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Dicas essenciais para bares e restaurantes sobreviverem à crise

A crise atual causada pela pandemia de coronavírus (covid-19) atingiu inúmeras pessoas e empresas, e um setor que foi fortemente impactado foi o da gastronomia.

Isso porque, por conta das medidas de segurança e isolamento social, muitos bares, restaurantes, lanchonetes, pubs e similares tiveram que fechar e, assim, viram nos últimos meses o lucro despencar, assim como o número de clientes.

Sendo assim, o que fazer para sobreviver à crise? Quais medidas adotar daqui em diante para que o seu negócio continue funcionando e gerando lucro? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!

Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção para saber tudo. Esperamos ajudá-lo.

Como bares e restaurantes podem sobreviver à crise?

Adaptação e inovação

Essas duas palavras precisam estar na cabeça de todos os donos de negócios a partir de agora. Isso porque, estabelecimentos que não se adaptarem a esta nova realidade e não inovarem, possivelmente ficarão para trás.

Mudanças no espaço físico

Recentemente, diversas regiões do Brasil permitiram a reabertura de bares e restaurantes. Com isso, aos poucos, as coisas tendem a melhorar…

No entanto, para isso, é fundamental que o seu bar ou seu restaurante respeite os protocolos e as medidas necessárias para garantir a segurança e os cuidados com clientes e funcionários.

Por exemplo, é importante que o ambiente esteja sempre bem arejado e ventilado, que haja um distanciamento no espaço, isto é, os móveis para bares e restaurantes precisam agora de um certo espaçamento, que os colaboradores e consumidores utilizem máscaras, assim como álcool em gel, etc.

Portanto, a partir de agora, é importante se informar sobre o que é preciso para que o seu bar ou restaurante funcione dentro da lei, de modo a respeitar as determinações impostas para o setor. 

E claro, mostre isso aos seus clientes, divulgue que o seu estabelecimento está fazendo de tudo para fornecer o melhor e mais seguro serviço a eles. E isso nos leva ao terceiro ponto…

Investimento em marketing digitaL

Atualmente, a melhor maneira para atrair, fidelizar, engajar e informar clientes é pela internet, pelos canais digitais. Por isso, investir em estratégias de marketing digital é fundamental!

Com o marketing digital, você tem a sua disposição diversas possibilidades e oportunidades para fazer o seu negócio crescer.

Por exemplo, você pode investir em:

  • Anúncios no Google e nas redes sociais;
  • E-mails marketing;
  • Site e blog;
  • Páginas nas redes sociais;
  • Etc.

E nesses canais você pode:

  • Divulgar seus produtos e serviços;
  • Fazer vendas;
  • Interagir com clientes;
  • Responder comentários, dúvidas, críticas, elogios e sugestões;
  • Promover enquetes e debates;
  • Oferecer descontos, cupons e promoções;
  • Dar dicas;
  • Informar os consumidores;
  • Agregar valor;
  • E muito mais!

Portanto, invista nas estratégias certas de marketing digital para o seu negócio e, com o tempo, você verá que esse investimento, de fato, vale a pena!

Delivery

Como você deve saber, o delivery – serviço de entrega em domicílio, foi a principal alternativa que bares e restaurantes adotaram nos últimos meses para continuarem vendendo, enquanto o espaço físico estava fechado.

No entanto, mesmo com as medidas de flexibilização e reabertura de estabelecimentos, o delivery não pode ser deixado de lado.

Isso porque, este tipo de sistema de entrega já estava sendo bastante utilizado pelos consumidores nos últimos anos e, a partir de agora, será mais ainda, principalmente pela segurança e comodidade que proporciona – afinal, é só fazer o pedido pelo telefone ou por um aplicativo.

Portanto, invista em um sistema de delivery para o seu bar ou restaurante e coloque em prática as dicas a seguir para aproveitá-lo da melhor maneira possível:

  • Capriche no atendimento;
  • Cumpra os prazos de entrega – seja realista e honesto;
  • Diversifique os meios de pagamento;
  • Ofereça horários flexíveis;
  • E claro, divulgue o seu delivery! Basta utilizar os canais que citamos no tópico anterior.

Dicas extras

Além dos tópicos acima, há mais algumas dicas que podem ajudar o seu bar ou restaurante a sobreviver à crises, que são:

  • Cortar custos;
  • Substituir produtos caros;
  • Renegociar contratos de aluguéis e contratos com fornecedores;
  • Estabelecer um diferencial;
  • Buscar parcerias;
  • Oferecer incentivos;
  • Humanizar a marca;
  • Observar novas oportunidades;
  • Fazer testes;
  • E organizar/planejar muito bem o fluxo de caixa.

Dessa forma, o seu negócio estará muito mais preparado para crescer e sobreviver a qualquer crise!