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Como escrever um artigo para a web: 14 dicas

Escrever pode parecer um processo bastante normal e, em suma, é: você escolhe um tópico que lhe interessa, escreve e publica. No entanto, para aqueles que não estão familiarizados com a escrita, o processo não é tão simples. Muitos depois de escolher o tópico ficam presos: como começar? Sobre o que exatamente escrever? Quanto escrever? Neste artigo, escrevi 14 dicas sobre como escrever um artigo para a Web: como começar, a configuração a dar, o cuidado com os espaços, a pontuação e muito mais.

Obviamente eles não são regras absolutas! Você pode seguir todos os conselhos ou apenas alguns: o importante é não perder de vista o leitor. O texto deve ser legível antes de tudo para ele/ela!

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Como escrever um artigo para a web?

  1. Você sabe do que falar? Limitar o tópico

O primeiro passo é escolher um tópico para escrever: pode ser um evento que você participou, um tópico de tendência, um ótimo tema. Depois de escolher o macro tópico, você pode fazer duas coisas: pode escrever uma visão geral do tópico ou aprofundar um aspecto específico.

Exemplos

Como podemos falar sobre um evento do setor em que participamos?

Você pode fazer uma breve introdução sobre o evento (os famosos 5W do jornalismo: quem, o que, quando, onde, por que) e só poderá falar sobre as intervenções mais interessantes ou os aspectos mais inovadores que foram tratados.

Quero falar sobre marketing na web?

Posso dar uma visão geral das estratégias mais utilizadas, do futuro do marketing na web.

Sou especialista? Eu posso escrever sobre um aspecto particular do marketing na web: o papel do SEO .

Eu domino o material? Então, posso ser ainda mais específico: eu poderia falar sobre SEO e pesquisa por voz, por exemplo.

  1. Para quem você está escrevendo? O registro linguístico

Antes de escrever, você deve se perguntar para quem está escrevendo: para leitores de seu blog pessoal, profissionais de um determinado setor, clientes em potencial ou leitores ocasionais?

Ao escrever, você deve ter em mente um leitor ideal; é nele que devemos nos concentrar. Devemos usar seu registro linguístico, usando termos que ele certamente entenderá, e nos referir a conceitos que ele conhece. Para entender isso, devemos ter estudado nosso objetivo.

O local onde será publicado também é importante: é um blog corporativo ou pessoal? É conteúdo para um site externo?

Em um blog, você pode falar em primeira pessoa: diminui as distâncias entre leitor e blogueiro. Em um site de conteúdo, por exemplo, para uma postagem de convidado, isso depende do estilo do blog / site.

  1. Anote todos os pontos sobre os quais deseja falar e coloque-os em ordem

Depois de escolher o tópico principal, anote os pontos sobre os quais você absolutamente precisa falar e coloque-os em ordem lógica. Esta lista será a espinha dorsal do artigo. Você terá que começar daqui para escrever o texto principal, o corpo. É uma espécie de escada mental, para não esquecer nada, o que pode acontecer quando você está escrevendo. Depois de escrito, verifique se você colocou tudo o que deseja inserir: se você esqueceu algo, pode integrar ou seguir uma sugestão para outro artigo.

  1. O estilo de escrita

Seu estilo de escrita depende dos leitores e do tipo de blog. Estilo é o conjunto de todos os elementos da escrita: argumentos, pontuação, cuidado gráfico, profundidade e complexidade dos argumentos, uso de figuras retóricas, adjetivos, tom de voz, uso de imagens.

O estilo é pessoal. A única coisa a observar é o leitor: você precisa escrever para se entender.

  1. Como escrever introdução e conclusão

Ao escrever um texto, é sempre melhor dividi-lo em introdução, corpo e conclusão. No corpo, você encontrará o coração do artigo, na introdução e na conclusão de um resumo.

Na introdução, o tópico é apresentado brevemente: ao escrever para a Web, você deve comunicar imediatamente o que está prestes a falar. É melhor fornecer ao usuário as informações pelas quais ele está lendo; se ele quiser aprofundar, ele continuará lendo. Esta é a técnica da pirâmide invertida.

Vice-versa, na conclusão é necessário fazer um balanço da situação, à luz do que foi escrito. Geralmente, os conceitos expressos são repetidos, resumindo-os e talvez sublinhando um em particular, o que é mais importante para nós. Ou você pode abrir caminhos para outros tópicos, colocando o artigo em um contexto mais amplo.

Exemplo:

Tópico: o potencial do marketing na web.

Depois de escrever o potencial, eu poderia reafirmar a importância do marketing na web, usando frases retóricas para convencer o leitor como “depois de ler tudo isso, você tem certeza de que seu negócio on-line pode durar sem uma estratégia precisa?”

  1. Como configurar o corpo do artigo

Para escrever o corpo do artigo, você deve começar de uma escada. Se possível, você pode transformar a escada em uma lista, onde pode explicar os conceitos ponto a ponto. Como eu fiz neste artigo. As listas são mais fáceis de ler na web, são imediatas.

Ou você pode agrupar os tópicos em parágrafos.

Exemplos:

Este artigo, eu poderia dividi-lo em três parágrafos:

  • Antes de começar a escrever
  • Como escrever o artigo
  • Atenção aos detalhes

Falando de um evento: eu posso fazer a lista das intervenções, aprofundando uma. Os parágrafos podem ser os seguintes:

As intervenções: escreva uma lista das intervenções

Estratégias de marketing na Web: a intervenção de Mario Rossi: foco na intervenção mais interessante

  1. Evite frases longas e complexas

O artigo deve ser legível por todos: devem ser evitados períodos longos e complexos, cheios de subordinados. É melhor escrever um texto com frases curtas, claras e ativas. Tanto quanto possível, é claro, mas a frase simples ainda deve ter preferência. Isso não é apenas na web, mas na maioria dos casos. Frases longas que consistem em muitos períodos podem gerar desconfiança: é realmente tão complicado ou você quer que eu não entenda?

  1. Use pontuação

A pontuação é um aliado valioso para o escritor. Para ser usado absolutamente porque facilita a compreensão do texto, tornando-o imediato.

  1. Cuide dos gráficos: espaços e listas

Ao escrever para a web, a parte visual do artigo também é muito importante. Há uma escolha estilística feita pelo designer, mas cabe ao autor cuidar do conteúdo:

  • Atenção aos espaços: o texto deve respirar, para evitar textos absolutamente densos e “justificados”;
  • Sempre que possível, use as listas por pontos, pois eles facilitam a leitura;
  • Use formatação: itálico, negrito e diferentes “títulos” (h1, h2, h3 …) ajudam a dar ênfase correta às palavras;
  • Divida o texto em parágrafos com títulos: eles facilitam a leitura.
  1. A escolha das imagens

Todos devem saber que o Google Imagens não é um caldeirão de imagens gratuitas, para escolher com segurança. Às vezes, na verdade, são imagens livres de direitos autorais, às vezes definitivamente não. Melhor usar imagens gratuitas de portais especiais.

  1. Como escolher a imagem para o artigo?

O assunto fotográfico deve, de alguma forma, estar relacionado ao tema do artigo e consistente com o estilo do blog. Se é um blog que depende muito do efeito visual, a fotografia será muito importante. Se for um blog de conceitos / opiniões / popular, a imagem terá menos importância.

Importante: a imagem não é escolhida acessando as Imagens do Google e pegando a primeira que acontece. A imagem pode ter direitos autorais. Existem sites que oferecem belas imagens gratuitas para usar gratuitamente. Como Pixabay e Pexels . Uma alternativa é usar o Pinterest ou outros sites de imagens semelhantes, sempre inserindo os créditos obviamente.

  1. Insira o link para saber mais

Se útil para o usuário, os links devem ser inseridos: para aprofundar um tópico, ler uma opinião contrária, descobrir novos tópicos relacionados.

  1. Qual o tamanho?

Não há comprimento certo para todos. Depende de quanto você sabe sobre o tópico, o artigo que está escrevendo, o local onde o texto será publicado.

Em geral, para fazer sentido, um texto deve ter pelo menos 400/500 palavras. Isto é puramente indicativo.

O SEO prefere textos longos, mas se demasiado longo devemos muito bem cuidar da forma: um texto de 2.000 palavras é perfeito, mas temos a certeza que será lido? Não devemos esquecer o usuário! Além disso, se apenas um conceito for repetido em 2000 palavras, ele não será bom (em qualquer tipo de texto). Pelo contrário, se for uma análise aprofundada, há mais chances de que isso lhe interesse, especialmente os leitores de “nichos”.

  1. Releia e publique

Sempre leia o artigo antes de publicar. Para evitar erros de digitação, copie e cole o texto da palavra, dessa maneira, pelo menos, você evitará os erros mais triviais, como letras invertidas.