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Como funciona o registro CRM

O CRM é o número que o profissional de medicina recebe após se registrar no Conselho Regional de Medicina

Quando um estudante de medicina se forma na faculdade, normalmente inicia a preparação para residência médica, que envolve o diploma da graduação e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Neste artigo, você vai entender o que é o CRM médico, como funciona, para que serve e como obtê-lo. Acompanhe a leitura!

O que é o CRM médico?

O CRM é o registro do profissional de medicina no Conselho Regional de Medicina. Trata-se de um número exclusivo para cada médico e indispensável para a prática da medicina no Brasil.

Por lei, todo médico deve ter o seu CRM e sempre apresentá-lo de forma visível, o que geralmente acontece por meio do carimbo.

O Conselho Regional de Medicina é um órgão estadual, que tem a função de fiscalizar a prática do exercício da medicina, juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), ao qual está vinculado.

Por meio dessa fiscalização, é possível defender os interesses da população na área da saúde. Dessa maneira, caso haja algum erro grave causado pelo médico, ele pode perder seu registro e ser impedido de exercer a profissão.

Como funciona o CRM médico?

O registro no CRM deve ser solicitado após a graduação em medicina. Ele funciona como um documento de liberação para  exercer a profissão em hospitais, clínicas ou consultórios.

Por ser feito em órgãos estaduais, o registro CRM só credencia o médico a trabalhar no estado onde o registro foi efetuado.

Caso o profissional precise mudar de estado, é necessário fazer um pedido de transferência do CRM. Já se o médico exercer a profissão em duas regiões diferentes, é preciso solicitar um número secundário de inscrição. No entanto, o número do CRM de origem será mantido.

Para que serve o CRM médico?

Conforme mencionado, o médico só poderá exercer sua profissão no Brasil mediante o CRM. Sem esse registro, ainda que o profissional tenha concluído a graduação em medicina, não será possível ingressar na área médica. Caso o faça, estará infringindo a lei.

Além disso, número de registro do CRM também é necessário para o profissional quando for preciso:

  • se desligar de alguma instituição de saúde;
  • exercer a profissão em outro estado;
  • realizar transferências entre clínicas e hospitais.

Benefícios do CRM para os médicos

O grande benefício do registro CRM é a autorização para exercer a profissão, afinal, é somente dessa maneira que o médico estará livre para praticar a medicina, visto que apenas ter o diploma da faculdade não é o suficiente.

Mas ainda há outras vantagens além dessa. Uma delas são as melhores condições de trabalho que o registro CRM oferece aos médicos, pois o Conselho Regional de Medicina fiscaliza de forma regular as instituições de saúde em que os profissionais trabalham.

Como obter o CRM médico?

Agora que você já sabe o que é o CRM, como funciona e para que serve, é hora de saber como obtê-lo.

Como quase todos os registros em nosso país, a obtenção do CRM médico envolve um processo burocrático. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site CRM do estado onde você mora ou da região onde pretende praticar medicina;
  2. Em seguida, preencha a ficha de registro e pague o boleto, que inclui tanto taxa de inscrição quanto a anuidade;
  3. Após seguir os passos acima, reúna e apresente a documentação exigida em qualquer sede do CRM do seu estado. Essa é a fase final do processo e precisa ser realizada presencialmente.

Por fim, vale ressaltar que os valores da taxa de inscrição e da anuidade podem variar de acordo com cada região.