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Headhunter: quando contratar este profissional para a sua empresa?

Uma das principais atividades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de talentos. Em especial, na atração e retenção de talentos. Isto é, profissionais altamente qualificados.

Isso porque para ter bons resultados é preciso ter a capacidade de atrair e captar os talentos certos, montando times qualificados e competentes.

No entanto, encontrá-los não é tão simples quanto parece. Nem sempre a equipe interna de RH consegue realizar essa tarefa, muitas vezes, até mesmo por falta de tempo para se dedicar tão afundo na atividade.

Neste cenário, as empresas têm a opção de contratar os famosos headhunters, profissionais que encontram os talentos ideais para determinadas vagas de emprego.

Eles contam com conhecimento, experiência e um feeling especial para identificar os melhores profissionais para cada oportunidade. Por isso, se destacam por ajudar organizações a selecionar os melhores profissionais do mercado.

São especialmente contratados para encontrar profissionais para vagas de gerência, diretoria ou qualquer outro cargo de liderança, em que a seleção precisa ser ainda mais rigorosa.

O objetivo de uma organização ao contratar os headhunters, é ter acesso a profissionais que um processo seletivo comum não consegue encontrar. Por ser um serviço relativamente novo, ainda pouco conhecido, muitos têm dúvidas sobre o trabalho dos headhunters.

O que eles fazem? Como funcionam? Qual o momento certo para contratar um headhunter para a minha empresa? Essas são as principais perguntas sobre o tema. A seguir, explicaremos elas em detalhes!

Elaboramos este conteúdo para identificar quando contratar esse especialista e suas vantagens para a  empresa. Acompanhe.

Headhunter: confira mais detalhes sobre esse serviço

Headhunter, em uma tradução livre, significa algo como “caçador de cabeças”. No entanto, esse profissional é mais conhecido como caçador de talentos. Basicamente, um headhunter é responsável por levar os melhores talentos do mercado para dentro da empresa que o contrata.

Os benefícios para a instituição ficam evidentes, concorda? Esse profissional desempenha um papel extremamente estratégico dentro das organizações, já que ao reter esses talentos, as empresas mantém a competitividade entre a concorrência, melhora do ambiente corporativo e evita contratações equivocadas.

Além, é claro, de ser um grande aliado no aspecto financeiro do negócio.  Basicamente, esses profissionais são contratados com quando a empresa precisa encontrar profissionais altamente qualificados para cargos altos com certa urgência.

Os headhunter precisam encontrar quais são os melhores profissionais disponíveis no mercado com o perfil da vaga. Para isso, eles estudam as características da empresa, do cargo, qualificações que o candidato deve ter e outras informações importantes para guiar a sua busca.

Muitas vezes, os melhores profissionais já estão empregados em outras empresas. O headhunter, então, deve ter habilidades comportamentais para convencer com que  eles queiram mudar de emprego e aceitem a oportunidade na empresa que o contratou.

O headhunter é dinâmico, tem habilidades técnicas, grande rede de networking, sabe negociar, entre outras características típicas desses profissionais.

Como esses profissionais atuam dentro das empresas?

Esses profissionais têm um posicionamento estratégico, por isso, realizam diversas atividades ao atrair e reter talentos para as empresas. Eles ajudam a organização a definir o perfil ideal para a vaga, buscam os candidatos mais adequados, avaliam as referências e experiências profissionais.

Além disso, entrevistam os candidatos, conferem competências, avaliam habilidades, expectativas, pretensão salarial, entre outros fatores. Por fim, filtra e escolhe os melhores candidatos para apresentar à empresa.

O headhunter também organiza e acompanha os feedbacks da empresa em relação aos candidatos e media as questões finais com o profissional escolhido. Com este serviço, a empresa contrata apenas talentos, não desperdiçando recursos com contratações equivocadas, melhora a qualidade das equipes, entre outros benefícios.

Mas, afinal, quando contratar esse serviço?

Qual o momento ideal da contratação de headhunters?

Os headhunters são grandes aliados em diversos momentos para as empresas, como  na seleção para compor o quadro de funcionários antes das atividades do negócio comercial começarem.

Assim, elas mantêm o nível de qualificação que a organização já tem. Esses profissionais também são excelentes aliados das empresas quando elas precisam realizar um recrutamento e seleção de forma confidencial com o intuito de manter sua competitividade no mercado.

O headhunter, então, faz todo o processo e somente nas últimas etapas da seleção, revela qual a empresa está contratando e mais detalhes sobre a vaga.

Outro momento em que esses profissionais se tornam essenciais é no preenchimento de vagas com urgência, dado que eles conseguem otimizar essa tarefa,  a tornando mais rápida e eficiente.

Eles localizam e selecionam candidatos com mais agilidade, facilidade e rapidez. Por fim, os headhunter são essenciais para a contratação  de profissionais para posições de cargo alto.

Afinal, estes não podem ser localizados em sites de recrutamento tradicionais, então, os headhunters precisam fazer uma busca mais apurada.

Esses profissionais são grandes aliados. Quando as empresas os contratam, podem contar com equipes mais qualificadas, experientes e de alta qualidade.