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Como criar uma loja virtual de semijoias

Criar uma loja virtual de semijoias pode ser um dos melhores negócios que já pintou no seu radar. Se você está em fase de decisão, os motivos abaixo prometem te convencer:

Por que montar uma loja de semijoias

  • Requer investimento inicial menor do que a maioria dos segmentos;
  • Não necessita de grandes espaços para armazenamento;
  • Tem baixa recorrência de problemas relacionados a tamanho de itens (como é o caso de roupas e calçados, por exemplo);
  • Possui alta taxa de recompra, diminuindo o custo por aquisição de cliente;
  • Pequenos custos de frete por envolver produtos leves;
  • Sem limite de precificação, visto que os produtos costumam ser exclusivos.

Como você pode ver, o negócio tem muitos pontos positivos, mas isso não significa que seja um negócio simples.

Para ter uma loja de semijoias lucrativa e bem sucedida, você precisará estudar e se dedicar a uma série de procedimentos importantíssimos.

Alguns dos procedimentos obrigatórios para quem quer iniciar vendas de semijoias pela internet:

Pesquise e aprenda sobre Semijoias

O mercado de semijoias pode parecer muito simples para quem olha de longe, mas é um mero engano.

As particularidades do mercado são enormes e são elas que fazem a barreira entre sucesso e fracasso na maioria dos casos.

Para se precaver e começar com o pé direito, pesquisa e aprenda sobre todos os pontos abaixo:

  • Qual a diferença entre bijuterias, semijoias e joias;
  • Como comprar semijoias no atacado;
  • Como saber se uma peça é folheada a ouro;
  • Como saber a qualidade de uma semijoia folheada a ouro;
  • Como saber se a semijoia é antialérgica;
  • Quanto tempo dura uma semijoia;
  • Que tipo de garantia é preciso oferecer nas vendas de semijoias;
  • Qual a diferença entre folheados, banhados e chapeados.

Essas são apenas questões iniciais e você perceberá que, enquanto aprende sobre esses temas, muitas outras dúvidas irão surgir. Não tenha medo de pesquisar. Dominar o conhecimento sobre o seu produto é essencial.

Defina seu público alvo

Seria maravilhoso se você pudesse vender para todas as pessoas do Brasil e do mundo, mas é preciso ter em mente que quanto maior for o seu público, maior precisará ser seu investimento e atirar para todos os lados é uma estratégia bastante perigosa, especialmente para quem está começando.

Para definir seu público alvo, alguns dos critérios podem ser:

  • Faixa etária – Infantil, jovens adultos, adultos maduros, idosos
  • Sexo – Você pretende trabalhar com joias masculinas ou femininas?
  • Região – nacional, estadual ou municipal
  • Geografia – Praias, fazendas, sítios, metrópole
  • Perfil econômico – Classe A, B, C, D ou E
  • Perfil social – Público religioso, LGBTQIA+, público de luxo, fashionistas, público casual e esportivo, público social e elegante.

Pesquise e encontre um bom fornecedor

Para ter sucesso em uma loja online de semijoias, é essencial que você tenha um bom fornecedor de folheados no atacado.

Alguns critérios que você deve levar em conta ao realizar sua escolha são:

  • Valor do pedido mínimo;
  • Preços e formas de pagamento;
  • Prazo de entrega;
  • Vigência e critérios de cobertura da garantia;
  • Possibilidade de troca de peças não vendidas;
  • Garantia de reposição de peças;
  • Índice de reclamações em sites como o Reclame Aqui;
  • Velocidade e forma de atendimento nos canais disponibilizados.

Conheça o mercado e seus concorrentes

  • Preços e formas de pagamento;
  • Prazo de entrega;
  • Vigência e critérios de cobertura da garantia;
  • Índice de reclamações em sites como o Reclame Aqui;
  • Velocidade e forma de atendimento nos canais disponibilizados;
  • Perfis nas mídias sociais;
  • Posicionamento nas buscas orgânicas para termos em que você pretende competir.

Faça uma análise de viabilidade econômica

Viver um dia de cada vez pode ser ótimo para a vida pessoal, mas é uma ideia muito arriscada para manter um negócio.

Se você quer fazer isso da forma correta, considere, no mínimo, estudar os pontos abaixo:

  • Quais são os custos fixos para manter sua loja ativa (mensalidade da plataforma, internet, mensalidade de agência de marketing, etc);
  • Quanto você pretende investir em estoque inicialmente;
  • Quanto você pretende investir em marketing mensalmente (campanhas de ads e outros tipos de anúncios);
  • Quanto você precisará investir em insumos (embalagem, fitas adesivas, plástico bolha, etc).

Verifique quantos meses você pode sobreviver com caixa negativo antes de iniciar.

Se tiver dificuldade com números e planejamento fiscal, procure a ajuda de uma consultoria financeira.

Escolha uma plataforma

  • Sistema de loja própria ou alugada;
  • Limite de cadastro de produtos ou acessos;
  • Se há taxa ou comissionamento sobre as vendas;
  • Integração com outras plataformas de vendas como marketplaces;
  • Tecnologia (velocidade, usabilidade mobile, funções disponíveis);
  • Índice de reclamações no Reclame Aqui;

Defina uma estratégia de marketing

SEO (Otimização do site para melhor posicionamento orgânico em sites de pesquisa);;

  • Adwords e Google Shopping;
  • Publicidade em mídias sociais;
  • Parceria com influencers;
  • Parceria com marketplaces

Cadastre seus produtos e Inicie sua divulgação

Seguindo os passos acima, estudando bastante e tendo paciência e dedicação, você descobrirá que abrir um e-commerce de semijoias pode ter sido a melhor ideia que você teve nos últimos tempos. No entanto, lembre-se que para que tudo saia conforme o planejado é essencial contar com um especialista de contabilidade para e-commerce.

Sucesso!