/Covid -19: como tratar sintomas leves em casa

Covid -19: como tratar sintomas leves em casa

Você está em busca de dicas para tratar a Covid em casa? Se você ou alguma pessoa próxima fez o teste de Covid, teve resultado positivo e está se cuidando em casa, pode ter algumas dúvidas neste momento.

Quanto tempo de isolamento é necessário? O que você pode fazer para prevenir a propagação do vírus? Como apoiar um ente querido doente? Como saber quando o atendimento de emergência é necessário?

Essas são apenas algumas dúvidas relacionadas ao tratamento da Covid-19 em casa e é muito importante que todas elas sejam esclarecidas.

Muitas pessoas que são contaminadas pelo novo Coronavírus apresentam apenas uma doença leve e podem se recuperar em casa. Os sintomas podem durar alguns dias e as pessoas com o vírus podem se sentir melhor em cerca de uma semana.

O tratamento visa aliviar os sintomas e inclui: repouso, ingestão de líquidos e analgésico. Ao seguir as recomendações dos médicos sobre cuidados e isolamento domiciliar, é tranquilamente possível se tratar e se recuperar em casa.

Se você for mais velho ou tiver uma condição médica crônica existente, como doença pulmonar ou diabetes, pode estar sob maior risco de uma doença grave com Covid-19.

Continue a leitura para conferir mais dicas para tratar a Covid em casa!

Protegendo os outros se você estiver doente

Se você estiver com COVID-19, pode ajudar a prevenir a disseminação da infecção do vírus com as seguintes dicas:

  • Fique em casa longe do trabalho, da escola e das áreas públicas, a menos que seja para obter cuidados médicos;
  • Evite usar transporte público, serviços de compartilhamento de caronas ou táxis;
  • Fique isolado em uma sala, longe de sua família e outras pessoas, tanto quanto possível. Isso inclui comer em seu quarto. Abra as janelas para manter a circulação do ar. Use um banheiro separado, se possível;
  • Limpe as superfícies frequentemente tocadas em seu quarto e banheiro separados, como maçanetas, interruptores de luz e eletrônicos, todos os dias;
  • Evite compartilhar itens domésticos pessoais, como pratos, toalhas, roupas de cama e eletrônicos;
  • Use uma máscara quando estiver perto de outras pessoas. Troque a máscara todos os dias;
  • Frequentemente, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.

Protegendo-se enquanto cuida de alguém com Covid-19

Para se proteger ao cuidar de alguém com COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam:

Mantenha as mãos limpas e longe do rosto

Frequentemente, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em contato próximo ou no mesmo quarto que a pessoa doente.

Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool. Evite tocar seus olhos, nariz e boca.

Use máscara

Se você precisar ficar na mesma sala com a pessoa que está doente, use uma máscara. Fique a pelo menos 2 metros de distância da pessoa doente.
Não toque ou manuseie sua máscara enquanto a estiver usando. Se ela ficar molhada ou suja, substitua-a por uma máscara limpa e seca. Jogue fora a usada e lave as mãos.

Limpe a sua casa com frequência

Todos os dias, use sprays de limpeza doméstica ou toalhas para limpar as superfícies que são frequentemente tocadas, incluindo balcões, tampos de mesa e maçanetas.
Evite limpar o quarto e o banheiro separados da pessoa doente. Reserve roupas de cama e utensílios para serem usados ​​apenas pelo doente.

Tenha cuidado com a roupa

Não sacuda a roupa suja. Use detergente comum para lavar a roupa do doente. Use a configuração mais quente possível.
Lave as mãos após colocar as roupas na secadora. Seque bem as roupas. Se você estiver manuseando roupas sujas por um doente, use luvas descartáveis ​​e mantenha-as longe do corpo.
Lave as mãos depois de retirar as luvas e coloque-as junto com as máscaras – se descartáveis – sujas em uma lixeira com tampa no quarto do doente. Limpe e desinfete os cestos de roupas e lave as mãos em seguida.

Cuidado com os pratos

Use luvas ao manusear pratos, copos ou utensílios usados ​​pela pessoa doente. Lave a louça com sabão e água quente ou na máquina de lavar louça. Limpe as mãos depois de tirar as luvas ou manusear itens usados.

Evite o contato direto com os fluidos corporais do doente

Use luvas descartáveis ​​e máscara ao fornecer cuidados orais e respiratórios e ao manusear fezes, urina ou outros resíduos. Lave as mãos antes e depois de retirar as luvas e a máscara. Não reutilize máscara e luvas.

Evite ter visitantes desnecessários em sua casa

Não permita visitas até que o doente esteja completamente recuperado e não apresente mais sinais ou sintomas de Covid-19.

Sinais de alerta de emergência

Monitore cuidadosamente você ou seu ente querido quanto ao agravamento dos sintomas. Se eles parecerem piorar, chame o médico.
Se você ou a pessoa com Covid-19 apresentarem sinais de alerta de emergência, será necessária atenção médica imediatamente.
Ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local se a pessoa doente não puder ser acordada ou se você notar quaisquer sinais de emergência, incluindo:

  • Problemas respiratórios;
  • Dor ou pressão persistente no peito;
  • Lábios ou rosto azulados;
  • Incapacidade de ficar acordado.

Conclusão

Existem algumas dicas para tratar a Covid em casa, mas é muito importante seguir todas as recomendações feitas propagar ou contrair o vírus.
Caso você tenha alguma dúvida sobre os cuidados em casa, fale com um médico para ter todas as orientações necessárias.