A iluminação do quarto, independentemente de ser um quarto duplo ou individual, deve ser escolhida de forma diferente dos demais cômodos da casa.
Na verdade, não basta arranjar uma luz ambiente, indireta e direta, mas é preciso calibrar bem a intensidade da luz e avaliar a seleção com base em um elemento específico: o guarda-roupa. Vamos ver como.
Se houver um guarda-roupa no quarto:
Este será iluminado de forma correta e funcional. No entanto, se o guarda-roupa não tiver luz interna, será necessário fornecer uma iluminação de teto colocada na frente do guarda-roupa voltada exclusivamente para ele.
Por outro lado, se não houver guarda-roupa no quarto, a luz pode ser muito menos intensa. Desse modo, certamente deve ser muito caloroso e acolhedor Então, com luzes LED , especialmente reguláveis, é fácil passar de um feixe de luz intenso para uma iluminação mais suave que não incomoda os olhos e que pode até ajudar no sono e promover o relaxamento.
No quarto de casal também é necessário fornecer uma fonte de luz ajustável , de preferência 1 Watt, em ambos os lados da cama. Por exemplo, as suítes dos apartamentos novos no Jardim Botânico têm ainda o apoio de iluminação natural vindo das grandes janelas.
Como iluminar o exterior da casa
Projetar a iluminação doméstica significa não negligenciar nem mesmo a luz externa. Não importa se você está mobiliando apenas um pequeno terraço , se você tem apenas um pátio ou varanda, uma varanda ou, ao contrário, um enorme jardim, a luz deve ser estudada em detalhes.
Todas as luminárias que você vai inserir no exterior da sua casa servirão para criar a atmosfera certa, mas a funcionalidade vem em primeiro lugar.
Proceder por prioridade, primeiro iluminando áreas funcionais como passadiços, entradas e piscinas. E só depois pensar nos dispositivos de iluminação que vão criar sugestões visuais, ou seja, aproveitar as luzes que apontam para as árvores, em paredes arquitetonicamente interessantes, que focam nas bordas, etc.
Aqui estão algumas dicas práticas que são ideais para iluminar o exterior de forma irrepreensível
Ilumina caminhos, entradas e caminhos sobretudo por razões de segurança e depois também para criar uma cenografia. Destaca o caminho de acesso de forma funcional, mesmo que você use luzes que não sejam de grande intensidade.
Os caminhos devem ser iluminados com focos embutidos na parede ou nos passadiços e pavimentos, alternativamente utilizar candeeiros a fixar ao solo e que sejam reguláveis, talvez para serem camuflados no jardim para um efeito ainda mais espetacular.
Ilumine plantas e árvores para criar uma atmosfera de sonho e, em particular, invista em espécimes com casca ou caule interessante que envolvam de forma cenográfica. O arquiteto sugere colocar um foco de 50 Watts na base do tronco da árvore para que o feixe de luz crie jogos particulares de luz e sombras, diferentes de estação para estação, atravessando a folhagem. Esse tipo de iluminação vegetal, por assim dizer, permite que você faça imediatamente com que a casa pareça mais cuidada.
Escolha luzes quentes que criem um ambiente imediatamente mais acolhedor e cénico, opte talvez por luminárias de baixo impacto ambiental ou movidas a energia solar, mas verifique sempre o potencial.
Não se esqueça de iluminar as mesas com luz direta , tal como acontece nas interiores, por isso opte por uma suspensão ou uma luminária que ilumine de cima.
Dica dos profissionais: dependendo do posicionamento da mesa, escolha luminárias como suspensas, pérgulas, cadeias de luzes ou lâmpadas desde que tenham um feixe direto e decisivo, luminárias de piso ou holofotes ajustáveis.
O conselho prático extra: se você não se sente seguro e ainda não entendeu completamente quais são os tópicos para projetar a iluminação do jardim , leve uma lanterna, uma lanterna bastante potente e sem fio.
Com isto ilumina à noite, quando está suficientemente escuro, as várias áreas do seu jardim de modo a perceber o efeito cénico e prático que vai querer recriar com as luminárias certas.
Ao fazê-lo, também será imediato verificar quais os ângulos a preferir e quais os pontos focais que, na sua opinião, são ideais para iluminar.