de tomar uma decisão e escolher a melhor clínica odontológica para realizar os tratamentos e até mesmo os convênios odontológicos que a clínica atende.
Otimizando com o SEO
É importante ressaltar que conteúdos de qualidade não são sinônimo de negócios fechados. Não adianta nada investir da produção de materiais se eles não chegam nas pessoas ou não conseguem se sobressair perante a concorrência na internet.
Por isso, é preciso fazer com que o seu conteúdo apareça entre as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, e, assim, seja acessado por muitas pessoas.
Para que isso aconteça, é preciso utilizar o SEO, que é um conjunto de estratégias para otimizar o seu conteúdo e fazê-lo chegar ao topo do Google.
Uma das formas de fazer uso do SEO é por meio do uso das palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários quando eles vão buscar por determinados temas. Existem diversas ferramentas online para esse fim.
Ainda utilizando o exemplo da clínica odontológica: Um dentista quer aumentar a procura por clareamentos dentários no seu consultório. Por isso, ele quer criar textos sobre esse tema para o seu blog.
Para fazer com que esses textos sejam encontrados pelas pessoas facilmente ele pesquisa no Google Adwords as palavras-chaves mais pesquisadas dentro desse tema. Como resultados ele consegue os termos “clareamento a laser valor” e “clareamento dental valor”, então ele vai às incluir em seus textos.
Continue a estudar!
As informações passadas acima são apenas alguns exemplos do que você pode fazer e alcançar com o marketing de conteúdo. Por isso, continue estudando e aprimorando o uso desse recurso na sua empresa!