Saiba como fazer uma bebida consistente e com um sabor marcante.
O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, mas não são todas as pessoas que sabem fazer um café de categoria.
Apesar de o café de coador ser um dos mais consumidos no dia a dia, a bebida possui diversos tipos de preparo e três níveis de qualidade: tradicional, superior e gourmet.
Se você gosta de tomar um café mais encorpado, por exemplo, mas não sabe como fazer, é importante conhecer algumas características da bebida. Quer saber mais? Continue lendo!
Café mais ou menos encorpado
Existem alguns segredos caseiros para produzir um café mais ou menos encorpado. Caso você prefira um café mais suave, despeje a água sobre o pó rapidamente. Já se preferir um café mais forte e encorpado, despeje a água bem lentamente sobre o pó.
Vale ressaltar que a água deve molhar todo o pó e que, após seis minutos, a bebida que sair do coador deve ser descartada, pois possui impurezas que interferem no sabor do café, deixando-o amargo.
Além disso, você também não deve mexer com a colher e muito menos ferver o pó na água. A bebida deve ser consumida imediatamente ou, no máximo, em 60 minutos, visto que depois desse tempo o café começa a perder suas propriedades.
Por fim, especialistas recomendam que um bom café seja apreciado puro, sem adição de açúcar ou qualquer outro produto.
Como preparar um bom café?
Veja a seguir algumas dicas de como preparar um bom café para começar o dia com o pé direito.
Água
Preferencialmente, a água que será utilizada no café deve ser mineral ou filtrada, para preservar as propriedades e o sabor do pó.
Um ponto importante é que a água não deve ser fervida, ou seja, não deve chegar ao ponto de ebulição. A temperatura ideal gira em torno de 90º e 92º.
Isso significa que você deve apagar o fogo logo que começarem a surgir as pequenas bolhas, pois a água em ponto de fervura pode queimar o pó. Além disso, também pode haver perda de oxigênio, o que alteraria a acidez da bebida.
Pó de café
O tipo e a qualidade do pó de café variam de acordo com a preferência e o bolso do freguês. O tipo de moagem (fina, média ou grossa) influencia diretamente no tempo que o café ficará em contato com a água e na filtragem. Para coadores de papel ou de pano, é recomendada a moagem fina ou média.
O pó de café estraga facilmente, portanto, ao abrir um pacote, consuma o produto dentro de no máximo trinta dias. Observe a data de fabricação na hora da compra e opte pela embalagem mais recente, uma vez que, quanto mais fresco, mais saboroso o café fica.
Para armazená-lo em casa, utilize um pote hermeticamente fechado e de preferência escuro, uma vez que o contato com o ar e com a luz também acarreta perda de propriedades.
Na geladeira, o café tem uma durabilidade maior quando armazenado em recipiente escuro e fechado.
Coador
Como mencionamos, existem algumas formas de preparar um café, como a percolação, que acontece nas conhecidas cafeteiras italianas, e a pressão, que origina o café expresso. No entanto, vamos falar somente da filtragem, que é o método mais utilizado pelos brasileiros, com coador de papel ou de pano.
Entre ambos os materiais, se puder, prefira os coadores de pano, pois o coador de papel absorve os óleos essenciais do pó, podendo causar alteração no sabor.
Medida
Utilize de 80 a 100 gramas de pó para cada litro de água, o que equivale a seis colheres de sopa.
Tempo de contato do café com a água
O tempo de contato do café com a água vai depender do tipo de moagem. Confira abaixo:
- moagem fina: até 4 minutos;
- moagem média: de 4 a 6 minutos;
- moagem grossa: de 6 a 9 minutos.
Não deve haver adição de açúcar na água antes do preparo, uma vez que altera o ponto de ebulição da água e muda as propriedades do pó.
Se você gosta de café com açúcar, deixe para adoçá-lo na xícara. Porém, para saborear o melhor que o café pode entregar, experimente tomá-lo sem adição de açúcar ou adoçante.