Você deve estar procurando como se tornar um escritor e saber quais caminhos e técnicas existem, não é mesmo? Escritores iniciantes estão sempre procurando aprimoramento de seus conhecimentos e se desenvolvendo em suas carreiras literárias.
Acredite ou não, diversos profissionais já estiveram em seu lugar e tiveram alguns bons momentos até perder meus medos, obstáculos e outros antes de me tornar um escritor.
Não existe fórmula mágica, então vou compartilhar algumas dicas que vão lhe ajudar a escrever, libertar-se do medo desse medo e realizar seu sonho de trabalhar com a escrita.
Além dessas dicas, indicamos que você faça um Curso de Redação com o objetivo de melhorar a sua capacitação profissional.
Vamos lá?
Como se tornar um escritor?
Destacamos que essas dicas são muito úteis, porém é válido sempre lembrar que algumas delas podem não combinar com a sua personalidade, e tudo bem. Em suma, todo escritor tem a sua personalidade, e só ele sabe quais objetos usará ao longo do caminho.
1. Aceite seu autor interior
Seu primeiro passo é se aceitar como autor. Conte aos amigos sobre pessoas importantes em sua vida, mesmo em entrevistas de emprego. Não tenha medo de usar esta palavra.
Bem, eu sei que há problemas quando assumimos o que queremos escrever. Quando perguntados, tivemos que afirmar que tínhamos outra ocupação.
É importante entender que alinhando sua renda com uma carreira literária, você nem sempre pode ganhar a vida vendendo livros.
O processo de auto-aceitação não é algo fácil, porém é o primeiro passo, já que você ainda não tem a devida confiança em si mesmo, por que os outros deveriam?
O segredo é não se importar, não ter tempo para responder, porque quando dizemos que trabalhamos com o que amamos, o argumento do terceiro perde toda validade.
2. O autor é um leitor voraz
Todo autor deve primeiro ser um leitor. Não pare na leitura apenas relevante ao seu estilo de escrita, mas navegue por diferentes estilos e tramas.
Comece encontrando livros premiados, nacionais ou internacionais, recomendações de amigos e conhecidos e informações em canais literários no Youtube.
A leitura, além de nos inspirar, nos dá uma escrita melhor e um repertório maior.
3. Conheça bem a língua portuguesa
Não podemos negar que o uso correto da gramática não apenas torna a leitura mais rica, porém vai tornar muito mais confortável de ler.
É difícil escrever sem erros, e mesmo os escritores mais famosos não podem evitar cometer erros. Além disso, não há problema em cometer erros, como um professor de redação me disse uma vez, bons escritores contam histórias e não se prendem à gramática.
Otimizar sua escrita vem com o tempo. É do interesse da editora entender que todos os livros são revisados e que é do interesse da editora enviar um livro com o menor número de erros.
4. Mercado literário
Escrever é uma profissão, embora muitos autores a entendam como uma atividade adicional. No entanto, se você quer se tornar um bom escritor, você deve entender como funciona todo o processo editorial, a produção gráfica e o marketing literário.
Embora importantes, algumas coisas podem ser difíceis de se encontrar, porém jamais desanime e procure uma variedade de informações durante esses estágios para se sentir seguro.
5. Esteja aberto às críticas
Não é o maior revés para um escritor iniciante, porém sempre que você olhar para os escritores famosos, eles foram rejeitados de uma a mais vezes, sem exceção.
A regra é não desistir, ter paciência e perseverança para alcançar seu sonho, se você continuar trabalhando duro, com certeza ele se tornará realidade. Além disso, aceitar não pode ser bom, nem mesmo uma crítica, seja positiva ou negativa.
Eu sei que é difícil aceitar críticas, e é sempre melhor ouvir críticas cheias de elogios. Mas convenhamos, as resenhas são sinceras, e só através delas podemos ver nosso livro e torná-lo melhor.
Críticas construtivas e negativas são iguais se você considerar absorver apenas o melhor delas. Podemos definir que a crítica é um sinal de alerta, uma forma de avaliar como os leitores se sentem depois de ler seu livro.
Isso pode parecer loucura, porém temos que considerar se os leitores gostam do seu estilo de escrita, ou mesmo do assunto.
Costumavam dizer que uma história não deveria usar a frase “o frio não me abraçou” alegando que todo mundo adora um abraço quentinho. Porém, em sua história ele fala de uma pessoa que está isolada.
6. Invista no Marketing Digital
Atualmente, é inegável que os leitores estão dentro das plataformas digitais. Além disso, à medida que a comunicação cresce e facilita, você pode encontrar seus leitores de forma mais rápida.
Criei marketing digital, dicas e truques para escritores independentes no artigo Posicione-se dentro das mídias digitais e crie seus próprios anúncios.
7. Desenvolva seu estilo de escrita
Podemos destacar que um ponto muito importante é sempre buscar treinamentos, Cursos de Redação e oficinas. Embora não seja obrigatório, participar de workshops e aulas de escrita criativa ajuda a ganhar mais confiança e habilidades como escritor.
Alguns são pagos, mas alguns você pode obter gratuitamente no site e em outros lugares. Portanto, não pare de aprender a escrever o tempo todo, seja curioso e continue aprofundando seus conhecimentos no campo da literatura.
8. Continue Escrevendo
Por último, sempre continue escrevendo, por mais medíocre que seja, e através da prática alcançamos a perfeição.
Você não precisa escrever o mesmo material o tempo todo, às vezes você pode simplesmente escrever algo aleatório, transcrever um sonho, enviar um e-mail ou até escrever cerca de 300 palavras por dia.
Se você tiver o hábito de escrever todos os dias, ganhará ritmo, um movimento que ajuda a evitar o famoso colapso. Pois, se você deseja destravar, escrever todos os dias vai lhe ajudar a trabalhar de forma natural.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.