Investir no ramo alimentício pode ser uma alternativa lucrativa para novos empreendedores. Um dos fatores primordiais para ter uma empresa neste segmento é a escolha dos fornecedores.
Eles são partes fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Por isso, é preciso escolher fornecedores que tenham os mesmos valores e objetivos da sua marca. Em especial, eles devem focar na qualidade dos produtos.
Somente assim a sua empresa conseguirá se destacar no mercado, se consolidar e se tornar lucrativa a longo prazo. Este é o primeiro passo para começar as atividades neste setor.
Mas, afinal, onde encontrar esses fornecedores? Massas são alimentos deliciosos quando preparados corretamente. São grandes paixões nacionais, fazendo parte da rotina de milhares de famílias brasileiras todos os dias.
Na realidade, o Brasil é o terceiro país que mais consome massa no mundo. Ou seja, a oportunidade é ampla. Empreendedores podem investir na venda desses produtos porque a aceitação do público é evidente.
Quem não gosta de comer pizzas, macarrão, raviolis, lasanhas, pastéis e outros tipos de massas? Para aproveitar essa oportunidade, os empreendedores devem investir em qualidade, divulgação, bom atendimento e outros fatores.
Os fornecedores, portanto, são peças chaves para o sucesso dessas empresas. Entenda, a seguir, algumas dicas de como encontrar os melhores fornecedores de massa para o seu empreendimento.
É um processo complexo, cheio de detalhes, dado que precisa ser uma escolha assertiva. Porém, é totalmente possível encontrar o fornecedor de massas ideal rapidamente. Acompanhe!
Como deve ser a relação entre empresas e fornecedores
Empresas no ramo alimentício podem optar entre duas alternativas: a produção dos produtos no local ou contar com fornecedores. A última é mais vantajosa na grande maioria dos casos.
Isso porque as massas são produtos com preparos complexos, delicados e que demandam tempo. Em restaurantes – seja do comércio, para servir empresas ou qualquer outro modelo de negócio no segmento – é comum que o tempo seja sempre limitado.
Contar com fornecedores dá mais agilidade, qualidade e tem melhor custo benefício para as marcas. Afinal, não será preciso contratar muitos profissionais e treiná-los para essa produção.
Muitos não sabem, mas a grande maioria dos restaurantes e hotéis, entre outras casas de refeições, contam com trabalhos de bons fornecedores de massas, por isso, conseguem oferecer variedade e muita qualidade no atendimento.
Então, o que levar em consideração ao escolher um bom fornecedor? O primeiro passo é entender se ele vai atender a sua demanda com qualidade, pontualidade, segurança e profissionalismo.
É importante conferir as condições de trabalho e as sanitárias do local. Depois, o ideal é analisar se o valor cobrado é justo, como serão os procedimentos de entrega e tempo para isso.
Veja em detalhes!
Escolha um fornecedor com bom custo-benefício
Quando dizemos custo benefício, não nos referimos aos produtos e serviços mais baratos do mercado. Na realidade, este termo se dá pela compra de itens de alta qualidade por um preço justo.
Então esse deve ser o ponto de partida do empreendedor ao buscador por fornecedores, com o foco na qualidade. Isso porque somente produtos gostosos e bem feitos vão atrair e reter clientes.
O empreendedor também ficará mais tranquilo sabendo que está entregando o melhor para seus consumidores, elevando e consolidando o nome da marca no mercado.
Conheça quem é o fornecedor
Este é um dos pontos principais! É fundamental conhecer a fundo quem é o fornecedor. Ou seja, compreender como o produto é feito, quais as normas de higiene, nível de capacitação da equipe, se os itens são manuseados e transportados corretamente, quais as embalagens usadas durante todo o processo e outros fatores.
Somente assim o empreendedor entenderá com quem está lidando e se vale a pena vincular seu nome ao dele. Se possível, a dica é fazer uma visita pessoalmente para validar todos esses aspectos.
Confira se o fornecedor atende todas as suas necessidades
Antes de fechar contrato, é preciso entender como o fornecedor funciona e se ele atende todas as suas necessidades e expectativas. Então, confira questões de entrega, prazos, pontualidade, flexibilidade de negociação, valores, padrão dos produtos oferecidos e todos os outros detalhes sobre sua prestação de serviços.
Neste ponto é importante ter em mente qual será a necessidade da empresa. Isto é, quantos pacotes de massa vai precisar para o final de semana, uma média de consumo e outros dados do tipo.
No começo, não peça mais do que o necessário para evitar desperdício e perda de qualidade dos produtos. Negocie tudo, mas tenha em mente as suas necessidades e as condições do fornecedor.
Com essas dicas, conseguirá encontrar fornecedores de qualidade e terá um comércio de sucesso.