/Com a abertura de novos concursos cresce a necessidade de estudos aprimorados

Com a abertura de novos concursos cresce a necessidade de estudos aprimorados

Concursos públicos podem ser uma ótima meta profissional e estudar para concursos demanda planejamento e muita dedicação.

Mas, mesmo que você não tenha muito tempo disponível, ainda assim, é possível ser aprovado em um concurso público.
O Brasil é um país que oferece cursos públicos tanto na esfera federal, estadual e municipal. E cada área divulga seus concursos, com diferentes datas e regras.
Portanto, estar bem informado (a) sobre concursos demanda estar sempre atento às datas de inscrições e o que cada concurso exige.
Afinal, existe uma maneira certa de estudar para concursos? Bem, a resposta é sim, existe! Vamos falar mais sobre isso, confira!

Como estudar da maneira certa para concursos?

Para estudar da maneira certa, independentemente do tempo que você possui para se dedicar a isso, algumas dicas podem te ajudar.

1. Estabeleça a meta

Para começar, antes de mais nada, é essencial saber qual é o seu foco.
Existem diversos concursos públicos espalhados pelo país. Alguns exigem títulos, já outros provas práticas e até provas de condicionamento físico.
Portanto, a primeira ação é estabelecer qual é a meta: afinal, qual é o concurso que você gostaria de passar?
Sabendo qual é o concurso em vista, o segundo passo é obter todas as informações possíveis sobre esse concurso.
Caso ele esteja em pauta, ou seja, ainda não abriu, busque informações sobre a última vez que esse concurso foi aberto.
O que foi exigido na inscrição? Você possui toda a documentação necessária?
Informações sobre onde será a prova e como será a prova são essenciais.
Por exemplo, caso você decida prestar alguma prova do exército, é essencial que sua saúde esteja em dia, uma vez que serão solicitados exames de sangue como parte do processo seletivo.
Além disso, também em alguns concursos dessa área, é executada uma avaliação física, na qual o candidato tem que correr uma distância em um tempo específico.
Portanto, caso você tenha interesse nessa área e não pratica qualquer atividade física, é importante começar a cuidar desse fator também.

2. Mantenha-se atualizado (a)

Estudos demonstram que quanto mais você se especializa, maiores são as chances de você conseguir aprovação em processos seletivos.
E um concurso público não deixa de ser um processo seletivo, a diferença é que a concorrência pode ser muito maior e muitas vezes não há a parte de entrevista presencial ou dinâmicas, comuns em processos seletivos de empresas.
Há somente a análise do seu currículo, em alguns concursos e as temidas provas. Porém, em alguns concursos cursos de pós-graduação contam pontos.
Em algumas áreas, por exemplo, cursos de atualização em nutrição, com mais de 300 horas, podem gerar pontos na classificação final.
Assim, se você pretende seguir com uma pós-graduação em nutrição, por exemplo, escolha um curso no qual não só você vai aprender, como também pode ser um diferencial em um futuro concurso.
Isso vale para várias outras áreas também. Dessa forma, manter-se sempre atualizado, em cursos de pós-graduação, pode ser uma boa estratégia.
Outro fator importante é sempre estar atento aos assuntos da realidade. Afinal, nunca se sabe quando cairá uma questão envolvendo alguma atualidade? Portanto, não se esqueça de sempre ver jornais ou ler portais com as notícias mais importantes do dia a dia.

3. Faça um calendário

Saiu o concurso que você esperava? Ainda não? Tendo mais ou menos tempo, é essencial que você faça um calendário e divida seu tempo disponível entre as matérias que você precisa estudar.
Ninguém melhor do que você mesmo sabe quanto tempo você tem na semana para se dedicar aos estudos.
Então, divida sua semana para que ainda sobra tempo para descanso e lazer. Afinal, estar com a cabeça tranquila e descansada no momento da prova é tão importante para um resultado positivo quanto ter se preparado bem.

4. Separe um ambiente apropriado para o estudo

Estudar demanda organização e um ambiente apropriado. Ou seja, esteja bem acomodado, com as costas apoiadas e as distrações, como a televisão, desligada.
Embora muitos acreditem estudar até melhor com múltiplas distrações, certamente a sua memorização vai ser mais eficiente em um ambiente mais tranquilo.
E lembre-se da ergonomia: horas com a postura inadequada e a coluna torta podem render dores e problemas depois.

5. Teste seus conhecimentos com prova anteriores

Na internet, existem vários sites que disponibilizam provas anteriores de diversos concursos, gratuitamente, com o gabarito.
Aproveite e teste como estão seus conhecimentos e o tipo de prova aplicada. Saiba dividir bem seu tempo e faça simulados, com as provas anteriores.
Dessa forma, você estará bem preparado (a) para quando chegar o momento de fazer a prova do seu concurso público.

Conclusão

Estudar para concurso público demanda organização, metas claras e muita dedicação. Mas, seguindo essas dicas, certamente você aumentará sua chance de ser muito bem-sucedido nessa empreitada.
Dedique-se e boa sorte!