/Como acabar com o calo em 3 dicas
calo

Como acabar com o calo em 3 dicas

O calo é um acúmulo e proliferação de tecido da pele espessado, tem como resultado a produção excessiva de células epidérmicas (a pele). Essas alterações ocorrem devido a danos na pele e nos tecidos.

Razões para a formação de calos

A formação de calos está associada ao crescimento excessivo e acúmulo de células mortas da pele no pé devido à pressão do pé e a repetida ação.

As principais causas de calos:

  • Usar os sapatos errados;
  • Aumento da atividade física;
  • Excesso de peso.

Usar os sapatos errados

Ao pisar, o pé recebe primeiro a carga, sustentando o peso de todo o corpo. O calcanhar, ao mesmo tempo, assume a carga de cerca de 80% do peso total do corpo humano.

O dedo do pé é responsável por cerca de 20% do peso corporal. Ao usar, por exemplo, botas femininas com saltos maiores que oito centímetros, a carga em partes do pé muda e vice-versa.

Ao mesmo tempo, a pressão excessiva no dedo do pé leva ao fato de que os ossos do metatarso se espalham e, sob o peso, esmagam a pele da sola do sapato. Devido à pressão prolongada no dedo do pé, as células da pele começam a se multiplicar e se dividir sucessivamente, formando os calos.

Além disso, a formação de calos pode ser devido ao uso prolongado de sapatos que deixam o dedo do pé estreito. Ao mesmo tempo, sapatos apertados, apertando os dedos dos pés, deformam mecanicamente o arco transversal do pé.

Aumento da atividade física

Muitas vezes, calos são encontrados em pessoas cuja profissão os obriga a levar um estilo de vida móvel. Podem ser atletas que passam a maior parte do tempo em competições e treinos, ou militares que caminham diariamente no campo de desfiles.

Sobrepeso

O excesso de peso corporal coloca uma pressão constante nos pés. Com a influência do excesso de peso, o arco do pé se achata e nessas pessoas, são formados os pés chatos, como resultado do atrito constante da pele e dos sapatos ao caminhar.

A fricção regular, como a pressão excessiva exercida sobre os pés, acaba fazendo com que certas áreas da pele do pé se tornem grossas e cresçam, formando os calos.

Sintomas e sinais de calos

Existem os seguintes sintomas e sinais de calos:

  • Inchaço da área afetada;
  • Vermelhidão;
  • Mudança na estrutura da pele (superfície áspera);
  • Tom de pele esbranquiçado ou amarelado;
  • Diminuição da sensibilidade tátil e dolorosa;
  • Dor ao caminhar.

Além disso, a formação de calos pode contribuir para doenças e condições patológicas como:

  • Pé chato;
  • A síndrome de Morton (uma anomalia congênita na qual o segundo dedo do pé é mais longo que o primeiro dedo);
  • Má circulação sanguínea nas extremidades inferiores;
  • Suor excessivo;
  • Artrite reumatóide;
  • Micose do pé (infecção fúngica da pele);
  • Lesões das extremidades inferiores;
  • Avitaminose (falta grave de qualquer vitamina no corpo);

Dicas para remover calos

Agora que você sabe o que é um calo e o que ele pode causar na saúde do corpo. Temos algumas dicas caseiras de como remover calos.

1. Escalda-pés

Fazer um escalda-pés é a melhor maneira caseira de remover um calo. Com esse banho, além de melhorar a circulação sanguínea dos pés, ele amolece a epiderme permitindo a remoção do calo com uma pedra-pomes ou lixa de pé.

Para fazer um escalda-pés eficiente: Ferva uma quantidade de água que caiba em uma bacia (a água precisa cobrir os pés) mas cuidado para não esquentar demais e se queimar.

Em seguida adicione sal grosso ou bicarbonato. Se não tiver um dos dois, também pode adicionar óleos essenciais, eles ajudam a amolecer os calos. Por fim, mergulhe seus pés por aproximadamente 15 minutos, seque-os e use a lixa ou a pedra cuidadosamente. Muito cuidado para não raspar demais e acabar machucando a pele.

2. Limão e bicarbonato

Essa receita é um combo para a remoção dos calos. Esprema um limão e misture com o bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Passe sobre os pés e deixe agir por alguns minutos. Se preferir use uma gaze como curativo. O bicarbonato e sal possuem substâncias que removem a pele morta e grossa que caracteriza o calo.

De forma alternativa, pode usar somente o limão, cortando uma rodela, colocando sobre o calo e deixando por algumas horas. É recomendado fazer essa receita no período noturno, deixando agir enquanto dorme e retirando no dia seguinte.

3. Cebola

A cebola além de possuir os benefícios por serem ingeridas, também possui seus benefícios de forma externa. Corte uma rodela, coloque sobre o calo, use uma gaze para firmar e por fim coloque uma meia. Faça a receita antes de dormir. No dia seguinte lave bem os pés para remover o odor da cebola. Se o calo ainda persistir, refaça por mais alguns dias.