A carreira de redator freelancer é muito promissora. Isso porque não é necessário nenhum investimento muito alto para se tornar um redator de credibilidade. Para ser um redator freelancer, você só precisa de alguns itens essenciais como:
- Fazer cursos livres, que podem ser gratuitos;
- Ter um notebook ou computador com boa conexão de internet e um programa para escrever seus conteúdos, como o Word ou até o Google Docs;
- Ter um smartphone para atender seus clientes;
- Pagar mensalmente uma plataforma de captação de clientes, cujo valor é acessível.
Algumas dessas necessidades podem mudar. Você pode conseguir clientes fixos, por exemplo, e não precisar mais assinar nenhuma plataforma de captação de clientes.
No entanto, um fato é irreversível: você precisa produzir conteúdo como um redator profissional. Isso porque a quantidade diária produzida impacta diretamente na sua renda mensal. Ou seja, quanto mais conteúdo você produzir, mais você receberá no final do mês.
Além disso, não basta produzir de forma desenfreada e sem qualidade. Seus clientes precisam receber conteúdos únicos, exclusivos, bem pesquisados e atualizados. Por isso, praticar diariamente sua escrita é fundamental. Dessa forma, você conseguirá produzir cada vez mais.
Há algumas dicas que você pode seguir para escrever de maneira profissional, mesmo que você seja um redator iniciante. Confira as dicas abaixo:
1- Escolha bem seus segmentos de escrita
Um erro muito comum cometido por redatores inexperientes é aceitar trabalhos sobre qualquer temática. Isso é prejudicial para você e seu cliente. Isso porque você não saberá escrever com profundidade, com informações pertinentes nem com conhecimento do assunto. Dessa forma, seu conteúdo será raso e sem qualidade.
Seu cliente, por sua vez, receberá um trabalho inferior ao que estava esperando. Isso pode arruinar sua reputação como redator. Por isso, escolha entre 3 a 5 segmentos para começar a escrever.
Não aceite um pacote de 30 artigos sobre Direito Penal se você não tem o mínimo conhecimento sobre o assunto. Portanto, tenha um pouco de conhecimento sobre seus segmentos de escrita. Na hora da pesquisa, será mais fácil assimilar informações, dados e termos.
2 – Escreva apenas em dois formatos
Outro erro muito cometido por redatores inexperientes é achar que é possível escrever qualquer formato de conteúdo apenas por saber escrever bem. Ou seja, um redator inexperiente pode aceitar escrever roteiros para vídeos, e-books, artigos, landing pages, notícias, textos de páginas de sites e muitas outras opções de conteúdo.
No entanto, o recomendado é realizar a especialização de apenas uma ou duas formas de conteúdo, através de cursos gratuitos na internet. Dessa forma, você será especialista em dois tipos de redações apenas. Você pode escolher escrever apenas artigos e e-books, por exemplo.
É melhor entregar dois tipos de conteúdo de forma profissional do que entregar todos os tipos de conteúdo de forma inexperiente, sem a linguagem correta, sem as técnicas adequadas, entre outros.
Para dar um exemplo, na hora de escrever artigos para um site, você precisará aplicar técnicas de SEO. No entanto, o SEO não precisa ser aplicado em um roteiro para vídeo ou uma notícia. A forma de escrever os dois últimos conteúdo é totalmente diferente.
Portanto, saiba que não é porque você escreve bem, que pode escrever qualquer formato de texto. O ideal é fazer cursos para saber qual é a linguagem utilizada, as técnicas aplicadas e muito mais.
3 – Saiba usar uma ferramenta de reescrita de textos
Uma ferramenta de reescrita de textos é ideal para um redator iniciante. Isso porque você pode não ficar satisfeito com seus primeiros trabalhos. Não é necessário descartá-los por isso.
Uma ferramenta que pode te ajudar é um programa para mudar as palavras do texto. Com um programa assim, você será capaz de reescrever seu conteúdo de maneira profissional. Atualmente, um dos melhores programas para esse serviço é o Reescrever.app.
Isso porque esse programa é dotado de inteligência artificial. Sabe aquele parágrafo no conteúdo que ficou mal encaixado? Esse programa é capaz de colocar o parágrafo em um local do texto mais adequado.
Além disso, a ferramenta pode trocar algumas palavras por seus sinônimos. Isso significa ter um texto mais rico, único e coerente.
Outra vantagem de usar um software como o Reescrever.app é que seu conteúdo será totalmente transformado, então você não corre o risco de cometer plágio. O plágio é um vilão muito recorrente na vida de redatores iniciantes.
Por isso, utilize o programa para ter mais qualidade em seu conteúdo escrito. Dessa forma, seus clientes receberão trabalhos de qualidade e sua reputação como redator será a melhor possível. Ainda mais, com o Reescrever.app você aprenderá a estruturar melhor seus conteúdos escritos, e seus trabalhos não terá nenhum vestígio de plágio.