O investimento em maquinário está diretamente ligado ao crescimento de uma empresa. Pode ser algo bastante custoso, mas apostar em máquinas e veículos de alta qualidade e tecnologia é a chave do sucesso para as organizações.
Equipamentos como estes aumentam a produtividade de uma equipe, otimizam tempo e evitam esforços repetitivos desnecessários. Tudo isso proporciona uma produção mais eficiente e rápida.
Além de dar mais qualidade à operação. Por melhores que sejam, os funcionários não conseguem garantir uma produção em massa de um mesmo produto sendo todos exatamente iguais, por exemplo. Uma máquina trará a exatidão que precisa por um tempo muito menor de serviço.
Os profissionais em questão podem ser realocados para outra área dentro da empresa que trará mais resultados financeiros. Colocando mais pessoas em atividades de aquisição de clientes, por exemplo, do que no operacional.
Investir em maquinário é bastante custoso, ainda mais quando se trata de dois ou mais equipamentos em uma só compra. Infelizmente, embora precisem, muitos empreendedores não têm o valor disponível para adquiri-los.
Para evitar que essas empresas percam espaço entre a concorrência e venham a passar por apertos financeiros, existe uma solução chamada financiamento de máquinas e veículos.
É uma modalidade de compra bastante conhecida pelos brasileiros para a aquisição de carros e imóveis, mas quando se trata de equipamentos, muitas pessoas se surpreendem com essa opção.
Este tipo de financiamento é o ideal para essas situações: empresário que precisa de maquinário para continuar oferecendo bons produtos e não perder espaço no mercado, mas ainda não tem a quantia necessária para tal investimento.
A seguir, entenda o que é financiamento de máquinas, como funciona e seus benefícios para as empresas. Lembre-se: todo investimento requer um planejamento financeiro.
O que é financiamento de maquinário?
Apesar de ser uma linha de crédito para empresas, funciona de maneira similar ao financiamento para pessoas físicas. É uma modalidade de compra imediata, então assim que liberado o valor, é possível adquirir os bens que desejar.
O financiamento é muito conhecido e escolhido exatamente por este motivo: oferece boas condições de pagamento e ainda disponibiliza a aquisição do bem imediatamente.
Ou seja, antes mesmo de pagar pela máquina, conseguirá comprá-la e usá-la na empresa. Qual a vantagem disso? Conseguirá aumentar o faturamento da organização mais rapidamente.
Assim, ainda pode usar uma parte deste retorno para pagar as parcelas do financiamento. Caso ganhe muito mais do que o esperado, também pode adiantar o pagamento do empréstimo e se livrar da dívida mais rapidamente.
É uma modalidade versátil e flexível neste contexto. Além de ser acessível, as condições de pagamento irão de acordo com o que cabe no bolso do empresário. Benefícios são muitos, mas entenda como este investimento funciona.
E claro, como fazê-lo. Acompanhe!
Como um financiamento de maquinário funciona?
Caso opte pelo financiamento, o primeiro passo do empreendedor é procurar por uma instituição financeira que ofereça esse investimento. Neste contato, deve-se indicar qual bem deseja adquirir – uma máquina agrícola de nome X, por exemplo.
O banco ou empresa financeira fará uma análise completa do perfil do empresário e da empresa. Neste momento, será entendido se o CNPJ ou CPF têm dívidas em aberto, qual seu score, reputação no mercado, entre outros dados.
Essa etapa é importante para a instituição ter mais garantia de que o pedinte do crédito tem condições de pagá-lo e entender quais os possíveis valores que pode oferecer.
Após esse estudo, o banco decidirá se aprovará ou não o pedido de crédito. Caso seja aprovado, a instituição escolhida pede valor de entrada do bem, que pode ser entre 20% a 30% do valor total do bem.
Após essa taxa ser paga, a instituição cede o valor da compra da máquina desejada e depois, o titular do financiamento pagará ao banco a quantia completa por meio das parcelas mensais.
Ou seja, aos poucos quitará a dívida com o banco, mesmo já usando o equipamento. Simples assim!
Entenda como fazer um financiamento de máquinas
Procure uma instituição financeira confiável – que pode ser ou não um banco – e faça o pedido de financiamento. Para garantir que seja aprovado, entenda como o nome da empresa ou do empresário está no mercado.
Quite dívidas, se necessário e aumente o score de crédito. Assim, terá mais chances de aprovação. Após fazer o pedido, basta aguardar pela resposta e se for positiva, dar segmento ao processo citado acima.
Muitas empresas que oferecem soluções financeiras contam com o financiamento de maquinário. Encontre uma de confiança e com boas condições de pagamento. Dessa forma, será um ótimo investimento no crescimento da empresa.