Você sonha em realizar suas ideias através da moda? Saiba quais as carreiras em ascensão para designer de moda, a fim de motivar-se ainda mais para concluir o seu curso de graduação na área.
O designer de moda é uma carreira que às vezes não é bem compreendida, e muitas pessoas pensam que quem estuda esta licenciatura está condenado a não encontrar trabalho, devido a alta concorrência do segmento, mas a realidade é completamente diferente, pois para quem decide se formar nesse ramo, há diferentes oportunidades de emprego, inclusivo, a oportunidades de carreira em ascensão no universo da moda.
Carreira para designer de moda
O design de moda é a aplicação dos princípios da arte e do design às roupas, calçados, joias e acessórios que as pessoas usam. A moda é desenhada tendo em conta o contexto cultural e social, a época e o local onde são criadas e utilizadas.
Essa carreira é uma excelente opção para mentes inovadoras e criativas que buscam traduzir suas ideias por meio da utilização de tecidos e materiais diversos. Essa disciplina não se limita à criação de acessórios e roupas, mas faz parte de toda uma indústria que impacta a sociedade a cada dia.
Estudar Design de Moda oferece as ferramentas necessárias para analisar o mercado global e adaptar seu produto às suas necessidades e preferências. Além disso, você pode criar roupas que as pessoas usarão para expressar quem são por meio de suas roupas.
Ser designer de moda é muito mais do que saber costurar, e com uma carreira com tantos aspectos vem um amplo campo de trabalho.
Qual é o campo profissional do design de moda?
Aqui, mencionamos alguns dos empregos mais convencionais para quem estuda esta carreira:
Trabalho no varejo
Grandes empresas de fast fashion como Zara, H&M, C&A, Renner, Riachuelo e Forever 21 estão sempre em busca de novos talentos dispostos a fazer parte de seu time.
Seja como designer, pesquisador ou especialista em compras, os designers de moda têm muitas oportunidades para explorar e colocar todo o seu conhecimento em uso no mercado global.
Criar uma nova empresa e sua própria marca
Se você sonha em ter sua própria marca e trazer todas as suas ideias para a realidade, estudar design de moda vai te ajudar a obter as ferramentas necessárias para abrir sua própria empresa.
Não se preocupe em começar localmente! A maioria dos designers conhecidos começou com pequenas boutiques, ateliê de costura para realizar ajustes de roupa SP, etc. Nos últimos anos o mercado local ganhou muito reconhecimento e os estilistas têm um impacto maior na economia local.
Você também pode recorrer à internet e às redes sociais, as melhores vitrines para mostrar ao mundo o talento que você tem e a beleza da sua costura.
Pesquisa de mercado
Nem tudo tem que ser passarelas e revistas, por isso também se encontram designers de moda nos departamentos de marketing, pesquisa e análise de tendências e comportamento do consumidor.
Trabalhar na área de pesquisa e tendências de moda permitirá que você se envolva com grandes marcas, amantes da moda e lhe ajudará a obter um conhecimento mais profundo do setor, além de ter a oportunidade de trabalhar em uma posição bem remunerada.
Jornalismo e revistas de moda
Seja como redator, editor ou estilista, sempre há espaço para designers nesses tipos de publicações.
O jornalismo de moda é muito mais do que falar sobre moda e tendências de vestuário e acessórios, é também refletir e relatar o papel dessa disciplina na sociedade e como ela impacta as questões sociais e culturais.
Trabalhe com uma marca de moda estabelecida
Uma das grandes vantagens de estudar para ser designer de moda é que dá a opção de trabalhar e fazer parte da equipe de uma empresa reconhecida mundialmente como a Versace, Gucci ou YSL, só para citar alguns.
Assim como no fast fashion, as grandes casas de moda estão sempre em busca de novos talentos para dar vitalidade a seus designs e inovar nessa disciplina. Um exemplo disso é a recente adição de Virgil Abloh como chefe da divisão masculina da Louis Vuitton. Talvez você possa se tornar o estilista mais procurado pelas casas de alta costura.
Personal Stylist
E, finalmente, você pode não querer criar ou pertencer a uma grande empresa, também existem coisas às quais você pode se dedicar, como ser consultor ou personal stylist, ou criar seu próprio blog de moda.
Como você pode ver, a carreira de Design de Moda está repleta de oportunidades incríveis para explorar seu potencial criativo e conquistar o mundo se dedicando ao que você mais ama: a moda.