No início do mercado de pagamentos móveis o processo de adquirir uma maquina de cartão estava aberto apenas para pessoas jurídicas; mas já se passou uma década que qualquer pessoa física – simplesmente usando seu CPF – pode adquirir uma maquininha de cartão.
Documentos necessários para comprar uma maquininha
No momento da compra você não precisa apresentar nenhum documento fisicamente; basta preencher os dados como: CPF, nome e endereço para entrega.
Eventualmente pode ser necessário preencher um e-mail e telefone para contato. O e-mail será importante para acessar sua área de cliente junto ao fornecedor, por isso é fundamental que seja um e-mail real.
Em alguns casos pode ser necessário fornecer o número de sua conta bancária (cadastrado com o mesmo CPF); mas como muitas empresas oferecem conta digital grátis isso pode nem ser necessário.
Para pagar o equipamento você poderá escolher entre boleto bancário ou cartão de crédito.
Caso tenha criado uma conta digital grátis junto à empresa fornecedora da maquininha, pode ser necessário enviar uma foto de seus documentos para confirmar sua identidade antes do primeiro saque ou transferência da conta digital para outra conta bancária.
Onde comprar?
O melhor local para comprar é pela internet diretamente nos sites das empresas.
Isso porque pela internet é muito mais fácil pesquisar os preços e escolher o equipamento ideal para seu negócio.
Algumas dicas de fornecedores que vendem máquina de cartão para pessoa física e com conta digital grátis são:
- PagSeguro.com.br
- SumUp.com.br
- MercadoPago.com.br
- Ton.com.br
Dicas de melhores máquinas de cartão para pessoa física
Como pessoa física é importante que você escolha uma máquina sem cobrança de aluguel. Isso não será um problema, pois hoje em dia diversas empresas oferecem essa opção.
A máquina pode ser comprada, ou seja, após pagar ela é sua para sempre; ou ainda pode ser adquirida no modelo de comodato, no qual você paga uma pequena taxa de adesão para usar o equipamento pelo tempo que quiser, e caso pare de usar o fornecedor pode eventualmente retirar o equipamento.
Outros detalhes para ter atenção são: se a máquina possui chip ou não; se possui impressora integrada ou envia comprovante digital (SMS/e-mail); e quais as taxas e planos de recebimento (econômico ou antecipado).
Confira algumas das máquinas de melhor custo-benefício para pessoa física:
- Point Pro 2: máquina com impressora integrada; passa todo tipo de cartão inclusive por aproximação; exibe QR na tela; oferece conta digital e cartão grátis; e conta com três planos de recebimento por antecipação (imediato; 14 dias e 30 dias).
- SumUp Top: máquina mais barata da SumUp; funciona em conjunto com celular; é pequena e leve; funciona com duas pilhas; e oferece as melhores taxas do mercado no plano econômico da SumUp.
- Moderninha Plus: versão boa e barata do PagSeguro; conta com chip grátis; aceita NFC; gera QR Code na tela; aceita vales alimentação e refeição; e possui três de recebimento antecipado (imediato; 14 dias e 30 dias).
- Ton T1 Mega: máquina mais barata entre as opções Mega da Ton; funciona em conjunto com celular; é compacta e leve; aceita vouchers; e oferece três planos de antecipação (imediato; 14 dias e 30 dias) com taxas melhores do que a maioria dos concorrentes da mesma categoria de recebimento.
- Point Mini Chip: é a versão intermediária do Mercado Pago, possui chip grátis, aceita pagamento por aproximação; vem com conta digital e cartão grátis, e oferece três planos de recebimento por antecipação (imediato; 14 dias e 30 dias).
- Moderninha Smart: maquininha avançada para quem deseja ter uma frente de caixa na tela do equipamento; imprime recibo em papel; passa cartão de chip e tarja; aceita pagamento por aproximação; exibe QR Code; e oferece três de planos de recebimento por antecipação (imediato; 14 dias e 30 dias).