A harmonização facial consiste em um tratamento estético não cirúrgico realizado no próprio consultório médico do dermatologista. Podem ser combinadas diferentes técnicas de acordo com as insatisfações do paciente e avaliação do especialista responsável.
Antes de optar pela harmonização facial é importante saber como esse tratamento estético é realizado, quais as técnicas inclusas e quais resultados podem ser esperados.
Como é realizada a harmonização facial?
O primeiro passo para realizar a harmonização facial é a consulta de avaliação com o dermatologista. Esse profissional é o mais qualificado para entender quais as queixas do paciente e desenvolver um plano de tratamento personalizado às suas necessidades.
Essa etapa é fundamental, pois a harmonização pode envolver diferentes técnicas de acordo com as demandas do caso. Essa personalização influencia diretamente em como o tratamento será executado e quanto custa a harmonização facial.
Por exemplo, a aplicação de ácido hialurônico é uma das técnicas mais comuns do tratamento, sendo que se for necessária para correção de sulcos faciais e preenchimento labial será mais cara do que realizar apenas uma dessas técnicas. Outros procedimentos que podem fazer parte do tratamento são:
- Aplicação de toxina botulínica para amenização de rugas dinâmicas e linhas de expressão;
- Injeção de bioestimuladores de colágeno para combater a flacidez cutânea;
- Uso de fios de sustentação para obter um efeito lifting e estimular a produção de colágeno;
- Rinomodelação para correção de assimetrias e desarmonias na estética nasal.
Após a consulta para definir quais as técnicas mais adequadas ao caso, o paciente agendará o dia da execução do tratamento.
De acordo com os tratamentos selecionados e extensão da harmonização facial, o especialista pode optar pelo uso do anestésico tópico ou anestesia local para maior conforto do paciente. Inicialmente o dermatologista fará marcações na face do indivíduo, indicando quais locais precisam da aplicação das substâncias. Em seguida são usadas agulhas bem finas ou microcânulas para administração subcutânea dos produtos.
Trata-se um ponto de cada vez, sendo que o produto é aplicado e em seguida o dermatologista manualmente vai espalhar a substância visando uma distribuição apropriada e resultados mais naturais.
A duração pode variar entre 30 minutos e 1 hora de acordo com as técnicas realizadas, mas a harmonização facial geralmente feita em apenas uma sessão, e o paciente já pode observar os primeiros resultados logo em seguida, dependendo do tratamento.
Quais são os resultados da harmonização facial?
Ainda que o resultado de algumas técnicas usadas na harmonização facial seja rapidamente visível, é importante que o paciente tenha consciência que nos primeiros dias a face pode ficar inchada e avermelhada devido às aplicações, sendo importante esperar alguns dias para avaliar os resultados.
Procedimentos como a aplicação de bioestimuladores de colágeno podem demorar mais tempo para ter resultados aparentes — já que, conforme a substância aplicada é metabolizada pelo organismo, ela contribui na produção do colágeno, sendo que a pele mais firme ficará evidente dentro de algumas semanas.
Logo após o tratamento o paciente pode fazer compressas frias, sem incidir peso sobre a face, para ajudar a amenizar o inchaço que deve regredir em até 5 dias, em média. É fundamental que o paciente não fique tocando o rosto após a aplicação, pois esses movimentos podem prejudicar os resultados.
As substâncias usadas na harmonização facial são absorvidas pelo organismo entre 12 e 48 meses, sendo importante o acompanhamento com o especialista responsável e retoques quando necessário.