A academia tem sido, nos últimos anos, um verdadeiro angariador e atraidor de pessoas por muitos motivos. A sua popularidade se propulsiona sobretudo no decorrer dessa década, visto que, hoje, todos querem se exercitar.
Apesar dessa popularidade atual, perscrutando melhor esses motivos, é possível ver que, em tempos passados, as academias eram, frequentemente, alvo de estigma, de preconceitos e de intolerância.
As razões que suportam essa tolerância não são nem um pouco obscuras. Na verdade, a estigma ao esforço físico e à atividade física são temas frequentemente debatidos na história da humanidade.
Por exemplo, quando se remonta à antiguidade greco-romana, atesta-se parte do porquê disso ser uma questão histórica, cuja perduração se vê, ainda, nos dias de hoje.
Se, por um lado, os espartanos exortavam o ânimo de guerra, o estímulo às aptidões físicas e à guerra, os atenienses, por seu turno, valorizavam as capacidades intelectuais e tinham uma certa ojeriza pelo esforço físico.
A visão ateniense das coisas perdurou, e, ao longo da história da humanidade, muito se fez o elogio do intelecto e das aptidões intelectuais em detrimento das capacidades do físico e do corpo.
Essa não é a única explicação, porém. A divisão entre corpo e mente que se fez na história do pensamento moderno é, também, muito responsável por isso.
A filosofia e as ciências sociais, na verdade, muito tentaram explicar o porquê de isso acontecer. Muitas insistiram no fato de que o ser humano esqueceu o que é realmente: um animal.
Enfim, parece que, hoje, essa ideia de que o esforço físico e o exercício do corpo foi parcialmente transposta e passada para trás, e, também, parece que hoje não se dissociam corpo e mente.
Com vistas à superação dessa questão, mais e mais pessoas se fazem presentes nas academias a fim de pôr em movimento os seus corpos.
Ou seja, não são mais só, por exemplo, aqueles que fazem treinamento de bombeiro militar com foco em aptidão física que a frequentam, já que mesmo pessoas que vivem sedentariamente querem se exercitar.
Entretanto, iniciar na academia pode, apesar de ela ser, sem dúvidas, menos perigosa em relação a outros modos ou a outros locais em que se pode exercitar-se, ser uma tarefa suficientemente complexa.
Tudo depende, dizendo a verdade, do motivo o qual suscita na pessoa o interesse de ir à academia, e se pode dizer que existem vários.
Seja para manter os índices marcadores de boa saúde, seja para ganhar massa muscular, existem, aí, pontos que podem tornar esses objetivos mais fáceis de serem alcançados.
Antes de tudo, é preciso compreender o que de fato é uma academia de exercícios físicos, visto o fato de que poucos sabem o que ela é realmente.
O que é uma academia?
Hoje em dia, ela está na moda, mas há quem não saiba, de maneira apropriada, o que é, de fato, uma academia.
Indo rumo à explicação desta, pode-se ver que o termo que a define não se aplica somente a ela. Muitas outras áreas concorrem na predicação desse termo, o que significa, na verdade, que existem vários tipos de academia, vide:
- Academias de artes;
- Academias de bombeiros;
- Academias de ciências;
- Academias de ginástica.
As duas academias mais comuns são, hoje, respectivamente, a academia ginástica e a academia científica. Isso tanto é verídico, que estas são as duas únicas espécies em cujo atendimento feito geralmente se vê empregado, unicamente, o termo academia.
Há, jazendo embaixo delas, algo comum que as suporta, que é uma ideia ou um conceito geral: o exercício de algum ofício ou atividade.
Então, o que as une, na verdade, não é o termo em si, mas o que ele significa. A título de exemplo, na academia de ciências, aprimora-se e exercita-se a criação de conhecimento, enquanto na academia de ginástica aprimora-se e exercita-se as aptidões físicas.
Assim, alguém que faz uma sessão de esteira academia usada está se atribuindo o dever, consciente ou inconscientemente, de incrementar qualidade às suas capacidades motoras, físicas, musculares, aeróbicas e anaeróbicas.
Em relação àqueles que se iniciam na academia, o ideal é exercer esse dever de aprimoramento físico de maneira consciente, embora não seja o que mais ocorre.
Para fazer a introdução adequadamente na academia, entretanto, é preciso que se conheçam estes passos, que servem para, além disso, garantir resultados rápidos, eficientes e visíveis, independentemente do motivo que os levam à academia.
Dicas para quem é iniciante na academia
Em vez de simplesmente ir a um treino crossfit para iniciantes, é ideal saber, antes, como se introduzir da melhor maneira nas atividades físicas a fim de assegurar a própria integridade física e garantir uma progressão sem pormenores.
1. Exercitar-se de modo moderado
Quem começa na academia está propenso a cometer atos perigosos ou a ir apressadamente, desesperadamente, rumo ao objetivo que almejam alcançar, e isso é arriscado.
Ao se cruzar o sistema catraca academia e entrar na academia, é preciso ter em mente que as mudanças, sobretudo as estéticas, não ocorrerão instantaneamente ou rapidamente. Portanto, não é aconselhável correr contra a lógica e contra o tempo.
Em vez de assumir riscos desnecessários, o ideal é assumir uma postura comedida e de cuidado permanente de modo a sempre se exercitar visando progressão sutil, o que evitará lesões graves.
2. É preciso mudar outros hábitos
Muitos outros hábitos impactam a progressão e a evolução na academia, bem como impactam, também, a saúde de quem a frequenta.
Ir à academia e fazer perseverar o cultivo de hábitos que são contrastantes à evolução, como dormir mal e tarde, alimentar-se de alimentos de baixíssimo valor nutritivo e fazer o uso de álcool, não resolve muito as coisas.
Há uma diferença notória, por exemplo, quanto à execução de um crossover no aparelho academia crossover, de quem tem bons hábitos e de quem tem maus hábitos.
Aquele que tem bons hábitos certamente terá mais força e, consequentemente, erguerá mais carga nesse exercício, logo ele evoluirá mais e terá mais resultados, sejam físicos, sejam estéticos, sejam em relação à saúde.
3. Ter apoio de um personal trainer e apoio médico
Alguém que faz curso primeiros socorros bombeiros tem interesse em não o fazer sozinho, e o mesmo serve ao praticante da academia.
Tentar fazer os exercícios sozinho, sem instrução alguma, certamente fará com que eles sejam feitos inadequadamente, o que, além de ser lesivo, não trará nenhum resultado positivo. Para que isso não incorra em problemas maiores, existe o personal trainer.
É importante ter apoio médico também, uma vez que os exercícios físicos podem ser perigosos a algumas pessoas que têm problemas crônicos de saúde.
4. Não se comparar com outros praticantes
Cada um tem suas peculiaridades genéticas, fisiológicas, físicas, anatômicas e mesmo psicológicas, que incidem diretamente em questões de desempenho e em questões de estética.
Entre os maiores erros que são feitos por praticantes de exercícios físicos, destaca-se o de se comparar com outros, especialmente com os que já frequentam a academia há muito tempo ou com os que fazem uso, por exemplo, de esteróides anabolizantes.
Um segurança do trabalho não vai ter os mesmos resultados de um fisiculturista, cuja função é, em suma, como atleta, ter um físico, às vezes, sobre-humano e extremamente detalhado.
Assim, nada adianta ao praticante ficar se mensurando pela régua de outrem; isso só adianta a ele, na verdade, a desmotivação, que é feita sob bases que nada têm de racional e de lógico.
Essa dica serve a todos, ainda que os iniciantes cometam mais o erro o qual ela desaconselha seguir. É comum que, interpelando praticantes a longo prazo, se veja que muitos deles medem-se o tempo todo com essa comparação desnecessária.
Assim, deve-se aliar essa dica especialmente à segunda, que diz respeito à mudança de hábitos. Serve tanto para quem está iniciando quanto para alguém que já tem, de verdade, boa experiência com a academia.
Considerações finais
Ir à academia, como fazer uma depilação a laser meia perna, exige conhecimento de causa e efeito que o ato vai gerar, principalmente caso seja feito regularmente e frequentemente.
Assim, para se introduzir na academia, é preciso ter em mente, antes de qualquer outra coisa, que se exercitar é um hábito que pode, tanto positivamente quanto negativamente, impactar a vida de alguém.
Para que se possa contemplar o lado positivo, é preciso exercitar-se cuidadosamente, mudar hábitos que prejudicam a saúde, ter apoio médico e de um personal trainer e, também, por último, nunca se comparar, em matéria de resultado obtido, com os outros.
A academia pode ser um ambiente extremamente benéfico à saúde mental, à saúde física, visto que assegura ao praticante, além de aptidão física, aprimoramento estético, incremento da autoestima e muitos outros benefícios.