O Direito é uma ciência a qual estuda a reunião de normas, regras e leis responsáveis pela manutenção e pelo regulamento da vida em sociedade, ou seja, através de indivíduos nomeados de advogados há o cumprimento e a defesa de todo os direitos constitucionais que regem uma sociedade, que deve ser justa, democrática e plural.
O termo advogado possui derivação latina, advocatus, em que “ad” quer dizer junto, perto ou aproximação e “vocare” quer dizer apelar ou chamar para. Desta forma, trazendo para o contexto atual, significa que um advogado é chamado para ser um representante judicial de alguém.
Atualmente, tem uma série de lugares em que se pode achar um advogado, graças a disseminação dessa profissão pelo mundo todo. Nos dias de hoje, para achar alguém para defender os direitos de um cidadão basta buscar por um escritório de advocacia em BH honesto, o qual vai disponibilizar um profissional bem qualificado e apto.
Os pioneirismos do universo jurídico
- O PRIMEIRO CURSO DE DIREITO NO MUNDO: em 1150, na Itália, surgiu o primeiro curso de Direito no mundo, na Universidade de Bolonha.
- O PRIMEIRO CURSO DE DIREITO NO BRASIL: em 1827, surgiu os primeiros cursos jurídicos brasileiros, por Dom Pedro l. Um foi feito na cidade de Olinda, a qual manteve-se nessa cidade até em 1853, sendo deslocada para Recife, dando início, portanto, à Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco e, o outro, foi feito em São Paulo, dando início à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
- A PRIMEIRA MULHER ADVOGADA: é de sabedoria geral que é da Antiguidade, em Roma, que temos muitos dos fundamentos jurídicos existentes atualmente. Dessa forma, não podia ser diferente, foi em Roma que a primeira mulher advogada surgiu, chamada Carfânia. Na época, ainda que existisse um radical preconceito dos romanos, Carfânia continuava a defender as causas das quais ela defendia, com muita dedicação, esforço e paixão, de acordo com textos históricos latinos.
- A PRIMEIRA MULHER FORMADA COMO BACHAREL EM DIREITO NO BRASIL: Maria Augusta Saraiva é o nome da mulher, que se formou em 1902 na USP. Além do que, ela foi a primeira pessoa do sexo feminino a ser operante no Tribunal do Júri, ganhando até um cargo de reconhecimento.
- O PRIMEIRO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DO BRASIL: surgiu em São Paulo, no ano de 1942, com José Martins Pinheiro Neto, começando suas atividades no ano de 1946. O escritório Pinheiro Neto Advogados funciona até os dias de hoje.
- A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO POPULAR DO BRASIL: Ao longo do governo de João Goulart, em 1963, foi consultado o ponto de vista público em relação à ininterrupção do parlamentarismo ou a volta do presidencialismo no país. Esse foi o primeiro referendo do Brasil e, assim, o povo optou a forma de governo presidencialista.
- O PRIMEIRO AFRODESCENDENTE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: O nome dele é Pedro Augusto Carneiro Lessa, que em 1907, assumiu o cargo de Ministro do STF, por decreto do Presidente Afonso Pena.
- O PRIMEIRO ADVOGADO DA HISTÓRIA: é complicado definir quem foi a primeira figura representante de alguém, mas tem duas hipóteses: a primeira diz, que no século IX a.C., que foi o grego Demóstenes, defendendo a sociedade da grande avidez do rei da Macedônia. A segunda diz, que no século XV a.C., foi o Moisés, que agiu em defesa da emancipação dos povos escravizados pelo Faraó Ramsés ll.
- A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA: decretada em 1787, surgiu a primeira constituição do mundo, chamada Constituição Americana ou Constituição dos Estados Unidos. Logo em seguida, surgiu a Constituição da França, em 1791.
- A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL: A primeira foi no período Imperial, em 1824. Depois vieram as de 1891, 1934, 1937, 1967 e, finalmente, a de 1988, que continua sendo a usada atualmente.
Conclusão
É evidente a relevância de indivíduos capacitados a dar assistência jurídica, defendendo os direitos de cada cidadão, zelando pela justiça, democracia e pela pluralidade. Com o Direito e os advogados ou bacharéis em direito, a ordem da sociedade é garantida, visto as leis, normas e regras existentes.