A partir da década de 80, o marketing de relacionamento ganhou relevância nas organizações e empresas. Com o mundo cada vez mais globalizado e as empresas buscando destaque no mercado, essa área tornou-se um aliado na fidelização do consumidor, auxiliando na expansão dos negócios.
Com a virada do século e o boom de startups, este segmento de atuação no contato com o consumidor ganhou ainda mais importância, mas como aprimorar o marketing de relacionamento?
Para isso, é preciso pensar “fora da caixa” e sair de “trás do balcão” para encurtar a distância entre empresa e consumidor para elevar a satisfação, o consumo e também o reconhecimento de marca.
O processo do marketing de relacionamento tem como objetivo identificar valores significativos do seu produto com o cliente e o compartilhamento dos benefícios que aquele produto traz para cada situação.
Sem dúvidas, o ponto chave do marketing de relacionamento é a criação de valor do produto ou serviço para o seu consumidor/cliente. Para encantá-lo, é preciso descobrir quais são os seus desejos e necessidades e mostrar como pode satisfazê-lo de forma eficiente.
Tudo isso passa pela captura do lead e entendimento da jornada do consumidor, passando pelo funil de vendas.
Como implementar o marketing de relacionamento?
O primeiro passo é separar sua base de clientes e agrupar por interesses, comportamento, idade e outras informações que tenha no registro para depois iniciar a personalização de conteúdo.
Esses dados serão úteis para despertar o desejo no consumidor, criar o impulso, acompanhado da satisfação. E como fazer? Entender o comportamento do seu cliente é fundamental para implementar marketing de relacionamento de forma eficiente.
Quais dados tem na sua base? Quanto mais informações tiver, melhor será a sua ação.
Idade, sexo, estilo de vida, estado civil, de onde ele é, sua classe social, ocupação profissional, origem do cadastro, perfil de compras, entre outros dados servem para definir o perfil dele e desenvolver estratégias assertivas. É importante também analisar o contexto no qual a empresa está inserida, seu território e objetivos futuros.
Invista em sistemas que parametrizam essas informações. A tecnologia ajuda o dia a dia da empresa e permite uma padronização nas ações e execuções de atividades e processos.
Para isso, será preciso contratar um sistema de Customer Relationship Management (CRM), que em português significa gestão de relacionamento com o cliente. Por meio dele será possível armazenar e gerenciar esses dados. A partir dele será possível escolher estratégias diferentes de acordo com cada grupo de clientes ou mesmo individualmente.
Treine sua equipe para usar os dados e aperfeiçoar o atendimento ao cliente!
Realizar um atendimento empático com o consumidor ajuda tanto no processo de venda, como melhora e aprimora o relacionamento com ele. A empresa precisa estar em sintonia com o seu público-alvo, a satisfação deve ser buscada em toda interação que tiver com o cliente.
Uma boa gestão do CRM, em médio e longo prazo, vai construir um eficiente relacionamento com o cliente. É preciso ter ciência que a venda não termina na entrega do produto. Depois do estudo do perfil desse consumidor, de um bom atendimento, é necessário que a empresa ofereça canais de contato no pós-vendas, oriente sobre melhores práticas e outras informações úteis.
A satisfação ou insatisfação do cliente após a aquisição do produto ou serviço definirá como a empresa deve influenciar esse consumidor para a próxima compra. Esse acompanhamento é fundamental no processo de fidelização dele, e consequentemente, resulta em um novo pedido ou mesmo recomendação.
Leia também:
Qual a importância do marketing para os negócios?
Explore o uso de chatbots
As pessoas passam muito tempo nas redes sociais e é nestes ambientes que ela tenta interagir com as empresas. Esse contato, muitas vezes, acontece fora do horário tradicional de atendimento. O que fazer?
Já existem soluções automatizadas de atendimento, conhecidas como chatbots, que permitem configurar uma série de respostas para perguntas comuns. Algumas ferramentas contam ainda com o aprendizado de máquina, em que as interações servem se fonte para questões futuras, sem necessidade de reprogramação.
Essa é uma estratégia que amplia o seu horário de atendimento e dá um pronto atendimento ao consumidor ou potencial cliente, ampliando o grau de satisfação com a empresa, um dos objetivos do marketing de relacionamento.
Percebe como as coisas estão entrelaçadas?
Não exagere na comunicação!
Uma boa estratégia de aprimorar o marketing de relacionamento é ter organizado um fluxograma de ações e descanso do consumidor. Isso quer dizer que as interações não precisam acontecer diariamente e nem para todos os cadastros.
O consumidor reage bem com a empresa quando essa limita sua interação com ele, mas o excesso de comunicação gera um desejo de evitar a marca, diminuindo assim, a vontade de fidelização.
Um relacionamento saudável transmite confiança, então se o consumidor confia na sua marca, as chances dele se tornar fiel são enormes!
Para isso, seja coerente nas suas ações! Venda aquilo que você realmente pode entregar e cumpra todas as suas promessas feitas durante a compra.
Aprimorar um marketing de relacionamento pode parecer uma tarefa difícil, entretanto os resultados de todo esse processo podem ser extremamente significativos no sucesso da sua empresa
É necessário entender que é o seu cliente que fará sua marca sobreviver no mercado, então invista sempre em melhorias na interação e no marketing de relacionamento para encurtar essa distância!